Já faz anos que a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) vem realizando um papel essencial para o desenvolvimento de Criciúma. A atuação da universidade vai além da educação formal, e faz com que os alunos tenham um contato especial na elaboração de projetos para o município antes mesmo de se formarem.
De acordo com a reitora da universidade, Luciane Ceretta, a relação da Unesc com o município não se baseia somente em acordos. “Tem toda uma questão de vínculo. Eu diria que a Unesc é uma extensão da Prefeitura de Criciúma, já que o seu crescimento se dá em períodos de forte aproximação com a cidade”, destacou.
São muitos os projetos desenvolvidos pela universidade em conjunto com o governo municipal. Um deles, a Farmácia Solidária, realiza a coleta de medicamentos por meio de doações e os coloca de forma gratuita à disposição de toda a população, que precisa apenas realizar um cadastro para poder receber os remédios.
Além disso, nos últimos meses a Unesc vem se mostrando ativa também em outras atividades com a prefeitura, como na elaboração do projeto da ciclovia da cidade, que deve estar pronto até Março deste ano, e na gestão da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio Maina.
Sobre a relação da instituição com o atual governo do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), Luciane destaca que tem sido essencial para a continuidade da excelência das bolsas de estudos ofertadas. “Nunca tivemos desgastes e preocupações em relação à bolsas com a gestão do prefeito Salvaro, apenas ajustes em processos legais. Esta gestão atual tem se mostrado preocupada com a formação de nossos estudantes”, concluiu a reitora.