Iniciou nesta sexta-feira (04), uma formação gratuita para servidores municipais oferecido pela AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), através da Assessoria em Políticas Públicas. O Curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos a Fundo Perdido, realizado em parceria com Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) segue até o dia 21 de novembro.
Segundo a assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela P. Alexandrino, o objetivo deste curso é capacitar servidores, gestores públicos e conselheiros de direito na elaboração de projetos para captação de recursos a fundo perdido.
Uma das ações contínuas realizada pela Prefeitura é o Mutirão de Castração que tem sido realizado mensalmente e envolve castrações gratuitas (fêmeas em condição de rua e fêmeas de tutores baixa renda) e castrações sociais (particular e com valor acessível). Os mutirões são realizados por meio do departamento de meio ambiente e do trabalho voluntário da Associação Bicho Feliz.
Até agora já foram realizados 240 procedimentos gratuitos e 110 sociais. O último mutirão do ano será realizado neste mês e está marcado para o dia 26 de novembro. "Os cadastros para a castração gratuita para este ano já estão todos preenchidos. A demanda é sempre bastante grande e foi feita, inclusive, uma organização de cadastros e lista de espera ao longo do ano. Para castrações sociais, quem tiver interesse ainda dá tempo de realizar o cadastro", informou a diretora de meio ambiente, Agda Felisberto.
A castração social será realizada em machos e fêmeas e tem um custo menor do que as clínicas veterinárias particulares.
O cadastro prévio pode ser realizado no departamento de meio ambiente pelo WhatsApp: 48 93505 0209 ou pelo telefone (48) 3526 1445. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.