Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Trabalhadores do São Donato ameaçam greve

Direção questiona algumas cobranças feitas pelo sindicato

Por Marciano Bortolin Içara, SC, 31/08/2020 - 12:06 Atualizado em 31/08/2020 - 12:08
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os trabalhadores do Hospital São Donato (HSD), de Içara, podem deflagrar greve a partir da zero hora da próxima segunda-feira, 7. O protesto foi aprovado por 82% dos profissionais nos plebiscitos realizados nos dias 26 e 27 de agosto na instituição.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido, o hospital não conversa com o sindicato e não reconhece a importância dos seus trabalhadores no atendimento aos pacientes no cuidado e zelo pela saúde da população. “Eles estão cansados, pedem valorização por parte da administração da instituição e melhores condições de trabalho. Nas demais reivindicações querem um abono de gratificação de R$ 600 a todos os profissionais, considerando o mesmo ser uma instituição de referência para o atendimento da Covid-19; a restituição dos valores descontado das folhas dos profissionais afastados em função do coronavírus; a testagem dos funcionários; insalubridade de 40% dos profissionais na linha de frente do atendimento dos pacientes com Covid-19, entre outros benefícios”, explica do diretor.

O Sindisaúde denuncia e cobra a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), para os trabalhadores contaminados pela Covid-19 e, uma atenção maior com estes profissionais no uso nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de forma descartável, sem a reutilização dos mesmos.
 Conforme Cleber, na Campanha Salarial deste ano, com data-base em março, o Hospital repassou somente a inflação do período, de 4,74%, sem nada de ganho real e, “ainda parcelou em três vezes, sendo a única instituição a parcelar o INPC”, criticou o sindicalista.

O que diz a direção do hospital

O diretor do hospital, Julio De Luca diz que o sindicato encaminhou documento comunicando a greve e que a situação está avaliada pelo advogado. “O que estão falando é ridículo, estamos avaliando a situação e a possibilidade de um interdito proibitório, porque isso não tem justificativa”, comenta.

Além disso, ele criticou o pedido de emissão da CAT. “Onde está escrito que a Covid-19 é acidente de trabalho? Consegue provar que pegou a Covid-19 dentro do hospital. O salário está em dia, não devemos nada, têm funcionários que já antecipamos parte do 13º. Porque fazer só no São Donato e não fazer nos outros da região. Já pagamos a reposição sa inflação desde março”, enfatiza.
 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito