Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

SuperAção no clima dos 71 anos do Bairro da Juventude

No dia do aniversário do Bairro, Som Maior e parceiros lançaram a campanha de setembro, com a Fumacense Alimentos

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 01/09/2020 - 10:55 Atualizado em 01/09/2020 - 11:01
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mesmo com atividades presenciais suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Bairro da Juventude não deixa de atender às mais de 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Desde o início da pandemia, a instituição já prestou mais de 16 mil atendimentos e vem mensalmente ajudando 900 famílias.

Com isso, os gastos não diminuem e em agosto, a entidade recebeu um reforço no caixa. Através da campanha SuperAção, o Bairro angariou R$ 75.795,61 em agosto. A iniciativa é uma parceria entre Rádio Som Maior, Bairro da Juventude e dos supermercados parceiros: Giassi, Manentti, Bistek e Angeloni. A campanha, que já tem oito anos, contou no último mês com a parceria da Nestlé.

Festa dupla

o Bairro da Juventude tem comemorações em dose dupla nesta terça-feira, já que também completa 71 anos de fundação. “Quantas pessoas nos antederam. Hoje estou presidente, mas quantas pessoas passaram. É um dia para lembrar estas pessoas que deixaram o Bairro nestas condições que temos hoje. Estamos passando por estas dificuldades agora, mas antigamente também tinha. O Bairro da Juventude sempre foi pautado pelos desafios. Estamos nos reinventando e tentando não deixar faltar nada para as crianças. Este centro de inovação eque estamos construindo é pensando no futuro. Para que os jovens que saem com o curso profissionalizante saiam com emprego”, comentou o presidente do Conselho do Bairro da Juventude, José Altair Back, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.

José Altair Back preside o Conselho do Bairro / Arquivo / 4oito

Povo solidário

Ele salienta ainda a importância da campanha SuperAção. “Esta ação das quatro redes de supermercados fazem uma grande diferença no orçamento do Bairro da Juventude. Quando eu comecei a minha empresa, há 27 anos já passei por dificuldades, imagina o Bairro da Juventude que começou há 71 anos. O nosso povo é solidário. O pessoal se envolve, se empenha. Quem não sabe o que é o Bairro da Juventude, vá lá para conhecer o trabalho. Agora não dá devido à pandemia, mas quando voltar à normalidade, as pessoas podem ir conferir o nosso trabalho”, enfatizou Back.

O diretor comercial dos Supermercados Manentti, Nazareno Dorneles Alves, que revelou os valores arrecadados em agosto, também destacou a ação. Como sempre, o resultado de agosto, muito promissor. Excelente arrecadação, excelente trabalho realizado a quatro mãos que faz com que o Bairro receba estes recursos e continue executando este trabalho tão nobre às nossas crianças”, citou.

Em nome dos supermercadistas, Nazareno Dornelles Alves destaca a campanha SuperAção

Fumacense Alimentos em setembro

Há sete anos engajada na campanha SuperAção, a Fumancense Alimentos é a parceira deste mês de setembro. Os produtos Kiarroz parboilizado 1 kg e 5 kg e a Bebida Risovita, de 1 litro, estão com preços promocionais de R$ 4,29, R$ 21,45 e R$ 9,95, respectivamente, nos supermercados Angeloni, Bistek, Giassi e Manentti.
 
De acordo com a diretora executiva do Bairro, Silvia Regina Luciano Zanette, o envolvimento da comunidade reflete diretamente no trabalho da instituição. “Receber esse apoio de empresas da região significa muito para nós, principalmente neste momento de pandemia. Desde o início da suspensão das atividades presenciais, o Bairro da Juventude já prestou mais de 16 mil atendimentos e vem, mensalmente, ajudando 900 famílias”, revelou a diretora.

Sílvia Zanette, diretora-executiva do Bairro

O gerente comercial da Fumacense Alimentos, Sérgio Roberto Thomsen, enfatizou o prazer em participar da campanha mais uma vez. “É um prazer imenso em participar. É o sétimo ano que a Fumacense participa desta campanha que para nós é muito importante, pois está no DNA da empresa que é fazer o bem. O arroz em si é um alimento extremamente popular. Está presente na casa de praticamente toda a população. É uma preocupação da empresa, porque, apesar de termos as vidas mudadas, as necessidades do bairro permanecem, e como na pandemia, as pessoas precisam manter o isolamento social, porém precisam se abastecer, é uma forma fácil das pessoas continuarem ajudando o Bairro da Juventude apenas com a compra dos produtos, isso ajuda a angariar fundos para o Bairro”, completou.

O resultado da campanha de agosto e as projeções para setembro:

 Os 71 anos do Bairro da Juventude

O Bairro da Juventude celebra 71 anos nesta terça-feira em plena reinvenção. Com a suspensão das atividades presenciais e o agravamento de fragilidades sociais por conta da pandemia, a instituição, que atende 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, precisou se adaptar e chegar, ainda mais, com seu trabalho aos lares de seus atendidos, ampliando para todos os familiares.

Vanessa Dalmas Terra é uma delas. Tetraplégica, ela está recebendo kits de alimentação e de higiene e limpeza, fraldas e, até mesmo, uma reforma em sua casa. “O Bairro tem me ajudado em tudo. É muito emocionante saber que em um momento desses vou ter a casa reformada e adaptada para as minhas necessidades. A gente não teria condições financeiras para mexer nela. E sempre foi uma vontade reformá-la, principalmente agora que está num estado bem difícil”, contou.

A filha dela, Ingrid Gabriela da Corrêa, é atendida pela instituição. Assim como a mãe, a pequena, de seis anos, possui um carinho especial pela entidade e não vê a hora de voltar a frequentar o local. “O Bairro é o meu melhor amigo. Sinto muita falta de lá, dos meus colegas, dos meus professores, de tudo”, revelou.

Símbolo de resistência

Diferente de todos os outros aniversários, este não contará com a principal presença: as 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens. “Em 40 anos de trabalhos prestados para o Bairro, é a primeira vez que vejo isso acontecer. Estes 71 anos é um símbolo de resistência, de trabalho bem feito e de cumprir a missão. São anos de desafios e, este ano, o desafio se fez ainda maior. Fez o Bairro tirar da cartola, coelhos que nem sabíamos que existiam. A vida sempre se apresenta para nós como uma expectativa infinita de possibilidades. Se o desejo é fazer o bem a gente descobre no dia a dia. Este aniversário é marcado pelos desafios, mas também pelas vitórias”, comentou a diretora Sílvia Zanette. 

Atendimentos prestados

Desde o início da pandemia, o Bairro da Juventude já prestou mais de 16 mil atendimentos e vem mensalmente ajudando 900 famílias. A manicure Taise Simão, seu marido e seus seis filhos, todos matriculados na instituição, fazem parte desses números. Eles estão recebendo alimentos, kits de higiene e limpeza e um notebook para a realização das atividades on-line.

“A carga horária do meu marido foi reduzida. Eu estava trabalhando todos os dias, com a pandemia, passei a atender só duas vezes por semana. Então, afetou bastante a nossa renda. A sorte é que o Bairro está nos ajudando. É uma instituição que nos acolhe, nos abraça e se preocupa com todos”, contou a manicure.

Esta realidade passou a ser de muitas famílias atendidas pelo Bairro. Por isso, em abril, a entidade lançou a campanha do Fundo Emergencial para auxiliar a gestão dos lares. Além dos alimentos, frutas, verduras, alimentos especiais, medicamentos, kits de higiene e limpeza, a Instituição começou a verificar outras necessidades, como pagamento da conta de água, luz, consulta médica , doação de computadores e acesso à internet.  

“A pandemia agravou situações de vulnerabilidades sociais. Então, tivemos que ressignificar o nosso trabalho. O que antes estava mais voltado ao atendimento da criança aqui na instituição passou a ser lá na família. Nosso olhar ficou ainda mais intenso e os vínculos mais fortalecidos”, explicou a coordenadora do setor Psicossocial da instituição, Daiane Bento.

Para a realização deste trabalho, a instituição tem recebido o apoio da comunidade, empresas e organizações. No entanto, nos últimos meses, as doações diminuíram. “Apesar de toda a solidariedade e ajuda que estamos recebendo, sentimos uma queda nas arrecadações. É fundamental o apoio e a regularidade nas doações. Só assim vamos continuar atendendo as famílias”, declarou o presidente do Conselho, José Altair Back.

As doações podem ser realizadas na instituição, localizada no bairro Pinheirinho, em Criciúma, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, pelo aplicativo PicPay pesquisando por “Bairro da Juventude”, ou depósito em conta pelo Banco do Brasil – CNPJ: 83.652.198/0001-15; agência: 3226-3; conta corrente: 3200-X, ou pelo Sicredi – Cooperativa: 2604; conta corrente: 02843-6. Mais informações pelo WhatsApp: (48) 9 9663-9775.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito