Há algum tempo, a extensão da Via Rápida se tornou uma das pautas levantadas pelos municípios de Criciúma, Içara e Balneário Rincão. Existe um projeto pronto, feito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). No entanto, as tratativas devem avançar somente após as eleições deste ano.
A expectativa é do prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio. "A Via Rápida tem um projeto pronto, elaborado. Mas, acredito que após o período eleitoral volta essa discussão. Faltam dois meses para a eleição, temos que deixar terminar", comenta o líder do Executivo.
Sobre o projeto
O projeto, elaborado pela Unesc, prevê cerca de nove quilômetros, em pistas duplas, com cinco viadutos e uma ponte no trajeto, além de iluminação em todo o trecho. O traçado leva em consideração as características topográficas, condições geotécnicas e fundiárias, além do melhor eixo de desenvolvimento regional.
A intenção é que a extensão da Via Rápida inicia no fim do trecho que liga à BR-101, com uma alça no sentido Sul. O investimento previsto é de R$ 135 milhões, em um prazo de execução de três anos.