Em 2024, a Unesc disponibilizará 4 mil vagas pelo programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado.
Por meio da iniciativa, os alunos fazem o curso superior sem custos. Para cada mês em que forem beneficiados pelo programa, eles retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, durante o curso ou até dois anos depois de se formar.
"A Universidade Gratuita teve pleno êxito em 2023 e, agora, com mais quatro mil vagas, irá possibilitar o estudo a ainda mais pessoas na nossa Universidade. Trata-se de importante estratégia para o desenvolvimento pessoal e social do nosso estado, por meio da educação superior que também impactará em outras áreas", enfatiza a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta. Ela participou de todo o processo de debate e implementação da iniciativa.
O programa é voltado aos candidatos nascidos em Santa Catarina ou que residem no estado há pelo menos cinco anos, com renda mínima per capita de até oito salários mínimos para Medicina e quatro salários mínimos para os demais cursos.
A intenção do Governo do Estado é investir R$ 1,2 bilhão até 2026, gerando até 70 mil vagas. No ano passado, foram 28 mil.
Sem necessidade de vestibular
A Unesc já se prepara para receber os novos acadêmicos em 2024. As matrículas para os cursos de graduação da Unesc já estão abertas aos interessados em ingressar em fevereiro. Apenas o curso de Medicina exige vestibular. Para todos os outros, basta ter histórico escolar, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.
É preciso já estar matriculado no curso desejado para concorrer às bolsas de estudo, como as do Universidade Gratuita.
--
Colaboração: Marciano Bortolin/Unesc