As intensas chuvas desta quarta-feira (6) provocaram sérios prejuízos em diversas comunidades na região da Amesc, principalmente em Jacinto Machado e Timbé do Sul. Em Costão do Pinheirinho, Paredão, Pinheirinho Alto e Pinheirinho do Meio, em Jacinto Machado, a enxurrada destruiu pelo menos quatro pontes de madeira e arrancou postes, deixando as comunidades sem energia elétrica. Em Pinheirinho do Meio, parte do asfalto foi arrancada, interrompendo o principal acesso ao interior. Entre Pinheirinho do Meio e Pinheirinho Alto, um veículo foi atingido pelas águas e seus ocupantes precisaram ser resgatados com o auxílio de um trator.
No município de Timbé do Sul, a tarde trouxe grandes transtornos à população. As chuvas intensas, que somaram aproximadamente 100 milímetros em apenas quatro horas, alagaram ruas e escolas, causaram o extravasamento de rios e deixaram vias temporariamente intransitáveis. Entre os locais mais afetados estão a EMEF Frei Modesto e os CEIs Prefeito Aristides José Bom e Mario Machesini, onde salas de aula foram inundadas, forçando a suspensão das aulas no período matutino para reparos.
A Defesa Civil de Timbé do Sul permaneceu em alerta, prestando assistência às áreas afetadas. “Foi muita densidade de chuva em pouco tempo, praticamente o equivalente a 20 dias em quatro horas”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Evando F. Amandio. O prefeito Roberto Biava, em contato direto com a equipe local desde Brasília, confirmou que novas medidas, como a instalação de galerias e o desassoreamento de canais, serão tomadas para mitigar os impactos das próximas chuvas previstas.
Às 22h, o Rio Pinheirinho já registrava baixa na região de Pinheirinho do Meio, enquanto o nível da água subia em Último Gole e Pinheirinho Baixo, interrompendo o tráfego em dois pontos da rodovia municipal. As secretarias municipais de Obras e de Agricultura estão mobilizadas para iniciar a recuperação dos acessos na manhã desta quinta-feira (7).