Falar sobre a região íntima feminina, principalmente sob a ótica da estética, ainda é tabu para muitas pessoas. O Programa Do Avesso desta sexta-feira (29), recebeu a Dra. Mariana Magalhães, que é especialista em ginecologia e obstetrícia, para esclarecer sobre o assunto.
Aplicação de toxina botulínica, técnicas de estímulo de colágeno e preenchimento labial são alguns exemplos de procedimentos estéticos que podem ser feitos também por uma ginecologista na região íntima. A Dra. Mariana explicou que a aplicação de botox, por exemplo, é um dos tratamentos para o vaginismo, uma doença que causa contratura involuntária da musculatura vaginal, o que ocasiona dor nas relações sexuais com penetração.
“A nossa região genital é um órgão que tem uma função que é muitíssimo importante. Satisfação na relação sexual é considerado pela OMS um dos critérios para se ter qualidade de vida. Então, uma mulher que não é satisfeita com a sua região genital, não vai ter uma boa relação sexual", explicou. "Ela não vai ter prazer em se olhar, em se tocar, em permitir que o seu parceiro ou parceira a toque. Então, a relação sexual fica prejudicada, a qualidade de vida fica prejudicada, a autoestima fica prejudicada. Então, vai muito mais além da simples forma de ver um órgão", complementou.
Dra. Mariana Magalhães é graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez residência médica em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é pós-graduada em ultrassonografia pela Cetrus de São Paulo e especializada em ginecologia estética e regenerativa pela Associação Brasileira de Ginecologia Estética e Regenerativa. Além disso, ela é professora do curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e sócia proprietária da Clínica Nami.