A Unesc já é reconhecida como a Universidade não-estatal mais empreendedora de Santa Catarina e isso ficou comprovado, novamente, neste fim de semana, quando duas equipes se destacaram na primeira etapa do Reuni Challenge 2022, o maior evento de empreendedorismo universitário do estado.
Prova disso, foi a classificação do time Filhos de Hermes entre as 10 melhores em uma disputa que envolveu mais de 40 equipes de todas as regiões de SC.
"Esta é mais uma experiência fantástica que os nossos estudantes e mentores protagonizaram na nossa Universidade Comunitária. As duas equipes foram vencedoras, ou seja, uma demonstração de dedicação, responsabilidade e compromisso, reflexos de uma formação acadêmica sólida, pautada pelo empreendedorismo e pela inovação como eixo transversal. Só podemos ter resultados positivos quando possuímos times como estes e uma proposta acadêmica como a nossa, conectada com o setor produtivo, olhando para o cenário e buscando soluções para os problemas. Estamos prontos para ir à Lages e, com certeza, estaremos no pódio entre as universidades mais empreendedoras de Santa Catarina, porque é isso que nós somos", pontuou a reitora Luciane Bisognin Ceretta que prestigiou de perto as provas.
E como a reitora falou, a equipe Filhos de Hermes subirá a Serra para se juntar aos outros nove finalistas e representar a Unesc nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Orion Parque, o Centro de Inovação de Lages.
"Isso tudo mostra o quanto o trabalho multidisciplinar é importante na formação dos nossos estudantes. Esta experiência os coloca no centro do aprendizado, da troca, do diálogo, na construção do saber a partir de outros saberes. Foi um fim de semana sensacional que encerramos com a sensação de dever cumprido como Universidade, mas também olhando os estudantes saírem com uma grande bagagem", ressaltou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.
Dias de dedicação
Para chegar ao resultado, os cerca de 15 alunos da Unesc, orientados por professores, elaboraram soluções para problemas reais. O grupo Filhos de Hermes, por exemplo, criou a plataforma Hipp, com a proposta de diminuir as filas de cirurgias do SUS. "Estar entre os 10 finalistas é uma experiência única e significa que somos uma das Universidades mais empreendedoras de todo o estado. Estamos com o nosso grupo integrado e, com certeza, iremos trazer o título para a Unesc", destacou o acadêmico do curso de Medicina, Eduardo Pereira.
O outro time, o Unesc Tigers, ficou em segundo lugar no Game Reuni Challenger, ao elaborar o projeto Construtio, uma plataforma que visa fazer a ponte entre construtoras e profissionais do setor. "Foi muito bom participar porque temos a oportunidade de criar em equipe e desenvolver a capacidade empreendedora", citou o acadêmico do curso de Matemática, Leonay Camargo Padilha.
Unesc tem tradição no evento
No ano passado, os alunos da Instituição conquistaram o terceiro lugar no Reuni Challenge ao criar a plataforma PsiU, dando à Unesc o título de Universidade não-estatal mais empreendedora de Santa Catarina.
"Neste ano, o evento foi revitalizado e ampliado, então para competirmos, criamos equipes com alunos dos cursos de Matemática, Design, Ciências da Computação, Direito, Medicina, entre outros", explicou o Assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann.
O que é o Reuni Challenge
O Reuni Challenge tem o objetivo de estimular a cultura do pensamento empreendedor dentro das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina em dois fins de semana. Para isso, o evento conecta os Centros de Inovação e cria a maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil, estimulando a competição entre as instituições e colocando os estudantes para aproveitar o capital intelectual desenvolvido em suas graduações.