Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Taça do Campeonato Catarinense de Futebol levará o nome de Criciúma

Homenagem pelos 100 anos de emancipação foi oficializada na manhã deste sábado (15)

Por Redação Criciúma, 15/03/2025 - 13:16 Atualizado há 7 horas

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma viveu um momento histórico neste sábado (15), com a oficialização da nomeação da ‘Taça Criciúma - 100 anos de emancipação’, da série A do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025. A iniciativa, promovida pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) em parceria com a prefeitura , é uma homenagem ao centenário de emancipação político-administrativa da cidade.

O evento aconteceu na loja Fort Atacadista do bairro Pinheirinho, e contou com a presença do presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, e do diretor da empresa patrocinadora, Lucas Pereira, entre demais autoridades. “Em 2025, comemoramos os 100 anos de emancipação e 145 anos de colonização desta cidade pujante, do trabalho e do emprego. Os imigrantes italianos que fincaram raízes na nossa terra tiveram a força de desbravá-la, com facão, suor e muita fé. A nomeação da ‘Taça Criciúma – 100 anos de emancipação’, reconhecida nesta manhã de sábado, retrata todo esse corajoso trabalho dos primeiros habitantes do nosso município. Fica aqui o agradecimento à FCF e ao Fort Atacadista por essa justa homenagem”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
 
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, ressaltou a importância histórica de Criciúma para todo o estado de Santa Catarina e para o esporte. ‘Digo que recebi com muita alegria o ofício solicitando a homenagem aos 100 anos de emancipação da cidade de Criciúma. E assim, está aqui a taça hoje aqui. Infelizmente, ela não ficará na cidade, pois assim é o futebol. Mas tenho certeza de que ficará nas mãos de um grande clube catarinense também. No próximo sábado, saberemos se ela vai para a prateleira de um dos dois times: Chapecoense ou Avaí”, destacou Angelotti.
 
A edição 2025 do Catarinense Fort Atacadista reuniu 12 forças do futebol de Santa Catarina: Avaí, Barra, Brusque, Caravaggio, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville, Marcílio Dias e Santa Catarina. A briga pelo título começou no dia 11 de janeiro. A entrega da taça e das medalhas que carregam o nome de Criciúma ao time vencedor acontecerá no próximo sábado (22), em Florianópolis.
 
O ano do Centenário
 
Para celebrar o centenário de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 4 de novembro de 2025, o Governo de Criciúma planejou uma série de ações ao longo deste ano. As iniciativas estão sob a coordenação de uma comissão executiva, composta por 70 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de governo, liderada pelo ex-vereador Arleu da Silveira, pela presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini, e pelo Dr. Júlio Lopes. O objetivo é garantir uma programação diversificada para marcar a história da cidade.
 
Assim, para envolver a sociedade, uma das propostas desenvolvidas pela FCC foi o lançamento de um concurso para a criação da identidade visual do Centenário de Emancipação. Na última segunda-feira (10), o Governo de Criciúma homenageou 30 mulheres que contribuíram ativamente para o desenvolvimento do município por meio da política nos últimos 100 anos, com a entrega da 1ª edição da Medalha Thati Teixeira.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito