O Sul de Santa Catarina tem, dos 170 leitos ativos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apenas 15 disponíveis. Desses, 13 são para adultos, dois para recém-nascidos e nenhum pediátrico. A taxa de ocupação total na região é de 91,18%. Os dados constam no Painel Leitos de UTI SUS, do Governo do Estado, atualizado pela última vez na manhã desta terça-feira (13).
A macrorregião da Foz do Rio Itajaí, que envolve 11 municípios: Balneário Camboriú, Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo, vive situação mais crítica, conforme o mais recente relatório. Dos 65 leitos ativos em UTI adulto, neonatal e pediátrica pelo SUS, nenhum está disponível.
Confira os percentuais de ocupação total (UTI adulto, neonatal e pediátrica) em todo o estado:
- Foz do Rio Itajaí: 100%;
- Grande Florianópolis: 95,13%;
- Grande Oeste: 97,65%;
- Meio Oeste e Serra Catarinense: 95,56%;
- Planalto Norte e Nordeste: 94,35%;
- Sul: 91,18%;
- Vale do Itajaí: 91,59%.
Fonte: SES Leitos - Os dados são atualizados diariamente e podem ser inferiores à taxa de ocupação real, visto que há rotatividade de pacientes e que, quando liberado, um leito consta temporariamente como disponível, mesmo que já esteja reservado para outra pessoa.