Içara continua muito bem representada no xadrez a nível estadual, nacional e internacional. Dos dias 2 a 10 de fevereiro, foram realizadas em Lisboa, Portugal, as disputas do Open Portugal 2019. Representando o município, o técnico Claudionor Pirola volta para o Brasil com mais uma competição de alto nível no currículo.
"Essa com certeza foi uma experiência positiva, onde tive a oportunidade de enfrentar grandes nomes do xadrez internacional. Acredito que os objetivos tenham sido cumpridos: pude me aprimorar tecnicamente e foi dado início à parceria junto a clubes portugueses, o que trará retorno para as aulas em Içara", destacou o técnico içarense.
Claudionor teve um bom início no torneio pensado, empatando na segunda rodada com o Mestre FIDE espanhol Javier Aguera Naredo, e manteve uma performance regular até a última partida, quando acabou perdendo. Na competição rápida foram cinco pontos em oito rodadas, tendo ainda, enfrentado o canadense Eric Hansen. Ao todo foram seis países em nove rodadas: Escócia, Espanha, Noruega, Polônia, Portugal e Singapura.
O evento contou com 260 participantes, representantes de 40 países, com dois ritmos de competição: rodadas pensadas, e o encerramento com um torneio de rápidas.