Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SuperAção no clima dos 71 anos do Bairro da Juventude

No dia do aniversário do Bairro, Som Maior e parceiros lançaram a campanha de setembro, com a Fumacense Alimentos

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 01/09/2020 - 10:55 Atualizado em 01/09/2020 - 11:01
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mesmo com atividades presenciais suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Bairro da Juventude não deixa de atender às mais de 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Desde o início da pandemia, a instituição já prestou mais de 16 mil atendimentos e vem mensalmente ajudando 900 famílias.

Com isso, os gastos não diminuem e em agosto, a entidade recebeu um reforço no caixa. Através da campanha SuperAção, o Bairro angariou R$ 75.795,61 em agosto. A iniciativa é uma parceria entre Rádio Som Maior, Bairro da Juventude e dos supermercados parceiros: Giassi, Manentti, Bistek e Angeloni. A campanha, que já tem oito anos, contou no último mês com a parceria da Nestlé.

Festa dupla

o Bairro da Juventude tem comemorações em dose dupla nesta terça-feira, já que também completa 71 anos de fundação. “Quantas pessoas nos antederam. Hoje estou presidente, mas quantas pessoas passaram. É um dia para lembrar estas pessoas que deixaram o Bairro nestas condições que temos hoje. Estamos passando por estas dificuldades agora, mas antigamente também tinha. O Bairro da Juventude sempre foi pautado pelos desafios. Estamos nos reinventando e tentando não deixar faltar nada para as crianças. Este centro de inovação eque estamos construindo é pensando no futuro. Para que os jovens que saem com o curso profissionalizante saiam com emprego”, comentou o presidente do Conselho do Bairro da Juventude, José Altair Back, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.

José Altair Back preside o Conselho do Bairro / Arquivo / 4oito

Povo solidário

Ele salienta ainda a importância da campanha SuperAção. “Esta ação das quatro redes de supermercados fazem uma grande diferença no orçamento do Bairro da Juventude. Quando eu comecei a minha empresa, há 27 anos já passei por dificuldades, imagina o Bairro da Juventude que começou há 71 anos. O nosso povo é solidário. O pessoal se envolve, se empenha. Quem não sabe o que é o Bairro da Juventude, vá lá para conhecer o trabalho. Agora não dá devido à pandemia, mas quando voltar à normalidade, as pessoas podem ir conferir o nosso trabalho”, enfatizou Back.

O diretor comercial dos Supermercados Manentti, Nazareno Dorneles Alves, que revelou os valores arrecadados em agosto, também destacou a ação. Como sempre, o resultado de agosto, muito promissor. Excelente arrecadação, excelente trabalho realizado a quatro mãos que faz com que o Bairro receba estes recursos e continue executando este trabalho tão nobre às nossas crianças”, citou.

Em nome dos supermercadistas, Nazareno Dornelles Alves destaca a campanha SuperAção

Fumacense Alimentos em setembro

Há sete anos engajada na campanha SuperAção, a Fumancense Alimentos é a parceira deste mês de setembro. Os produtos Kiarroz parboilizado 1 kg e 5 kg e a Bebida Risovita, de 1 litro, estão com preços promocionais de R$ 4,29, R$ 21,45 e R$ 9,95, respectivamente, nos supermercados Angeloni, Bistek, Giassi e Manentti.
 
De acordo com a diretora executiva do Bairro, Silvia Regina Luciano Zanette, o envolvimento da comunidade reflete diretamente no trabalho da instituição. “Receber esse apoio de empresas da região significa muito para nós, principalmente neste momento de pandemia. Desde o início da suspensão das atividades presenciais, o Bairro da Juventude já prestou mais de 16 mil atendimentos e vem, mensalmente, ajudando 900 famílias”, revelou a diretora.

Sílvia Zanette, diretora-executiva do Bairro

O gerente comercial da Fumacense Alimentos, Sérgio Roberto Thomsen, enfatizou o prazer em participar da campanha mais uma vez. “É um prazer imenso em participar. É o sétimo ano que a Fumacense participa desta campanha que para nós é muito importante, pois está no DNA da empresa que é fazer o bem. O arroz em si é um alimento extremamente popular. Está presente na casa de praticamente toda a população. É uma preocupação da empresa, porque, apesar de termos as vidas mudadas, as necessidades do bairro permanecem, e como na pandemia, as pessoas precisam manter o isolamento social, porém precisam se abastecer, é uma forma fácil das pessoas continuarem ajudando o Bairro da Juventude apenas com a compra dos produtos, isso ajuda a angariar fundos para o Bairro”, completou.

O resultado da campanha de agosto e as projeções para setembro:

 Os 71 anos do Bairro da Juventude

O Bairro da Juventude celebra 71 anos nesta terça-feira em plena reinvenção. Com a suspensão das atividades presenciais e o agravamento de fragilidades sociais por conta da pandemia, a instituição, que atende 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, precisou se adaptar e chegar, ainda mais, com seu trabalho aos lares de seus atendidos, ampliando para todos os familiares.

Vanessa Dalmas Terra é uma delas. Tetraplégica, ela está recebendo kits de alimentação e de higiene e limpeza, fraldas e, até mesmo, uma reforma em sua casa. “O Bairro tem me ajudado em tudo. É muito emocionante saber que em um momento desses vou ter a casa reformada e adaptada para as minhas necessidades. A gente não teria condições financeiras para mexer nela. E sempre foi uma vontade reformá-la, principalmente agora que está num estado bem difícil”, contou.

A filha dela, Ingrid Gabriela da Corrêa, é atendida pela instituição. Assim como a mãe, a pequena, de seis anos, possui um carinho especial pela entidade e não vê a hora de voltar a frequentar o local. “O Bairro é o meu melhor amigo. Sinto muita falta de lá, dos meus colegas, dos meus professores, de tudo”, revelou.

Símbolo de resistência

Diferente de todos os outros aniversários, este não contará com a principal presença: as 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens. “Em 40 anos de trabalhos prestados para o Bairro, é a primeira vez que vejo isso acontecer. Estes 71 anos é um símbolo de resistência, de trabalho bem feito e de cumprir a missão. São anos de desafios e, este ano, o desafio se fez ainda maior. Fez o Bairro tirar da cartola, coelhos que nem sabíamos que existiam. A vida sempre se apresenta para nós como uma expectativa infinita de possibilidades. Se o desejo é fazer o bem a gente descobre no dia a dia. Este aniversário é marcado pelos desafios, mas também pelas vitórias”, comentou a diretora Sílvia Zanette. 

Atendimentos prestados

Desde o início da pandemia, o Bairro da Juventude já prestou mais de 16 mil atendimentos e vem mensalmente ajudando 900 famílias. A manicure Taise Simão, seu marido e seus seis filhos, todos matriculados na instituição, fazem parte desses números. Eles estão recebendo alimentos, kits de higiene e limpeza e um notebook para a realização das atividades on-line.

“A carga horária do meu marido foi reduzida. Eu estava trabalhando todos os dias, com a pandemia, passei a atender só duas vezes por semana. Então, afetou bastante a nossa renda. A sorte é que o Bairro está nos ajudando. É uma instituição que nos acolhe, nos abraça e se preocupa com todos”, contou a manicure.

Esta realidade passou a ser de muitas famílias atendidas pelo Bairro. Por isso, em abril, a entidade lançou a campanha do Fundo Emergencial para auxiliar a gestão dos lares. Além dos alimentos, frutas, verduras, alimentos especiais, medicamentos, kits de higiene e limpeza, a Instituição começou a verificar outras necessidades, como pagamento da conta de água, luz, consulta médica , doação de computadores e acesso à internet.  

“A pandemia agravou situações de vulnerabilidades sociais. Então, tivemos que ressignificar o nosso trabalho. O que antes estava mais voltado ao atendimento da criança aqui na instituição passou a ser lá na família. Nosso olhar ficou ainda mais intenso e os vínculos mais fortalecidos”, explicou a coordenadora do setor Psicossocial da instituição, Daiane Bento.

Para a realização deste trabalho, a instituição tem recebido o apoio da comunidade, empresas e organizações. No entanto, nos últimos meses, as doações diminuíram. “Apesar de toda a solidariedade e ajuda que estamos recebendo, sentimos uma queda nas arrecadações. É fundamental o apoio e a regularidade nas doações. Só assim vamos continuar atendendo as famílias”, declarou o presidente do Conselho, José Altair Back.

As doações podem ser realizadas na instituição, localizada no bairro Pinheirinho, em Criciúma, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, pelo aplicativo PicPay pesquisando por “Bairro da Juventude”, ou depósito em conta pelo Banco do Brasil – CNPJ: 83.652.198/0001-15; agência: 3226-3; conta corrente: 3200-X, ou pelo Sicredi – Cooperativa: 2604; conta corrente: 02843-6. Mais informações pelo WhatsApp: (48) 9 9663-9775.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito