Os profissionais do Programa Trato por Criciúma já entregam comunicados para a primeira inspeção de esgoto nos imóveis da Grande Próspera. Todas as residências que compõem os bairros Ceará, Nossa Sra. da Salete e Jardim Maristela já receberam o primeiro contato com o programa e devem realizar o agendamento das inspeções domiciliares para verificação da ligação ao Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).
O agendamento deve ser feito pelo telefone (48) 3413-6410. Com as instalações adequadas, o morador recebe um documento que comprova a regularização hidrossanitárias e a correta ligação ao Sistema de Esgotamento Sanitário.
Atualmente as equipes técnicas estão expandindo a atuação no bairro Próspera, nas imediações da praça da Chaminé. "Estamos entregando os comunicados nas ruas Congonhas, Luiz Búrigo, São Sebastião e demais locais naquela região. É importante que os moradores dessas localidades entrem em contato com o programa e agendem a inspeção", enfatiza o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.
A partir do agendamento, a inspeção é realizada para que os técnicos testem, por meio de corantes não poluentes, as instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento da água da chuva.
Dessa forma é verificado se os imóveis estão de acordo com as normas técnicas de saneamento. Caso seja detectada alguma inadequação, o proprietário é orientado pela equipe, recebendo o prazo de 60 dias para regularização, para que então os fiscais possam retornar e certificar o imóvel.
Ao todo, os técnicos e auxiliares já fizeram a entrega de 2.068 comunicados na bacia hidrográfica da Grande Próspera. Foram inspecionadas 934 residências, sendo 211 inicialmente regulares e 132 regularizadas após a visita da empresa Tec Civil Construções. Foi constatado também que sete imóveis estavam com esgoto conectado ao pluvial e dois já se regularizaram.