A magistrada Eliza Maria Strapazzon e os magistrados João Marcos Buch e Alexandre Morais da Rosa tomaram posse, na tarde de sexta-feira (2), no cargo de juiz de direito de segundo grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A prestigiada cerimônia de posse ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TJSC, reunindo desembargadores, juízes e um grande número de familiares, assessores e amigos dos empossados.
As movimentações foram aprovadas pelo Órgão Especial em sessão realizada no último dia 17 de maio. Os novos juízes de 2º grau deverão integrar a futura 8ª Câmara de Direito Civil do TJSC. Saudando o trio, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi, destacou que todos vão agregar mais inteligência e força de trabalho ao 2º grau.
“Santa Catarina se notabiliza no âmbito da Federação brasileira pela qualidade dos seus magistrados, pela qualidade dos seus servidores, pela entrega da prestação jurisdicional e pelo índice de produtividade, a despeito de sermos a terceira unidade da Federação em índice de litigiosidade. Sejam muito bem-vindos. Com a sua experiência e a tradição de mais de 20 anos de exercício da judicatura no 1º grau, vocês darão uma grande contribuição para o nosso Tribunal de Justiça”, afirmou o presidente.
João Marcos Buch
Natural de Porto União, João Marcos Buch formou-se bacharel em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) em 1992. É mestre em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, na cadeira de Execução Penal e Sistema Prisional. Entrou na carreira da magistratura em 1994. Atuou como juiz substituto nas comarcas de Florianópolis, Santa Cecília, Rio Negrinho, Joinville, São Francisco do Sul e Imbituba, e como juiz titular nas comarcas de Quilombo, Canoinhas e Joinville. Atuou como juiz auxiliar em inspeções no sistema prisional pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Eliza Strapazzon
Eliza Strapazzon é natural de Videira. No ano de 1993 concluiu sua graduação em Direito pela Univali. Ingressou na magistratura em 15 de julho de 1994. Atuou nas comarcas da Capital, Criciúma, Indaial, Blumenau, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Itaiópolis, Coronel Freitas, Papanduva, Xanxerê, Chapecó e Criciúma novamente, por quase 19 anos.
Alexandre Morais da Rosa
Já Alexandre Morais da Rosa nasceu em Florianópolis. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição na qual também concluiu mestrado. É doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi aprovado no certame da magistratura no ano de 1998, e judicou nas comarcas de São José, Imbituba, Criciúma, Orleans, Balneário Camboriú, Itajaí, Descanso, São Miguel do Oeste, Porto União, Joinville e Capital. Em 2019, passou a integrar a 3ª Turma Recursal do TJSC. Atuava ultimamente como juiz instrutor no gabinete do ministro Gilmar Mendes, no STF.