As demandas da Casa Civil, movimentos políticos e as projeções para as eleições municipais de 2024 foram pauta na entrevista com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Estener Soratto, no Plenário. Ainda, o secretário, que foi eleito deputado estadual pelo PL em 2022, comentou sobre a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro a Santa Catarina neste fim de semana.
"O partido cresceu muito rápido. Foi de três para 11 deputados. Essa virada de chave está acontecendo nesse fim de semestre", disse. "Acredito que o efeito prático para o partido é que o presidente Bolsonaro entra, realmente na eleição municipal", projetou.
Ouça a entrevista:
Repasses aos municípios
O atraso nos repasses aos municípios para obras estaduais ainda é uma preocupação dos prefeitos. Isso porque o Governo do Estado decidiu não dar continuidade às transferências especiais e, no lugar, irá conveniar todas as obras. A prestação de contas, por parte dos municípios, ainda é um desafio.
"As prefeituras não estão mais acostumadas a fazer convênio. Essa é uma realidade. Estamos encontrando dificuldades, também, no casamento entre o plano de trabalho e a prestação de contas. Exatamente aquilo que foi publicado após a portaria do Pix. São dificuldades que estamos encontrando, mas que estamos resolvendo", afirmou Soratto.