Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Um fim de semana para Nossa Senhora Mãe dos Homens

Festejos adaptados às circunstâncias da pandemia movimentaram a comunidade católica em Araranguá e na região

Por Redação Araranguá, SC, 24/08/2020 - 12:42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há uma semana a comunidade católica da região do Extremo Sul Catarinense celebrava a conclusão da 172ª Romaria de Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira do município de Araranguá, que iniciou em março deste ano, mas foi interrompida pela pandemia do novo Coronavírus. Toda a programação que aconteceria nas vésperas do dia da padroeira (4 de maio), foi transferida para o mês de agosto, entre elas a 10ª Campanha das Talhas de Caná e outros atos devocionais.

Dentre todos os festejos, o mais esperado era a troca do vestido e manto de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que acontece anualmente, bem como a solene coroação da imagem centenária. 

Essas solenidades aconteceram neste sábado, 22, após a imagem réplica da padroeira percorrer boa parte dos bairros de Araranguá e da missa presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach que foi concelebrada pelos padres Maxssuél da Rosa Mendonça, reitor do Santuário e Oscar Paulo  Pietsch, vigário.

Em sua homilia o epíscopo refletiu sobre a importância da fé. "No Evangelho Jesus pergunta: quem tu dizes que eu sou? Pedro acerta essa resposta, quando chama Jesus de Messias, filho de Deus. Quando algo é feito em comunhão com Ele, não estamos no caminho errado", disse.

Além disso, Dom Jacinto comentou sobre a devoção Mariana. "Toda essa devoção é oriunda do Espírito Santo, pois é Ele quem anima toda a Igreja. O paráclito é quem nos inspira a caminhar com Maria, a Mãe dos Homens. Sei que Nossa Senhora caminha conosco e intercede por todos os seus filhos".

A colocação do manto e solene coroação da imagem aconteceu após a benção de Dom Jacinto e contou com a participação de diversas lideranças. Os organizadores buscaram enfatizar o momento vivenciado pela humanidade, com a entrada de uma extensão faixa com a seguinte frase: "como será a vida dos devotos de Nossa Senhora Mãe dos Homens após a Pandemia?".

Domingo de muita oração

A programação de domingo iniciou cedo. Pela manhã aconteceram três celebração, às 7h, 8h30 e 10h, quando houve a apresentação dos festeiros da 173ª romaria e festa em 2021. Na parte da tarde aconteceu um louvor eucarístico e às 15h00 foi realizada a última missa com bênção para gestantes e consagração das crianças.

Na apresentação dos novos festeiros, padre Maxssuél, externou sua gratidão aos que colaboraram. "Deus não esquece aquilo que fizemos com amor, o padre até pode esquecer, mas o Jesus não, principalmente aquilo que se faz para a sua Mãe. Sabemos quantas pessoas se dedicaram para chegarmos ao dia de hoje. Nossa gratidão e prece".

Mesmo com todos as dificuldades, o sentimento é de dever cumprido, afirma o reitor. "Essa romaria e festa envolve muita gente. Muitas equipes se formaram e com a graça de Deus chegamos ao ponto ápice da festa, data em que na liturgia celebramos Nossa Senhora Rainha", finalizou.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito