Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Justiça

“Vamos buscar na justiça um novo censo para a cidade de Criciúma”, diz prefeito Clésio Salvaro

Ainda nesta semana, a prefeitura vai entrar judicialmente com um pedido de contestação dos números

Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 03/07/2023 - 10:51 Atualizado em 03/07/2023 - 11:53
Foto: Geórgia Gava/Arquivo 4oito
Foto: Geórgia Gava/Arquivo 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quase uma semana após a divulgação dos dados do Censo 2022, Criciúma vai entrar judicialmente com um pedido para contestar os números apontados. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade tem 214.493 habitantes; em 2010, eram 192.308.

De acordo com Clésio Salvaro, os números não refletem a realidade do município. “Vamos buscar na justiça um novo censo para a cidade de Criciúma”, disse à Rádio Som Maior. A indignação, segundo o prefeito, não é apenas de um município. “Tenho conversado com vários prefeitos que também têm questionado isso, porque traz prejuízo, alguns repasses são feitos de acordo com o número da população”, complementa.

Relatos de pessoas que não foram entrevistadas por agentes do IBGE chegaram aos ouvidos do prefeito. “No final do ano passado, quando tivemos reunião com a equipe do IBGE, informaram que a quantidade de profissionais era insuficiente e eles não tinham recebido treinamento qualificado a altura para irem até a rua fazer as entrevistas”, explica Salvaro.

Minha Vacina x IBGE

Conforme o prefeito, existem números que vão ajudar a comprovar que a cidade tem um número maior de habitantes, como, por exemplo, o de vacinados contra a Covid-19. “Quase 200 mil pessoas, 196.700 tomaram a primeira vacina de covid em Criciúma, também tem as pessoas que não tomaram, que [com esse número] ultrapassa 205 mil, sem falar das crianças que 80% se vacinaram, só pelo minha vacina temos 230 mil habitantes”, diz o prefeito.

O número de eleitores também pode ajudar a prefeitura a contestar os números do IBGE. “A cada dois anos, o número de habitantes cresce seis mil. Na eleição passada o número foi de 152.700, em 2020 estávamos com 146 mil, e em 2018 era 140 mil eleitores”, comenta Salvaro. “Não tenho a menor dúvida pelos números que apresentei e outros que serão apresentados que vamos provar que Criciúma tem mais habitantes do que a estimativa”, complementa.  
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito