Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Criciúma, um requerimento protocolado pelo vereador Aldinei Potelecki (Republicanos) que pede explicações ao Banco Central sobre o acesso de linhas de crédito para micro e pequenos empresários. O requerimento surge após inúmeras reclamações por parte de microempreendedores da região, que alegam dificuldade no acesso aos recursos.
“O microempreendedor precisa, nesse momento de pandemia e crise econômica, de capital de giro para poder pagar aluguel, manter a empresa aberta e garantir o pagamento de funcionários e tributos. E quando ele busca o crédito nos bancos esbarra numa grande dificuldade, em uma enorme burocracia”, comentou Aldinei.
O documento questiona o Banco Central sobre quais linhas de crédits estão sendo disponibilizadas, principalmente às oferecidas por bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa Econômica. A questão principal do requerimento é: quando as linhas de crédito estarão de fato disponíveis aos pequenos empresários?
Um Projeto de Lei aprovado pelo senador Jorginho Mello e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro recentemente disponibiliza R$ 15 milhões ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE). A lei, no entanto, ainda não chegou aos microempreendedores - que ainda não possuem acesso ao recurso.
“Após esse requerimento o próximo passo seria buscar o próprio Banco Central. Além disso, provocar uma reunião junto com o senador Jorginho e os deputados federais. A Câmara já entrou em contato com a superintendência estadual do Banco do Brasil para tentarmos uma agenda com eles lá ou de forma remota. Queremos provocar nossos representantes políticos, na esfera federal, para fazer essa ligação e tentar buscar explicação para facilitar o acesso das linhas de crédito”, colocou o vereador.