Em janeiro de 2025, o Hospital Vista, em Florianópolis, completa seu primeiro ano de atuação com um avanço significativo na oftalmologia de Santa Catarina: um aparelho de última geração para combater a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). A unidade será a única instituição médica de Santa Catarina a oferecer esse tratamento revolucionário.
O equipamento utiliza o sistema Valeda Lumithera, recentemente aprovado pela Anvisa, no Brasil, e pelo FDA, nos Estados Unidos. Consiste no uso de luzes de LED para estimular processos regenerativos na retina, sendo uma alternativa pioneira não invasiva e indolor. Ele reduz a progressão da DMRI e, em alguns casos, restaura parte da visão funcional, representando um salto na qualidade de vida dos pacientes.
A importância da chegada da nova alternativa de tratamento é enfatizada pelo Diretor Técnico do hospital, Dr. Ayrton Ramos. "Esta solução marca o início de uma nova era de tratamento para uma condição que afeta milhões de pessoas, especialmente acima dos 60 anos. Celebrar nosso primeiro ano com essa conquista reforça nosso compromisso com a excelência em nosso atendimento, bem como a liderança na oferta de inovações na área de oftalmologia", destaca.