O Atlético Tubarão havia formalizado, antes mesmo dos play-offs do descenso, que não houvesse rebaixamento no Campeonato Catarinense de 2020. Mas o clube do sul do estado não teve sucesso na demanda.
Em audiência virtual na noite desta quinta-feira, 6, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SC) julgou improcedente a Medida Inominada que o Tubarão impetrou. A decisão se deu por maioria de votos dos auditores, oito a um. Com isso, terá que ser cumprido o regulamento do Campeonato Catarinense e, assim, o Tubarão está rebaixado à Série B.
Na quarta-feira, 5, foi disputado o jogo decisivo do descenso, e o Tubarão foi derrotado por 2 a 1 pelo Concórdia em casa. Na ida, o Peixe já havia perdido por 2 a 0.
Dificuldades com a pandemia
No seu pedido, o Tubarão argumentou dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 para dar sequência aos treinamentos, em especial com as limitações que foram impostas pela prefeitura de Tubarão no período do mata-mata com o Concórdia. O Peixe ficou vários dias impedido de treinar por conta das medidas sanitárias no município.
Com o resultado no TJD, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) está autorizada a formalizar o rebaixamento do Tubarão. O clube, porém, tem direito de recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas ainda não se pronunciou se esse rumo será adotado.
Ganhou apenas uma
Dentro de campo, o Tubarão fez fraca campanha. Venceu apenas uma partida em todo o Estadual, empatou três e perdeu sete vezes, marcou seis gols e sofreu 18. O outro time de Tubarão, o Hercílio Luz, vai disputar a Série B do Campeonato Catarinense nessa temporada. Três times subirão e, como apenas o Tubarão caiu, o Estadual terá doze equipes na elite na próxima temporada.