Com o objetivo de orientar e fiscalizar motoristas, a Semana Nacional do Trânsito, que começa hoje, terá atividades em Criciúma. Organizada pela Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), contará com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias (IGP), Sest Senat e Ciretran. Conforme o gerente de Operações de Trânsito da DTT de Criciúma, Paulo Borges, a programação será intensa, seguindo até sábado.
“A DTT vai participar de forma educativa e fiscalizadora. Hoje teremos uma blitz educativa em Içara, na quarta-feira em Criciúma, no Parque das Nações, na quinta será no Bairro Floresta e, na sexta-feira, na Santa Luzia. No sábado, realizaremos uma exposição no Parque das Nações, onde faremos a simulação de um resgate, explicando o que levou ao acidente. Encerramos a programação no dia 25, com uma blitz na Polícia Rodoviária Federal de Tubarão”, explica.
Entre outras ações que movimentarão a cidade, as autoescolas Criciúma e Objetivo promoverão a partir de hoje blitze educativas na área central. Em Içara, um desfile, hoje, a partir das 8h30min, abre a semana especial. À tarde haverá blitz educativa na rua João Lodetti, a partir das 14h. Amanhã serão feitas palestras em escolas.
Novos equipamentos
A fiscalização do trânsito em Criciúma está ganhando uma nova cara. A previsão é de que sejam entregues até o dia 1º de outubro 119 faixas fiscalizadoras, que serão controladas por 59 equipamentos. Além disso, serão instalados 12 OCRs, uma tecnologia que transmitirá em tempo real a situação regulatória dos veículos, como multas e outras infrações. O gerente da DTT disse que o órgão está acompanhando todo o serviço de instalação realizado pela concessionária e que se a entrega atrasar em três dias será normal.
“Primeiro fazem os cortes por baixo, para a colocação dos equipamentos físicos, depois haverá a colocação e a instalação da parte elétrica, seguida pela aferição dos equipamentos”, conta. “A previsão é de que entreguem no dia 30 deste mês. Nos últimos dias tivemos alguns fins de semana com chuva e isso atrapalhou o serviço deles, já que esses dias são os que mais rendem, porque o trânsito é menos intenso. Até o momento, a empresa não fala em atrasos e garante que vão entregar no prazo”, afirma o gerente da DTT.