Quatro homens, com idades de 39, 30, 27 e 26 anos, foram resgatados após ficarem ilhados em uma ponte no bairro Pinheirinho do Meio, em Jacinto Machado, no início da noite desta quarta-feira (6). O grupo, que trafegava pela Estrada Geral por volta das 18h15min, tentou fugir ao perceber o aumento do nível do rio devido às chuvas, mas o veículo em que estavam acabou preso em uma cabeceira da ponte, sem possibilidade de passagem.
Acionados pela Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COBOM), a equipe de resgate se dirigiu ao local, solicitando apoio do Serviço Aeropolicial (SAER) e da guarnição de Sombrio. No entanto, devido à falta de visibilidade para voo, a equipe do SAER precisou retornar à base.
No local, os bombeiros estabeleceram contato verbal com os homens e pediram o número de telefone de um dos ocupantes para manterem comunicação e passarem orientações, além de tentar acalmá-los. Diante da forte correnteza e das dificuldades para colocar embarcações na água, a solução encontrada foi utilizar um trator para o resgate.
Após o resgate bem-sucedido, os quatro homens foram conduzidos pela guarnição de Auto Socorro de Urgência (ASU) até a cidade de Turvo, onde ficaram sob os cuidados de familiares. Não foram constatados ferimentos entre as vítimas.
Na Serra da Pedra e no interior do município, a chuva causou alagamentos em algumas estradas. Segundo o Corpo de Bombeiros.
Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, a chuva também atingiu outras regiões, mas em Jacinto Machado a situação foi um pouco pior. "60 milímetros por hora já é enxurrada, causa alagamentos e ali choveu 87 milímetros", disse Sônego. Posteriormente o climatologista ainda confirmou que a chuva chegou a 103 milímetros na estação de Timbé do Sul.
"Muita chuva, começou por volta das 15h e não parou mais, muitas trovoadas, escureceu tudo, parecia noite", disse o morador Dalci Monteiro. Em um dos vídeos é possível ver uma vaca sendo levada pela enxurrada e os estragos ainda estão sendo contabilizados.
Confira os vídeos: