Moradores e ciclistas de Balneário Arroio do Silva organizaram uma manifestação para reivindicar a construção de uma ciclovia na SC-447, que liga a cidade a Araranguá. O movimento ocorre às 9h da manhã desse sábado (25) e faz parte da ação "Ciclovia Já", em prol da segurança dos ciclistas, que convivem com os riscos de acidentes no trecho.
Sérgio Panatta, morador de Balneário Arroio do Silva e um dos principais organizadores da manifestação, detalha a razão do manifesto. "A nossa reivindicação é que a licitação volte e seja concluída e que a obra seja executada, porque o projeto já existe, inclusive a obra já foi licitada, mas o Governo, através do Tribunal de Contas da União, suspendeu essa licitação. Então, a gente pede um apoio, porque a rodovia não comporta mais o tráfego, a pista de acostamento nunca sofreu uma melhoria, e atualmente está em péssimas condições de tráfego. Então, a gente reivindica que essa ciclovia saia do papel e salve vidas", relata.
De acordo com o organizador, a intenção do movimento não é gerar tumultos, embora algum transtorno possa ser causado devido ao movimento da estrada no verão. "Será pacífica, ordeira, não vamos bloquear a via, mas acreditamos que o trânsito vai ficar bem lento. Então, a gente pede muita compreensão do motorista que está indo em direção às praias, que está voltando, que está saindo. Não queremos atrapalhar ninguém, mas será inevitável que o trânsito vai ficar lento", explica.
Ouça na íntegra a entrevista de Sérgio Panatta ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: