A UTI do Hospital São Donato, de Içara, possui dez leitos. Ela foi aberta depois de muito tempo de espera. Ainda assim, não atende com condições plenas, quem garante é o diretor-administrativo do hospital, Julio de Luca. Ele cita que isso está sendo definido pela Secretaria de Estado da Saúde, já que o Ministério da Saúde ainda não assumiu o comando.
“Cada paciente que vai para o leito de UTI, o hospital tem que ter uma regulamentação do Estado. A nossa UTI ainda não está habilitada no Ministério da Saúde, enquanto ele não assume, o estado quer ocupar os leitos que são bancados pelo Ministério da Saúde e depois os leitos deles. É um contrassenso”, explicou.
De Luca destacou que os leitos de UTI são excelentes e que poderiam atender toda a região. O problema é a Central de Regulamentação, que de acordo com ele, só faz a liberação para novos pacientes quando não existem outras vagas em UTIs estaduais, situação que aconteceu com uma família recentemente, onde o paciente foi encaminhado para Timbó.
“Infelizmente essa situação não é a primeira vez que ocorre, é uma situação bastante absurda, eu recebi esse áudio e encaminhei para o secretário de Saúde do Estado, ele disse que a recomendação não é essa. Não tem porque termos dez leitos de UTI aqui e encaminhar lá para Chapecó, quando temos aqui pacientes de Laguna ou Sombrio”, frisou.