Dizem que para ser criativo é preciso sair fora da caixa. Com isso em mente, desenvolveu-se o projeto Collab, também criado com o intuito de proporcionar uma imersão nesse mundo para seus colaboradores. Nele, diversos ambientes, objetos, materiais de apoio – assim como toda a arquitetura do espaço – foi pensada para gerar insights aos arquitetos, gestores de tráfego, social medias, designers e jornalistas que trabalham no local diariamente.
O espaço Collab é composto por três empresas de arquitetura e duas de marketing, portanto, os ambientes foram elaborados em conjunto para garantir que seria possível atender a necessidade de todos. Cada empresa – conforme sua demanda ou desejo – ficou livre para complementar e deixar com a sua marca o local de trabalho.
No início, tudo se concentrava em um andar, mas com a alta demanda e o aumento de funcionários, sentiu-se a necessidade de ampliar. “Hoje, o espaço Collab é dividido em dois pavimentos, que se complementam. Conectados por uma escada metálica na parte externa, os colaboradores conseguem transitar facilmente entre os ambientes sem perda de espaço interno”, afirma um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Mateus Michels.
O contraste das cores
Toda a estrutura do mobiliário, em preto e amadeirado, contrasta com tons vibrantes de azul, verde e amarelo, dispostos em alguns locais específicos. Painéis de cortiça também foram instalados nas paredes, para que as pessoas pudessem adicionar post-its com as suas ideias ou tarefas, assim como nos quadros de vidro. Além disso, existem cordas coloridas penduradas no teto, aguçando ainda mais a criatividade do pessoal.
“Elas possuem um significado muito conceitual. Como trabalhamos com o marketing e a arquitetura, nossos serviços fazem uma ligação direta com o mundo. Nesse cenário, as cordas representam as ideias e os pensamentos que, por sua vez, fazem a ligação direta com o mundo”, explica Michels.