Depois de propor por 3 vezes a redução no número de vereadores na Câmara de Tubarão, em 2011, 2016, e agora em 2020, o parlamentar, João Fernandes (PL), enfim obteve aprovação da casa, por 13 votos favoráveis e apenas três contra.
O projeto de emenda à Lei Orgânica que diminui o número de cadeiras no legislativo, de 17 para 15, passa a valer a partir de 2021.
João Fernandes calcula que, com a medida, será possível economizar R$ 1 milhão de reais anualmente. "Todos sabem que o vereador que se elege tem um custo. Além dele, ainda há o chefe de gabinete e o assessor parlamentar. Creio que Tubarão está dando o exemplo. Hoje a iniciativa privada está diminuindo os custos para fechar as contas e nós, como poder público, precisamos fazer o mesmo", afirma o vereador João Fernandes.
O parlamentar alega que quando foi eleito pela primeira vez eram dez cadeiras. "O legislativo propôs aumentar o número para 17 e eu briguei para que não passasse de 13, fui voto vencido. Em 2016 eu novamente havia proposto uma diminuição, mas conseguimos apenas agora, após muita conversa e negociação nos bastidores."
Segundo ele o próximo passo vai ser mexer no orçamento. "Temos que ser responsáveis com o orçamento. Iremos fazer mais, com menos. Tenho certeza que aos poucos a população vai começar a sentir as medidas e para melhor. É hora dos políticos pensarem em todo Brasil."