Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Unesc abre inscrições para especialização em transtorno do espectro autista

Curso de pós-graduação atende a uma demanda dos municípios da região

Por Redação Criciúma, 15/05/2024 - 06:23
Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As inscrições para o curso de pós-graduação "Transtorno do Espectro Autista – Perspectiva Multidisciplinar", da Unesc, estão abertas. O curso foi desenvolvido a pedido dos secretários de educação das regiões da Amesc e Amrec, visando atender às necessidades das pessoas no espectro autista e suas redes de apoio. Os detalhes podem ser obtidos no telefone e WhatsApp (48) 3431-2626.

O curso aborda as necessidades das pessoas no espectro autista e suas redes de apoio em diversos contextos, incluindo familiar, escolar, saúde e assistência social.

"Participamos de uma série de encontros, nos quais ouvimos não só os coordenadores, mas também os professores, profissionais da área de assistência social e da saúde, além da associação de pais de autistas. Durante essas interações, identificamos as necessidades específicas de cada grupo. A partir dessas informações, estabelecemos reuniões semanais com os profissionais da Universidade Edina Regina Baumer, Suzamara Vieira Salvador e Zolnei Vargas de Cordova com o objetivo de desenvolver um curso que atendesse de maneira abrangente as essas demandas", explicou o supervisor dos cursos de pós-graduação na área da Educação, Valdenir Barbosa.

Valdenir destaca que o programa oferece uma visão abrangente e integradora, com uma abordagem teórico-prática. Segundo ele, a especialização visa fornecer conhecimento sobre o TEA e orientar familiares, rede escolar e profissionais da saúde e assistência social para promover uma colaboração eficaz no desenvolvimento das pessoas no espectro autista.

Metodologia

O curso tem 371 horas totais, sendo 133 horas dedicadas à supervisão de casos reais. A especialização é semipresencial e dura 12 meses. A coordenação do curso inclui os professores Edina Baumer, Suzamara Vieira e Zolnei Vargas.

Objetivos específicos

  • Reconhecer sinais e sintomas do Transtorno do Espectro Autista.
  • Qualificar profissionais para melhor intervenção e estimulação da criança com TEA.
  • Compreender o desenvolvimento infantil e apresentar metodologias de intervenção baseadas em evidências.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito