A partir de agora, será possível acompanhar o volume de resíduos reciclados em Criciúma por meio do "reciclômetro".
A ferramenta está disponível para consulta no site da Prefeitura, nas redes sociais da Diretoria de Meio Ambiente (Demacri), no aplicativo REVER e também em um dos seis telões localizados em diferentes pontos da cidade.
"Essa é uma forma de conscientizar a população da importância da coleta seletiva, que gera economia para os cofres públicos, preserva o meio ambiente e ainda é fonte de renda para muitas famílias", afirma o prefeito Clésio Salvaro.
A gestora do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) da Prefeitura de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato, explica que diariamente é realizado o controle e a pesagem dos resíduos reciclados. Em 2023, já foram recicladas mais de 826 toneladas, material que deixou de ir para o aterro sanitário.
"Atualmente 80% dos bairros da cidade possuem coleta eletiva. O lixo reciclável é encaminhado para o Centro de Processamento de Resíduos, as cooperativas e associações de catadores são responsáveis pela separação e posteriormente pela comercialização do material,"explica.
--
Colaboração: Janine Limas/Decom/Prefeitura de Criciúma