Para assinalar os 30 anos da Federação dos Aposentadores e Pensionistas de Santa Catarina (Feapesc), comemorados em novembro do ano passado, a Assembleia Legislativa (Alesc) realizou no último dia 9 uma sessão especial. O presidente, Iburici Fernandes, dividiu as honrarias com os dirigentes das diversas representações estado afora. Do Sul, houve homenagens para dirigentes de Criciúma, Forquilhinha, Tubarão, Braço do Norte, Araranguá, Orleans, Siderópolis, Imbituba e Içara.
“Como somos parte de toda a base, a direção achou por bem homenagear todas as sessões”, destacou o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Distrito do Rio Maina, Névio Pedro Ugioni. E a unidade representa algo diferenciado na Feapesc. Criciúma é a única cidade com duas representações, sendo uma delas a do distrito. “O que prova a força do Rio Maina”, sublinhou Ugioni, um defensor nato do Rio Maina.
A entidade instalada no distrito tem atualmente 1,3 mil sócios. “Temos associados não só do Rio Maina, mas de toda Santa Catarina e até gente que mora nos Estados Unidos”, revelou o presidente. Um dos fatores que colabora com o sucesso da associação é a quantidade de serviços oferecidos. “Temos advogados e médicos de todas as especialidades”, pontuou.
O próximo passo é a construção da nova sede. A atual, na Rua Antônio Ronsani, será substituída por uma edificação de 700 metros quadrados na Avenida dos Imigrantes esquina com a Rua Ângelo Colombo. “É um investimento de mais de R$ 1 milhão com recursos próprios”, enfatizou Ugioni. Uma reunião da comissão de obras com o arquiteto Décio Góes, responsável pelo projeto, será feita amanhã. “Nela esperamos definir o cronograma, estamos analisando os orçamentos e a intenção é começar a obra no ano que vem”, revelou.
O presidente Ugioni, por razões de saúde, vem licenciado das atividades rotineiras da associação. No exercício do cargo está a vice-presidente Carolina Rosa Braga.