Nos próximos dias, a Unesc vai receber visitantes de diversas instituições de ensino para a 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) e uma das atividades da programação é o Workshop de Arqueologia. De terça a quinta-feira (23 a 25/10), cerca de 400 alunos de escolas da Amrec e Amesc vão participar de oficinas de pintura e de escavação, além de conhecer um modelo de uma caverna com pinturas rupestres e saber mais sobre o trabalho do arqueólogo e sobre as populações indígenas.
Os alunos poderão ainda conversar com os pesquisadores que atuam no Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e no Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território, vinculados ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc e responsáveis pelo workshop.
Segundo o coordenador do Lapis, Juliano Bitencourt Campos, o workshop é sempre pensado dentro da temática central da SCT, que neste ano é "Ciência para a Redução das Desigualdades". Desta maneira, em 2018, às informações sobre a população Guarani e Xokleng e sobre os sambaquis, foi acrescentado material sobre "Arqueologia e as Comunidades Tradicionais", abrangendo os quilombolas e os pescadores.
"Os visitantes poderão conhecer objetos relacionados a diferentes culturas e mais informações sobre elas, participar da oficina de pintura, onde vão saber sobre a fabricação das tintas e serem estimulados a pintarem em um painel, poderão visitar uma representação de uma moradia e participarem de uma oficina de escavação, onde conhecerão melhor o trabalho do arqueólogo", conta.
O 3º Workshop de Arqueologia ocorre das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas e possui aproximadamente dez escolas confirmadas para visitação. Os interessados em trazer suas turmas, podem agendar as visitas pelo telefone (48) 99863-0390, com Giovana Cadorin.