Presente nesta 15ª edição com estande próprio, a Unesc está promovendo atividades interativas com a participação de professores e acadêmicos na Feira do Livro que se estende até o dia 20. O evento, que ocorre na Praça Nereu Ramos, conta com oficinas, contação de histórias, apresentações artísticas e orientações sobre conservação de livros e fotos, além de apresentações de projetos trabalhados na Unesc em benefício da comunidade.
Jean Carlos da Silva Júnior, de 9 anos, aproveitou para saber mais sobre os elefantes e os rinocerontes, que para ele são os seus animais preferidos. Ele conheceu o livro "Os Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí", além de ver a apresentação de esqueletos de alguns animais. Ao final, o pequeno Jean recebeu uma obra dos professores e dos acadêmicos. "Quando eu chegar em casa vou logo abrir o livro e ver todos os animais que estão ali. Eu gosto do elefante e do rinoceronte porque eles são muito fortes", disse ele, que estava ao lado do pai e da sua mãe, Suelen de Oliveira Ribeiro.
O livro, que conta com uma amostragem de mamíferos de médio e grande porte e também de morcegos na área de entorno da Reserva do Aguaí, em Treviso, é resultado de um projeto de pesquisa do Laboratório de Zoologia e Ecologia de Vertebrados (Labzev) da Universidade, com a parceria do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), do Instituto Alouatta, da Pousada Santo Antônio e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Ele foi escrito pelo coordenador do curso de Ciências Biológicas e coordenador do projeto "Diversidade de Mamíferos do Entorno da Reserva Ecológica do Aguaí", Fernando Carvalho e estudantes do curso e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
O acadêmico do curso de Ciências Biológicas Bacharelado, André Gustavo Francisco de Moraes foi o responsável pela ilustração da obra. "Me sinto muito realizado. A gente se esforça e vê esse resultado, as crianças gostando, é muito bom", contou. Ele, juntamente com outros acadêmicos e professores estava no estande apresentando o exemplar para quem passava por ali.
Lançamento
A Unesc proporciona também ao público o acesso às publicações da sua editora. Nesta edição haverá lançamento do livro "Mel, uma Doçura de Abelha", da professora Morgana Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc. Ele será lançado, na Praça Nereu Ramos no dia 16 de novembro, às 18h. Já no dia 18, haverá uma nova rodada de lançamento da publicação infantil, no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, às 14h.
Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, esse momento serve como aprimoramento e interação da comunidade com a Universidade. "A Feira do livro também é um espaço para mostrarmos as nossas produções acadêmicas, atividades artísticas e culturais, importantes para a população", mencionou.