O Aeroporto de Regional Sul, Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, terá a sua quantidade de voos dobrada a partir desta terça-feira, 9. A VoePass inicia a sua operação com dois voos diários entre Jaguaruna e o Aeroporto de Congonhas em São Paulo. Desta forma, o Sul de Santa Catarina terá conexões com os três aeroportos da Grande São Paulo, já que a Azul tem um voo para Viracopos e a Latam tem um voo para Guarulhos.
“Regionalizar a aviação em Santa Catarina é uma das nossas bandeiras e por isso criamos a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Para que ela levante demandas ainda não atendidas nas regiões e entenda a melhor maneira de operacionalizar mais voos no estado”, reforça o governador Jorginho Mello.
“É uma reivindicação antiga do Sul do Estado, com uma diversificação de destinos e horários. Será possível, por exemplo, ir a São Paulo para uma consulta médica ou reunião de negócios e voltar no mesmo dia”, afirma o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
Serão dois voos diários partindo de Jaguaruna com direção a Congonhas, às 6h05 e às 12h05, e chegada prevista às 7h45 e 13h45, respectivamente.
De Congonhas a Jaguaruna, as partidas serão às 8h50 e 19h, com chegada às 10h35 e 20h45, respectivamente.
A VoePass irá utilizar aeronaves do modelo ATR72-500, com capacidade para 72 passageiros.
Melhorias
O Governo do Estado realizou mudanças na área de embarque e preparou as condições para o balcão de embarque e trabalho dos colaboradores da VoePass.
O presidente da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), Gean Carlo de Bom da Silva, avalia que a operacionalização do Aeroporto é fundamental para que o Sul se consolide como importante destino turístico e econômico catarinense.
“O início dos voos diários da VoePass em nossa região, nesta terça-feira, é uma notícia muito positiva, atendendo uma demanda importante especialmente de negócios em nossa região. Isso confirmará o que já sabemos, o aumento no fluxo de passageiros e um impulso para o desenvolvimento econômico da região e de todo o Estado”, avalia.
Já o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Valcir José Zanette, reforça que a infraestrutura está entre as principais bandeiras defendidas pela instituição, como condição básica para o desenvolvimento socioeconômico da região Sul de Santa Catarina.
“Nesse contexto, o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi representa um importante equipamento, facilitando o acesso dos empresários locais aos grandes centros econômicos do país, possibilitando a expansão de seus negócios. Mais voos comerciais partindo de Jaguaruna era e continua sendo uma demanda da classe empresarial, que a partir das operações da Voepass terá mais opções para se deslocar a São Paulo e a outros destinos”, completa Zanette.