Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc integra reunião do Comitê Gestor da Rede ODS em São Paulo

Professor Abel Corrêa de Souza representou a Universidade

Por Redação Criciúma, SC, 23/01/2023 - 21:02
Foto: Divulgação/Agecom/Unesc
Foto: Divulgação/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o objetivo de apresentar resultados e discutir ações voltadas ao Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, o grupo promoveu, na última semana, em São Paulo, encontro entre governantes e gestores municipais de diversas localidades. Entre as instituições participantes esteve a Unesc, participante do Comitê Gestor da Rede Nacional Estratégia ODS.

Representando a Universidade, o professor Abel Corrêa de Souza apresentou as contribuições que a Unesc traz às comunidades por meio de projetos como os Planos de Desenvolvimento Socioeconômicos para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

“Foi um trabalho bastante participativo para a criação das propostas estratégicas que nortearão as ações deste ano. Também abordamos a questão da busca de novas adesões e da capacitação e formação para a Agenda 2030. Apresentamos ainda nossas ações, como o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a Amrec e Amesc, que foi muito bem recebida pelos integrantes”, comentou o professor. 

Para o moderador da reunião, Ricardo Batista, que representou o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), é de extrema importância a participação das Universidades no movimento. “As Universidades vêm dando amparo científico às necessidades de se implementar um novo modelo de desenvolvimento, tendo como plataforma a agenda dos ODS, além de prefeitos e a sociedade civil, entre outras organizações, o que oferece uma contribuição de larga escala”, disse.

O trabalho da Unesc, conforme Batista, é fundamental enquanto integrante do Comitê Gestor. “Contamos muito com a Unesc, que faz parte desse hall de organizações do comitê, vinculados à produção científica, juntamente com outras instituições. Contamos muito com a prática científica, com a sua expertise, trazendo muito do trabalho social que realiza nesta integração entre a comunidade científica e as demandas sociais territoriais, que é parte do DNA da Estratégia ODS”, enfatizou ainda.

De acordo o representante da Unesc, alinhamentos sobre perspectivas da agenda 2023 a partir do novo cenário eleitoral com novas abordagens e uma avaliação ampla sobre a inserção da agenda no contexto internacional, reflexões sobre a Agenda 2030, alinhamentos sobre as perspectivas com debates, mapeamento, fizeram parte da programação do encontro.

Dos três estados do sul do Brasil, somente a Unesc tem assento no Comitê Gestor da Rede Nacional Estratégia ODS. O encontro teve ainda a participação de representantes da Agenda Pública, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Fiocruz.

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito