Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 07/04/2022 - 18:40 Atualizado em 07/04/2022 - 18:47

Conversei hoje com o secretário Thiago Vieira e ele trouxe um fato novo. A última etapa do Anel Viário, que falta fazer, até a entrada do Rio Maina, vai ser feita. Sempre soubemos que o Estado havia feito o que lhe cabia, licitação, recurso no caixa, encaminhamento técnico da obra, e que o resto era com a prefeitura, que resolveria a questão das desapropriações e encaminhamento das licenças.

Das licenças, o vereador Miguel Pierini, que tem acompanhado muito isso, tem tratado e nos informou que até o dia 18 o IMA libera a licença. Era o que faltava. Mas a novidade é que a prefeitura de Criciúma, que bancaria as desapropriações, disse que não vai bancar, claro que não nesse tom, mas a rigor foi isso, e o Estado assumiu as desapropriações. Para isso foi necessária uma negociação. As desapropriações serão bancadas pelo Estado, ao custo de R$ 3 milhões. Essa é a novidade.

Segundo o secretário Thiago, até o fim de abril tudo deve estar resolvido, a licença ambiental e as desapropriações, o que nos permite projetar que ainda em abril ou no início de maio as máquinas estarão roncando nesse último trecho do Anel Viário. É a previsão do secretário de Infraestrutura do Estado.

Seif para o Senado

Hoje conversamos com Jorge Seif, candidato que o presidente Bolsonaro definiu para concorrer ao Senado em Santa Catarina. Havia outras possibilidades, mas o presidente teve essa opção. Pela relação pessoal, e por ser do ramo de pescados, ele era o secretário nacional da Pesca até o fim de semana. Seif é da intimidade do presidente, frequenta a casa do presidente, é chamado no privado de "06" do presidente.

Um desconhecido? Sim. Nunca disputou eleição? Sim. Conversamos com ele hoje na Som Maior. Claro que tem suas ideias, mas vou entrar no desempenho. Ele mostrou que na TV, com o Bolsonaro dizendo que ele é o candidato, e ele tendo espaço para suas teses, para sustentar as suas convicções, ele vai ocupar espaços. Vai se eleger? Não sei, é uma vaga só, mas é um candidato.

Ontem quando foi anunciado o nome dele houve quem dissesse que era balão de ensaio. Não vejo isso. É candidato para ficar na chapa do PL, Jorginho governador e Seif senador. Falta a vaga do vice, que pode ser o Daniel Freitas, o Kennedy Nunes, mas essa vaga será definida lá na frente.

 

Por Adelor Lessa 08/04/2022 - 18:40 Atualizado em 08/04/2022 - 18:44

O momento que vivemos, depois do prazo de desincompatibilização, é de amarração, acordos e muito blefe no ambiente político, focando nas eleições de outubro. Os 25 candidatos de Criciúma e entorno estão em campo. Não colocamos nessa lista candidatos da Amesc nem da Amurel. Esses 25 estão buscando, articulando, a dezena de candidatos a federal também.

Falando em chapas majoritárias, a região de Criciúma tem apenas Jorge Boeira como possiblidade. Filiado ao PDT, ele pode ser candidato a vice-governador ou senador. Ficou mais forte a possibilidade dele ser candidato a vice de Décio Lima (PT) com Dário Berger (PSB) buscando a reeleição ao Senado. Boeira pode ser candidato ao Senado, se Dário concorrer a governador.

Hoje o senador Esperidião Amin (PP), na Som Maior, escalou Raimundo Colombo (PSD) ao Senado. Disse que não é narciso, mas que se olha no espelho e se vê candidato a governador com Raimundo ao Senado. Ele é pitoresco nas suas entrevistas, e fez essa colocação, mas é claro que é uma tese, uma ideia. Se Raimundo aceitar, se PSD aceitar apoiar Amin, o senador acha que pode fazer uma aliança forte e entrar em uma campanha.

Amin agendou a definição dessa parceria para final de maio. Entende que, até lá, ou ata, ou desata.

O ex-deputado Paulo Bornhausen, que está filiado ao PSD e passou o dia na região de Criciúma, entende que a parceria de Amin será com Gean Loureiro e o União Brasil. E defendeu que o PSD, na verdade, apoiará Gean.

Kennedy Nunes, deputado em quarto mandato, reafirmou hoje, na Som Maior, sua disposição de concorrer a senador pelo ambiente bolsonarista. E disparou que para ser bom candidato não precisa "tomar tubaína" com o presidente, em alusão a Jorge Seif, que disse ter sido escolhido candidato pelo presidente por "tomar tubaína com o presidente". Tubaína é um guaraná famoso. Kennedy não engole isso e está disposto a contrapor com Jorge Seif no ambiente bolsonarista.

Kennedy tem base eleitoral em Joinville faz décadas mas nasceu aqui, é criciumense de nascimento. O PTB definirá para onde vai neste fim de semana em encontro estadual, mas é certo que não apoiará Carlos Moisés.

Confira o comentário que foi ao ar no Ponto Final na Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 11/04/2022 - 10:39 Atualizado em 11/04/2022 - 11:03

Faz três meses que o Presidente Bolsonaro sancionou a lei 14.299, que criou grupo de transição para o setor produtivo do carvão, mas ainda não foi publicado o decreto que vai criar o conselho responsavel pela elaboração do Programa de Transição Energética, e não tem previsão.

O setor depende de decreto para encaminhar o plano até janeiro de 2023, como está previsto na lei.
O grupo deverá ser formado por representantes dos governos federal e estadual e da iniciativa privada.

De acordo com publicação de hoje do portal Poder 360, o Ministério de Minas e Energia informou que o decreto cabe ao Ministério da Casa Civil, que, por sua vez, disse que os ministérios envolvidos no assunto estão construindo o texto, sob sua coordenação, mas ainda sem previsão para a publicação.

O programa deverá implementar medidas, ao longo dos próximos 18 anos, para redução de emissões de gases de efeito estufa, como o gás carbônico, e de substituição gradual da geração a carvão, até o completo encerramento da atividade termelétrica carbonífera no Estado, projetado para 2040.

Destaca ainda o Poder 360 que "a indefinição quanto ao decreto preocupa a indústria, que teme que, sem a criação do conselho, a lei se torne inócua e, ainda, traga uma insegurança jurídica que trave investimentos em tecnologias para essa transição, como as de captura de CO2".


 

Por Adelor Lessa 12/04/2022 - 17:27 Atualizado em 12/04/2022 - 18:59

O PSB catarinense dá sinais de estar efetivamente preocupado com os movimentos do ex-deputado Décio Lima, PT.

Depois que uma foto de Décio com os ex-deputados Jorge Boeira e Gelson Merisio, durante encontro em Florianópolis, na segunda-feira, foi publicada aqui, a direção estadual do PSB distribuiu nota onde diz ter sido pega de surpresa.

No encontro, Décio, Boeira e Merísio trataram da formação da Frente de Esquerda (ou Frente de Esquerda) e do "palanque multiplo" para Lula no estado. Nenhum dos três falou sobre montagem de chapa.

Abaixo, a nota do PSB:  

"A apresentação de uma chapa majoritária pelo petista Décio Lima pegou de surpresa outros partidos que participam da construção da chamada Frente Popular Democrática. Para o presidente estadual do PSB, Cláudio Vignatti, apresentar um chapa com nomes definidos antes de se esgotarem todas as conversas entre os partidos é atropelar a unidade que vem sendo construída desde o ano passado e favorecer o bolsonarismo em Santa Catarina. 

Ele acredita que o momento é de construção, sem excluir nenhum nome de postulantes da posições na majoritária. Todos devem ser bem-vindos no projeto, que deve ter como única meta derrotar o negacionismo e as forças de opressão e atraso que estão no poder".

Por Adelor Lessa 12/04/2022 - 21:46 Atualizado em 13/04/2022 - 05:44

Os prefeitos do MDB de Santa Catarina decidiram ontem à noite, em Florianópolis, durante reunião com deputados estaduais, apoiar a reeleição do governador Carlos Moisés, Republicanos.

Nesta quarta-feira, o deputado Moacir Sopelsa, presidente da Assembléia Legislativa, vai reunir a bancada estadual, bancada federal, presidente estadual do partido, Celso Maldaner, e o ex-prefeito Antídio Luneli, para tratar do que foi deliberado e definir encaminhamentos.

A reunião de ontem foi fechada, sem acesso da imprensa, apenas com prefeitos, vices e deputados estaduais. 

Cada região teve um prefeito falando pelos demais.

A decisão unânime vai ter peso nas discussões que vão avançar no MDB sobre apoio à reeleição de Moisés.

 

  

   

Por Adelor Lessa 14/04/2022 - 14:46 Atualizado em 14/04/2022 - 15:03

No momento em que avançam as articulações para o MDB fechar apoio para sua reeleição, o governador Carlos Moisés, Republicanos, tem duas viagens programadas à região, onde tem um dos focos de resistência no ambiente emedebista.

Apesar do apoio declarado de prefeitos e deputados estaduais da região, há dirigentes municipais do MDB que resistem em apoiar Moisés, descartando a candidatura de Antidio Luneli.

O ex-deputado Ronaldo Benedet, coordenador da candidatura de Antídio na região, é o principal "líder da resistência".

Na segunda-feira, o Governador Moisés voltará à região, com os deputados emedistas Vampiro e Ada de Luca ao lado, e vai à Nova Veneza participar do ato do prefeito Geio Frigo, PSDB, de lançamento de um pacote de obras, às 18h.

Havia a expectativa que o Governador aproveitasse a viagem para entregar a ordem de serviço para obra do ultimo trecho do anel viário de Criciúma, mas o secretário de infraestrutura de estado, Thaigo Vieira, informou que não será desta vez.

Garantiu, no entanto, que será durante o mês de abril.

 

Antídio mais de leve

De outro lado, o ex-prefeito Antídio Luneli, pressionado para retirar a candidatura a governador, disse hoje na rádio Som Maior que se mantêm no processo, e não admite renunciar.

Ele venceu (por WO) a prévia feita pelo partido para indicar o candidato a governador.

Agora, o partido precisa de sua desistência para avançar nas negociaçõs com Moisés. Ou, experar a convenção, em julho, para decidir no voto.

Mas, Antídio adotou um discurso mais "ameno" na entevista de hoje.

Disse que não desiste, mas ao mesmo tempo admitiu que, se for para fazer um acordo, o MDB deve indicar os candidatos a vice-goverrnador e senador, e indicou os nomes, respectivamente, de Celso Maldaner e Carlos Chiodini.

 

 

 

Por Adelor Lessa 14/04/2022 - 18:48 Atualizado em 14/04/2022 - 18:53

Um novo julgamento de recurso do prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancelier (PP), estará na pauta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na próxima terça-feira (19). Os advogados de Cancelier estão otimistas que ele possa retornar ao cargo. Em 20 de maio fará um ano do afastamento por conta dos desdobramentos da Operação Benedetta da Polícia Federal. Enquanto isso, o vice Jair Nandi (PSD) segue como prefeito interino.

Mais um candidato a deputado estadual na região. Marcos Viscardi, de Içara, foi confirmado como postulante a uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alesc) pelo PTB. Ele é um dos nomes de confiança do deputado Kennedy Nunes, que é pré-candidato a senador.

E o governador Carlos Moisés (Republicanos) volta à região. Na segunda-feira (18) ele estará em Nova Veneza, participando de ato de lançamento de um pacote de obras da gestão do prefeito Rogério Frigo (PSDB). Boa parte dos recursos são provenientes do Estado para esses investimentos.

Mais alguns dias depois e Moisés retornará. Desta vez, para entregar a ordem de serviço das obras do último trecho do Anel de Contorno Viário, em Criciúma.

Ouça o comentário no podcast:

 

Por Adelor Lessa 18/04/2022 - 09:53 Atualizado em 18/04/2022 - 10:09

Se alguém tinha duvida, o ex-prefeito Gean Loureiro, União Brasil, deixou claro hoje na rádio Som Maior que não estará com o governador Carlos Moisés, Republicanos, na eleição de outubro.

O parceiro de Gean será o ex-governador Ramundo Colombo, liderando o time do PSD.

Moisés fará chapa com dois indicados pelo MDB. Provavelmente Carlos Chiodini, candidato ao senado, e alguém do oeste ou meio oeste para vice-governador (Valdir Cobalchini, Celso Maldaner ou Moacir Sopelsa).

Com o Moisés ligado ao MDB e Gean com o PSD, Esperidião Amin e o PP tendem a fazer caminho próprio.

Amin não recebe bem uma parceria com o MDB, nem com Gean.

Por isso, diante dos movimentos de Moisés e Gean, ganha corpo a possibilidade de Amin confirmar candidatura ao governo, possivelmente em aliança do PP com o PSDB.

Candidatura de Amin tem apoio e estímulo da direção nacional do partido, e aplauso efusivo das bases.

Mas, antes disso, Amin pode avaliar a possibilidade de compor com Jorginho Mello, PL, indicando o candidato a vice-governador na sua chapa.

Não é a tendência, mas pode ser a saída no caso de Amin não se interessar por disputar o governo.

De momento, são quatro candidaturas postas:

. Governador Moises, com o MDB.

. Gean e/ou Colombo, PSD - União.

. Décio e/ou Dário com Boeira - Frente de Esquerda.

. Jorginho Mello, PL

 

 

 

  

 

 

 

 

  

Por Adelor Lessa 19/04/2022 - 14:46 Atualizado em 19/04/2022 - 18:41

Dirigentes dos oito partidos que estão participando das discussões para formação da Frente de Esquerda em Santa Catarina acabam de divulgar nota conjunta sobre articulações para montagem de chapa para a eleição de outubro.

Anunciam que "a composição da chapa majoritária segue em aberto", e acrescentam: "segue garantidfa a autonia dos partidos na indicação de pré-candidaturas".

A nota conjunta é distribuída depois de uma semana de informações isoladas e conflitantes de representantes dos partidos.

Assinam a nota os dirigentes de PT, PDT, PSB, Solidariedade, PSOL, Rede Sustentabilidade, PCdoB, e PV. 

Abaixo, a nota na íntegra: 

"Os partidos políticos abaixo nominados e que trabalham para construir a Frente Democrática em Santa Catarina, cuja unidade se faz na defesa e fortalecimento da democracia e contra o avanço do obscurantismo no Brasil, reafirmam o compromisso em torno da formulação de um programa comum para governar Santa Catarina. O debate sobre a composição da chapa majoritária segue em aberto, sendo garantida a autonomia dos partidos na indicação de pré-candidaturas que representem o esforço da unidade e seu programa, cuja construção se iniciou com a reunião liderada por Manoel Dias na tarde desta terça-feira, contando com a participação de representantes dos distintos partidos da Frente Democrática".

 

 

 

Por Adelor Lessa 19/04/2022 - 18:15 Atualizado em 19/04/2022 - 21:18

O STJ avaliou recurso do prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancelier. Pela decisão de hoje, ele estará afastado ainda do cargo no dia 20 de maio, ele efetivamente ficará um ano fora do cargo pelo que foi decidido em Brasília no STJ.

Em suma, o STJ decidiu que, em prazo de até 60 dias, período não prorrogável, o TRF terá que deliberar sobre a denúncia feita contra o prefeito, se aceita ou não. E, a partir disso, avaliar a eventual prorrogação da medida cautelar que trata da suspensão das suas atividades.

Gustavo continua afastado por até 60 dias e, nesse período, o TRF terá que julgar a aceitação ou não da denúncia feita contra ele. Mais uma derrota do prefeito afastado. Havia um clima entre aliados do prefeito de que seria definido pelo retorno dele. Depois, circulou a informação que ele retornaria ao cargo em 60 dias. Não é fato.

Até 19 de junho, o TRF terá que deliberar sobre a denúncia contra Gustavo Cancelier.

Ouça mais detalhes no podcast:

Confira mais destaques do dia na política no comentário do Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 20/04/2022 - 16:16 Atualizado em 20/04/2022 - 16:18

Criciúma, a maior cidade da região Sul de Santa Catarina, não dispõe de uma sede própria para a Câmara de Vereadores. Atualmente, os 17 legisladores municipais exercem a atividade parlamentar em um dos andares do Centro Profissional de Criciúma, no bairro Pio Corrêa.

A Bancada do Sul - grupo que reúne os deputados estaduais que representam na Alesc os municípios da região Sul - se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), nesta quarta-feira (20), e apresentou a demanda recebida pela mesa diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma para a construção de uma sede própria 

“Recebemos o pleito dos deputados que se sensibilizaram pela necessidade de Criciúma ter um ambiente adequado para a execução das atividades legislativas. O parlamento catarinense irá estudar a melhor maneira de apoiar essa iniciativa”, disse Sopelsa.

Por Adelor Lessa 20/04/2022 - 18:48 Atualizado em 20/04/2022 - 19:15

Já estamos com 28 candidatos a deputado estadual em Criciúma e entorno. A continuar assim, um candidato vai roubar do outro a eleição e esse número todo de candidatos vai levar Criciúma a ficar com uma representação menor na Alesc. Não é uma novidade, mas a continuar assim teremos esse prejuízo, o que é ruim para a cidade. Isso enfraquece politicamente a cidade.

Um exemplo: hoje a bancada do Sul esteve no gabinete do presidente da Alesc. Estiveram ajustando com o presidente Moacir Sopelsa (MDB) repasse de recursos para construção da nova sede da Câmara de Vereadores em Criciúma. O dinheiro está praticamente assegurado. Essa é a boa notícia. E porque isso? Por que a região tem representação forte na Alesc. Hoje, 20% da Alesc é do Sul. Temos outros tantos exemplos de obras importantes, encaminhamentos importantes, o Centro de Inovação de Criciúma saiu por atuação da bancada parlamentar. Acontece assim pois temos representação política expressiva.

Se pulverizar, teremos candidatos demais, o que contribui para a legenda dos partidos, mas os candidatos farão pouco voto, vão dividir os votos daqui, e aí não elegem, não fazem votação suficiente. Esse número excessivo de candidatos vai contribuir para a eleição de candidatos de outras regiões. Falamos disso em toda a eleição. Não queremos tirar ninguém do páreo, mas 28 é candidatos demais. Daqui a pouco vem a 30. Vamos pagar caro se continuar assim.

Ouça a lista dos atuais pré-candidatos no podcast abaixo.

Notícia boa

A notícia boa é que nesta quinta teremos o reconhecimento oficial do Geoparque Caminhos dos Canyons pela Unesco. Tratamos do assunto o dia todo, preparando a cobertura especial desta quinta. Não trata-se de um parque cercado apenas, é uma plataforma de divulgação mundial da nossa região. Isso vai dar uma repercussão mundial para os canyons do extremo Sul. Isso representa geração de emprego e renda para a região.

Com todo o barulho de divulgação, de rodar o mundo, agora o espaço dos canyons estará no roteiro dos grandes Geoparques do mundo. Só como está hoje já temos mais de 100 pousadas e mais de 300 casas no Airbnb em Praia Grande. Isso é emprego para a região toda. 

Para marcar esse grande momento, estaremos com a equipe da Som Maior e do 4oito no ar a partir das 7h desta quinta-feira direto de Praia Grande.

Confira o comentário do Ponto Final no podcast:

 

Por Adelor Lessa 22/04/2022 - 18:44 Atualizado em 22/04/2022 - 19:19

O governador Carlos Moisés virá segunda-feira a Criciúma, para entrega da nova sede da Celesc, uma sede ampla e moderna. Hoje a Celesc tem vários departamentos, ocupa vários espaços na cidade, e agora concentrará tudo lá. Estará o presidente Cleicio Poleto, da Celes, o governador e outras autoridades.

E o governador deverá voltar na quinta ou sexta-feira para cumprir uma agenda em Forquilhinha, sobre o aeroporto e outras obras com o prefeito Neguinho, e também para entregar a ordem de serviço para o início das obras do Anel Viário de Criciúma, na sua etapa final. Na vinda desta segunda Moisés deve confirmar o retorno na quinta ou sexta-feira para entrega dessa ordem de serviço.

Moisés tem cumprido agenda praticamente toda a semana na região, que tem recebido olhar especial. Mas também há uma motivação de ordem política: o governador é candidato à reeleição e se projeta para ser reconhecido como o candidato do Sul, que movimentou com Jorge Boeira, Clésio Salvaro, Joares Ponticelli e nenhum deles se consolidou. Boeira pode ser candidato a vice na Frente de Esquerda.

Moisés não nasceu no Sul mas mora em Tubarão há muitos anos. Comandou o Corpo de Bombeiros em Criciúma e depois em Tubarão, onde tem residência. Ele casou em Tubarão, suas filhas são de Tubarão, então tem relação muito forte com a região.

MDB e Moisés

Falando em governador e candidatura à reeleição, Moisés tem uma proposta do MDB e está fechando negociações para ter o apoio na busca da reeleição. Tem uma proposta do MDB para fechar apoio que é o seguinte: o MDB fecha com Moisés, indica três secretários agora (Agricultura, Educação e Saúde) e, além disso, o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa, assumiria o governo por 90 dias. A vice-governadora Daniela Reinehr não poderá assumir, então Moisés se licenciaria e Sopelsa assumiria. Essa é uma condição para o MDB apoiar Moisés. O MDB ainda não bateu o martelo, mas se bater, terá esses três secretários e o governador interino por 90 dias.

Hoje, o líder do governo na Alesc, é o deputado José Milton Scheffer (PP). Como Zé Milton ficará líder do governo com o MDB tendo o governador? É assunto mais pra frente.

Arroio do Silva

No Balneário Arroio do Silva, o prefeito Evandro Scaini lançou a obra do seu calçadão. O prefeito tenta recuperar o tempo perdido pela cidade e essa obra será fundamental. O edital foi lançado hoje, depois de resolvidos os problemas ambientais. Agora já é possível fazer projeção de datas.

Heimatfest

Forquilhinha está em festa. Fizemos programa de lá nesta sexta-feira e a Heimatfest está em andamento, um evento que deve ser valorizado, visitado e bem frequentado. O fim de semana será de muitas atrações. Parabéns a todos os envolvidos pela festa.

Ouça o comentário que foi ao ar no Ponto Final na Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 25/04/2022 - 13:39 Atualizado em 25/04/2022 - 13:47

O médico e ex-vereador Alisson Pires deve ser anunciar nesta semana sua candidatura a deputado estadual.

Ele está sendo estimulado por filiados e dirigentes do PL, especialmente a candidata a deputada federal, Julia Zanata.

Na eleição municipal de 2020, Alisson foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Julia.

Alison fez consulta ao seu grupo de apoio, que aprovou a candidatura.

Em caso de confirmação do projeto de Alisson, passa a ter 29 "pretendentes" a lista de possiveis candidatos a deputado estadual por Criciúma e o seu entorno.

 

 

 

Por Adelor Lessa 25/04/2022 - 20:34 Atualizado em 25/04/2022 - 20:40

O governador Carlos Moisés, Republicanos, usou as redes sociais para disparar chumbo grosso contra o ex-governador Raimundo Colombo, PSD, falando de um empréstimo feito em 2013.

Colombo é critico mais duro de Moisés. Na semana passada, na rádio Som Maior, disse que o Governador está cooptando prefeitos com distribuição de recursos e citou como exemplo o prefeito de São Miguel do Oeste.

Na postagem, Moisés cita contrato de financiamento usado por Colombo para repassar recursos a municípios e, segundo ele, "agradar prefeitos aliados com vistas às eleições de 2014".

Acrescentou que Colombo deixou o cargo em 2018, mas os catarinenses ainda vão pagar a dívida do financiamento contráido até 2035.

De acordo com Moisés, o contrato de financiamento era de R$ 3 bilhões. Mais de R$ 1,5 bilhão já foi pago e, depois de nove anos, o Estado ainda deve "praticamente os mesmos R$ 3 bilhões", porque os juros fizeram o valor da dívida crescer.

Os números usados pelo governador constam na prestação de contas de 2021, entregues ao Tribunal de Contas do Estado.

Na postagem de Carlos Moisés, ele afirma que os empréstimos eram feitos porque "era o caminho mais cômodo" e que, na gestão anterior, ações como o enxugamento da máquina e o combate à corrupção estavam "fora de cogitação".

Por Adelor Lessa 27/04/2022 - 05:52 Atualizado em 27/04/2022 - 07:01

O ex-deputado federal do sul Jorge Boeira, PDT, decidiu que será candidato a senador.

Estava sendo "mapeado" para candidato a vice-gocernador, mas mudou de rumo. 

O próprio Boeira vai detalhar sua posição daqui a pouco na Som Maior. 

Outras informações que serão detalhadas a partir de 7h na Som Maior:

  • PSD vai antecipar decisão sobre candidato a governador;
  • Vereador Nícola Martins convidado para assumir função no Governo Salvaro;
  • Depois de aprovado por 8 x 1 o projeto que amplia APP na região dos Lagos no Rincão, o que será feito;
  • Deverá ser votado hoje na Assembleia Legislativa projeto para reduzir ICMS do leite.

 

Por Adelor Lessa 27/04/2022 - 14:47 Atualizado em 27/04/2022 - 14:59

O advogado Jeferson Monteiro, primeiro suplente de vereador, teve sua filiação no Republicanos registrada hoje na Justiça Eleitoral.

Confirmada a filiação, ele comunicou a sua pré-candidatura a deputado estadual.

Até o momento, é o único candidato a deputado estadual pelo partido do Governador Moisés.

Com ele, a lista de candidato a deputado estadual por Criciúma e municipios vizinhos salta para 30.

A saber:

PP - Julio Kaminski, Fernando Crozzeta (Orleans) e Sargento Valcir (Siderópolis;

PSDB - Acélio Casagrande, Dóia Guglielmi, Giovana Galatto e Aroldinho Frigo:

MDB - Dr Aníbal, Ganso, Paulo Ferrarezi, Juninho Venturine (Rincão) e Karen Moura (Urussanga):

PSD - Julio Garcia e Ricardo Fabris;

PSB - Fábio Brezola;

PDT - Rodrigo Minotto;

União Brasil - Márcio Búrigo;

PL - Jessé Lopes e Alisson Pires;

Podemos - Camila do Nascimento;

PT - Julio Bittencourt e Celio Elias (Forquilhinha);

Avante - Obadias;

Novo - André Casagrande, Stevan Arcari e Debora Pierini;

PSOL - Erick;

PTB - Marcius Viscardi (Içara);

DC - Vânio de Oliveira;

Republicanos - Jeferson Monteiro.

 

Por Adelor Lessa 28/04/2022 - 06:51 Atualizado em 28/04/2022 - 06:57

O advogado Rodrigo Ganso passa a ser o candidato unico do MDB de Criciúma a deputado estadual.

O vereador Paulo Ferrarezi que também estava no páreo informou que passou a apoiar Ganso.

Garantiu que o médico Anibal Dário, que também era candidato, faz o mesmo. Passa a apoiar Ganso.

Mais detalhes, a partir de 7h na rádio Som Maior.

Outra informação que será detalhada será a confirmação da posse do vereador Nicola Martins, na segunda-feira, como Coordenador do Comitê Gestor da prefeitura de Criciúma. Função terá nivel de secretaria. Nicola vai se licenciar da Câmara a partir de amanhã. 

 

Por Adelor Lessa 30/04/2022 - 07:35 Atualizado em 30/04/2022 - 07:42

Obprefeito de Lages, Antônio Ceron, PSD, aliado político, amigo pessoal e ex-secretário do governo de Raimundo Colombo, afirmou ontem, durante reunião do governador Carlos Moisés, Republicanos, com prefeitos da Serra, em Otacílio Costa, que a região saberá reconhecer o trabalho do Governador.

"O serrano é muito fiel a quem ajuda a região. O senhor pode ter certeza absoluta. Eu sei que o senhor não trabalha pela recompensa em voto. O senhor trabalha pela consciência de fazer uma grande gestão. Mas a maneira de agradecer quem faz o bem é também ser leal na hora que quem faz o bem precisa da gente. O senhor pode contar com a região serrana, que ela vai reconhecer muito o que o senhor fez. E a maneira de reconhecer todos sabemos qual é", declarou Ceron, arrancando aplausos de outros prefeitos.

Durante a reunião, o governador também recebeu manifestações de apoios de outros prefeitos da Serra Catarinense, de diversos partidos.

Por Adelor Lessa 30/04/2022 - 07:35 Atualizado em 30/04/2022 - 07:42

Obprefeito de Lages, Antônio Ceron, PSD, aliado político, amigo pessoal e ex-secretário do governo de Raimundo Colombo, afirmou ontem, durante reunião do governador Carlos Moisés, Republicanos, com prefeitos da Serra, em Otacílio Costa, que a região saberá reconhecer o trabalho do Governador.

"O serrano é muito fiel a quem ajuda a região. O senhor pode ter certeza absoluta. Eu sei que o senhor não trabalha pela recompensa em voto. O senhor trabalha pela consciência de fazer uma grande gestão. Mas a maneira de agradecer quem faz o bem é também ser leal na hora que quem faz o bem precisa da gente. O senhor pode contar com a região serrana, que ela vai reconhecer muito o que o senhor fez. E a maneira de reconhecer todos sabemos qual é", declarou Ceron, arrancando aplausos de outros prefeitos.

Durante a reunião, o governador também recebeu manifestações de apoios de outros prefeitos da Serra Catarinense, de diversos partidos.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito