O vereador Arleu da Silveira solicitou na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 10, que fossem implantados 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital de retaguarda do Rio Maina, para combate a pandemia de Covid-19. O objetivo da solicitação é de que, durante a pandemia, os novos leitos fiquem a disposição exclusivamente de pacientes residentes em Criciúma.
“Fiz esse requerimento, trazendo pedidos de informação para verificar a possibilidade do município instalar pelo menos 20 leitos de UTI no antigo hospital psiquiátrico do Rio Maina, com respiradores parametrizados, monitores e todos os equipamentos que uma UTI requer”, declarou Arleu.
A possibilidade já foi levado ao município, que deverá analisar a viabilidade do projeto para, então, trazer a discussão novamente a pauta. “Falei com o secretário Acélio, que fará um estudo e irá conversar com o prefeito. Ele achou a ideia muito boa, e entende que envolvem custos que serão analisados por eles e, tendo a viabilidade, será um grande bem para saúde”, ressaltou.
Atualmente, o hospital de retaguarda do Rio Maina é, na verdade, um centro de isolamento e tratamento de pessoas com coronavírus, visando atender aqueles pacientes não graves que não tem condições de se isolarem. Além disso, o local contará com um centro para recuperação de pacientes que já se curaram da doença, mas que ainda precisam de acompanhamento médico.
Segundo Arleu, é possível que os novos leitos de UTI sejam resguardados somente para pacientes residentes em Criciúma, desde que o município arque com todas as despesas envolvendo a sua instalação e utilização. O vereador ainda ressalta que, após passada a pandemia, os leitos poderiam ficar disponíveis para idosos e pacientes que necessitem desse atendimento.