Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 16/03/2020 - 23:30 Atualizado em 16/03/2020 - 23:53

Em ato agora a noite em Orleans, o vereador Lucas Librelato assinou filiação no PSD.

Ele foi o vereador mais votado de Orleans em 2016, eleito pelo PSDB.

O ato foi prestigiado pelo deputado Julio Garcia, deputado federal Ricardo Guidi e o deputado Ulysses Gabriel, que é natural de Orleans, também da família Librelato.

A filiação de Lucas é um aditivo importante para a candidatura de Ulysses a prefeito.

Por Adelor Lessa 16/03/2020 - 09:16 Atualizado em 16/03/2020 - 09:17

A professora Rose Reynold pode ser uma das novidades na lista de candidatos a vereador de Criciúma.
Ela tem sinalizado estar com disposição de estrear no processo politico e tem mantido contatos com PSD, PP e PSL. Deve decidir por um destes partidos até o fim de semana.
Rose foi secretaria municipal de educação, teve atuação destacada na Unesc, e estava até poucos dias trabalhando na Acic na organização de ações na área da educação.

Depois do cruzeiro
O vereador Julio Kaminski voltou à Criciúma no sábado, depois de 10 dias num cruzeiro que havia sido contratado pela sua esposa em 2019.
Ontem, se reuniu com Jeferson Monteiro, Ricardo Beloli, vereador Edson Paiol e suplente de vereador Alisson Pires.
Está encaminhado o ato de filiação do grupo na quinta-feira, com o presidente estadual do PSL, deputado Fabio Schiocheti, e o secretário geral, Douglas Borba.

Em busca de empresário
Em Forquilhinha, o PSL fez convites para falação de três possíveis candidatos a prefeito. Todos do meio empresarial, sem experiência eleitoral.
Claudio Tiscoski, empresário e ex-presidente da associação empresarial, Aloisio Tiscoski, empresário, e Rogério Feller, gerente da Coopera.
Um deles deve ser o candidato do partido a prefeito, apostando na mudança.

Reforço na articulação
Primo Menegelli, empresário e ex-prefeito, morando no Mato Grosso faz mais de uma década, está em Araranguá para participar das articulações finais para reforçar a candidatura a prefeito do seu filho, Primo Junior, hoje vice-prefeito, rompido com o prefeito Mariano Mazzuco.
Primo, Primo Junior e o vereador Igor Gomes, provável candidato a vice, fizeram a filiação no fim de semana médico Eloir Ribeiro, diretor da Unimed na cidade.

Novos tucanos
A deputada federal Geovania de Sá, presidente estadual do PSDB, fez ato para 80 novas filiações em Urussanga.
Destaque para três vereadores - Braz Cizeski, Vanderlei Deco Marcirio e Marcos Silveira, o Marquinhos.
Em Meleiro, foi feita a filiação do vereador Kaka Salvaro.
Em Imbituba, o vereador Anderson Teixeira, que foi o mais votado na ultima eleição.

 

Por Adelor Lessa 16/03/2020 - 06:58 Atualizado em 16/03/2020 - 07:21

Complicado falar de política, candidaturas e trocas de partido, quando só se ouve falar de coronavírus. E isso faz todo o sentido, porque a pandemia está chegando às nossas portas.

Todos tem que tomar cuidado e levar a sério as orientações.

Mas, as articulações a caminho da eleição continuam a todo vapor.

Eventos com dezenas de pessoas não devem mais ser realizados. A filiação de Evandro Scaine e seu time, sábado, no Arroio do Silva, e as filiações no PSDB, sexta-feira à noite, em Criciuma, devem ter sido os últimos.

A partir de agora, vão ser reuniões de poucas pessoas para fechamento de negociações e filiações.

Em Criciuma, o vereador Tita Beloli, de saída do MDB, pode definir sua filiação no PSD ou PSDB. Vai depender das negociações que está fazendo com o prefeito Clesio Salvaro.

O secretário de saúde, Acelio Casagrande, agora envolvido com a operação especial para combater o coronavirus, só vai decidir sua filiação na ultima semana de março. Reta final do prazo de filiação.

Na pauta da semana, destaque para a reunião do diretório do PSD de Içara, na sexta-feira, dia 20, quando será apresentado o resultado de uma pesquisa contratada pelo partido. O nome que aparecer mais bem posicionado deve passar a ser o candidato do partido a prefeitura.

Por Adelor Lessa 14/03/2020 - 10:44 Atualizado em 14/03/2020 - 12:24

Dois fatos marcam a agenda política no fim de semana na região. Em Criciúma, o PSDB fez encontro regional ontem à noite, na Associação Imbralit, e aproveitou para fazer filiação de 10 candidatos a vereador.

Destaque para o vereador Toninho da Imbralit, ex-MDB, candidato a reeleição, e Nicola Martins, ex-PL, presidente da fundação municipal de esportes.

Em Arroio do Silva, hoje pela manhã, está sendo preparada uma “festa" para marcar a filiação no PSL do ex-prefeito Evandro Scaini, ex-PSD, e o seu grupo. Devem segui-lo pelo menos três vereadores, empresários, suplentes de vereador e lideres comunitários. A expectativa é que Evandro seja candidato prefeito, o que seria o terceiro mandato.

Antes disso, a semana termina com dois fatos novos na política, a caminho da eleição. Valmir Comin, ex-deputado, agora presidente do PP, passou o dia ao telefone, e trancado em reuniões. Está empenhando para montar a nominata de candidatos a vereador (o partido corria o risco de não disputar eleição para vereador).

Em Lauro Müller, o prefeito Valdir Fontanella, PP, reassumiu ontem, com discurso enfático, de ataque contundente aos adversários, e prestigiado por políticos de vários partidos.

Evandro responde

1- Por que saiu do PSD?
Evandro Scaine - “Nosso grupo ficou sem espaço no PSD. Então, os incomodados que se retirem. Nós procuramos um novo caminho para trabalhar e ter condições de crescer”.
2 - Por que o PSL?
Evandro - “Nos conversamos com cinco partidos, que nos procuraram. A conversa com o PSL, através do deputado Fabio Schiocheti e do governador Moisés, foi a que mais nos agradou em relação ao que pode ser bom para o município do Arroio.
3 - O que te move a voltar a comandar a prefeitura do Arroio pela terceira vez?
Evandro - “Isso ainda não está bem claro e definido que eu serei o candidato. Mas, estou coordenando um grande grupo, que confia em mim, e que terá um candidato. Que poderá ser eu, ou não”.

 

Em cima da hora

Ontem, poucas horas antes de assinar filiação no PSDB, Nicola Martins foi procurado pelo presidente do PP, Valmir Comin, que o convidou para voltar ao partido.
Ofereceu garantia de candidatura a vereador e espaço para provável eleição. Nicola agradeceu, mas declinou, pelo compromisso já assumido com o prefeito Salvaro. Ele saiu do PP em 2016, quando tinha sua candidatura a vereador encaminhada, e foi retirado da nominata no dia da convenção.

Presente

Acelio Casagrande, secretário municipal de saúde, participou do ato de ontem à noite do PSDB, mas ainda não assinou filiação. Previsão é final de março. Ele será candidato a vereador.

 

Por Adelor Lessa 13/03/2020 - 06:03 Atualizado em 13/03/2020 - 06:03

Eduardo Moreira se reuniu ontem em Criciúma com o medico Anibal Dário, candidato do MDB a prefeito.

Disse ter saído convencido que ele é "candidato para valer", e que se colocou a disposição. "Quando ele quiser, é só me chamar", afirmou.

Antes, Eduardo passou em Içara para visitar a " Casa Rosa", montada com recursos liberados no seu período de governo para tratamento de mulheres com câncer.

Por Adelor Lessa 13/03/2020 - 06:01 Atualizado em 13/03/2020 - 06:02

Acelio Casagrande deve ser o segundo integrante do governo Salvaro a deixar o cargo para ficar em condições de disputar eleição para vereador.
As articulações de ontem no Paço sinalizaram para isso.
Acelio iria inicialmente para o PSB. Mas, o prefeito decidiu leva-lo para o PSDB.
Anuncio pode ser feito no fim de semana.
Acelio já foi vereador, suplente de deputado, secretario de saúde de Criciúma e do estado.
Com a sua entrada no processo, passa a figurar na lista dos mais cotados para vaga na câmara.
 Na secretaria de saúde, e no entorno de Acelio, a candidatura a vereador já é tratada como fato consumado.
O primeiro integrante do governo a deixa o cargo será Paulo Cesar Bittencourt, secretário de ação social, em ato na segunda-feira. Será candidato a vereador pelo PSDB.

 

Por Adelor Lessa 12/03/2020 - 17:26 Atualizado em 12/03/2020 - 17:31

O ex-deputado Cleiton Salvaro está na nova executiva do PSB de Santa Catarina.

Foi mapeado para responder pela primeira secretaria.

O fato relevante, no entanto, é que Cleiton foi prestigiado.

Além de  mantido como comandante do partido na região, ainda foi incluído no grupo dos sete membros da executiva estadual.

Cleiton foi comunicado agora a pouco por Vignati.

Ontem os dois tiveram reunião em Florianópolis.

A posse oficial da executiva será na próxima semana, com a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

 

Por Denis Luciano 12/03/2020 - 14:59 Atualizado em 12/03/2020 - 15:01

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) concluiu faz poucos instantes o julgamento de mais um recurso encaminhado pelos advogados do prefeito afastado de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP). O recurso foi acolhido e, há poucos instantes, o TJSC decidiu pela volta de Fontanella ao cargo. Ele deve reassumir a prefeitura nesta sexta-feira, 13.

Mais detalhes em instantes.

Por Adelor Lessa 12/03/2020 - 06:17 Atualizado em 12/03/2020 - 06:17

Pergunta para Eduardo Moreira, ontem: “E o MDB de Criciúma, correndo o risco de ficar só com um vereador?”.
Resposta: “Não são eles que estão tratando? Tem deputado aí”.
Depois, ele repetiu que não sabe se vai se envolver na campanha do partido em Criciuma, mas revelou que foi procurado pelo candidato a prefeito do partido, Anibal Dário, no final de 2019. “Depois, não falamos mais”, acrescentou.
Hoje, Eduardo estará na região, tem reunião em Içara, e, quando perguntado se vai conversar com alguem do MDB de Criciúma, respondeu: “Não sei, o que eu tenho marcado é reunião com os meus irmãos”.

 

Por Adelor Lessa 12/03/2020 - 06:15 Atualizado em 12/03/2020 - 06:17

Numa convenção marcada pela “calmaria”, contrariando o clima dos dias que a antecedera, o PP de Criciúma elegeu ontem à noite, por aclamação, o ex-deputado Valmir Comin como novo presidente.
Primeiro, foi eleito o diretório, que se reuniu na seqüência para eleição da executiva.
Comin era o nome com aval da executiva estadual para comandar o partido desde o ano passado.
Agora, ele deve encaminhar aliança com o prefeito Salvaro, apoiando a sua reeleição, e montar nominata de candidatos a vereador que permita projetar a eleição de dois vereadores.
A convenção, e os seus desdobramentos, representam vitória política importante para o vereador Miri Dagostim.
O ex-vereador Itamar da Silva, ao tentar anular a convenção, deu legitimidade jurídica e política ao processo, e acabou acusado de agir de má fé.
No agravo protocolado no Tribunal de Justiça,  o advogado Alessandro Abreu, representando a executiva estadual do partido, escreveu:
"o autor (da ação) agiu de má-fé, ao omitir que a convenção foi convocada pela maioria da Executiva, como permite o Estatuto, e não por ato unilateral do Vice-presidente”.
Itamar da Silva foi o autor da ação, que levou o juiz Pedro Aujor a conceder liminar no final da tarde de terça-feira cancelando a convenção, e revogá-la nas primeiras horas de ontem, antes mesmo que o agravo protocolado no Tribunal tivesse a manifestação do relator.
Itamar não apareceu na convenção, nem o ex-presidente Paulo Conti.

 

Por Adelor Lessa 11/03/2020 - 20:07 Atualizado em 11/03/2020 - 20:42

Protesto acontece neste momento, em Florianópolis, na frente da sede da direção estadual do PSL.

Filiados do partido e simpatizantes dos deputados que estão respondendo por processo no conselho de ética acusaram o governador Carlos Moisés de "traira". Um dos deputados ameaçados é o criciumense Jessé Lopes.

Os manifestantes comiam melancias, para dizer que Moisés é verde por fora e vermelho por dentro.

O protesto acontece no momento em que a direção estadual está reunida para receber a defesa do deputado criciumense Jessé Lopes, denunciado no conselho de ética do PSL por "infidelidade".

Os manifestantes acusam Moisés de estar operando nos bastidores para expulsar os vereadores do PSL que divergem dele (Jessé e mais três).

 

Por Adelor Lessa 11/03/2020 - 16:25 Atualizado em 11/03/2020 - 16:38

Terminou agora a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, Florianopolis, para discutir a intenção do Governo do Estado de aumentar impostos para defensivos agrícolas. 

Participaram agricultores de todo o estado. Todos os espaços na Assembleia tomados. A sessão ordinária foi suspensa.

Foi a audiência que reuniu o maior número de pessoas em toda a história.

No hall de entrada foi instalado um telão, com imagem e áudio da audiência pública para agricultores que não conseguiram lugar no auditório.  E o hall ficou lotado (foto).

 

Por Adelor Lessa 11/03/2020 - 14:40 Atualizado em 11/03/2020 - 14:50

O diretor geral da Cerâmica Elizabeth, Manfredo Gouveia, foi reeleito agora a pouco presidente da Anfacer, Associação Nacional dos Fábricantes de Revestimentos Cerâmicos.

Assembleia da Anfacer que reelegeu Manfredo foi realizada durante a ExpoRecestir.

 

Por Adelor Lessa 11/03/2020 - 11:09 Atualizado em 11/03/2020 - 11:49

O juiz Pedro Aujor acaba de revogar liminar que havia concedido ontem, fim da tarde, cancelando a convenção do PP de Criciuma.

No novo despacho, o juiz diz que o assunto deve ser tratado no âmbito da Justiça Federal.

Sendo assim, se afasta do caso e revoga a liminar.

Confira a sentença:

"Observo da impetração que a convenção em questão não versa sobre o processo eleitoral (como se pode dar a entender em virtude da proximidade do pleito) mas única e tão somente das questões que envolvem a formação da própria executiva municipal, constituindo matéria interna corporis, o que refoge do âmbito de conhecimento da Justiça Eleitoral, consoante remansosa jurisprudência.

Assim, se tratando da competência absoluta (capítulo 1º do art. 64 do CPC), impõe-se a imediata revogação de liminar concedida ontem por mim e a consequente remessa do writ ao juízo federal competente.

ANTE O EXPOSTO: 1) REVOGO a liminar concedida, manifesta a incompetência absoluta da Justiça Eleitoral; 2) DECLINO da competência ao Juízo Federal competente, remetendo-se os autos à respectiva distribuição.

Comunique-se imediatamente aos envolvidos (ainda agora na parte da manhã).
Dê-se baixa.
P.R.I
Em, 11.03.2020

Pedro Aujor Furtado Júnior
Juiz Eleitoral"

Por Adelor Lessa 11/03/2020 - 06:05 Atualizado em 11/03/2020 - 09:50

O secretário de saúde, Acélio Casagrande, pode ser candidato a vereador em outubro.
A se confirmar, será uma das principais novidades na lista de candidatos.
A possibilidade passou a ser avaliada no gabinete do prefeito Clesio Salvaro.
Decisão deve ser tomada até o fim de semana.
Acelio pode ser candidato pelo PSB ou PSDB.

O primeiro
O secretário de ação social, Paulo Cesar Bittencourt, será o primeiro integrante do governo Salvaro a pedir demissão para ficar em condições de disputar a eleição.
Ele entrega o cargo na segunda-feira, dia 16, e mergulha na campanha para vereador pelo PSDB.

Sem convenção
Vereador Miri Dagostim, como vice-presidente da comissão provisória do PP, não poderia ter convocado a convenção do partido, se o presidente, Itamar da Silva, estava no exercício pleno das funções.
Foi a partir daí que o juiz Pedro Aujor fundamentou sua decisão de aceitar o pedido do próprio Itamar e conceder liminar, ontem, fm da tarde, cancelando a convenção que aconteceria hoje.
Foi uma vitória do grupo que foi destituído do comando do partido na cidade, e que faz oposição internamente a aliança com o prefeito Salvaro.  
Agora, abre espaço para novas negociações internas.

A direção estadual do PP só tomou conhecimento da decisão do juiz ontem à noite, pelo 4oito.
Falei ontem à noite com Alessandro Abreu, advogado da direção estdual, e com o ex-deputado Leodegar Tiscoski.
Falei hoje cedo com o vereador Miri Dagostim.
Eles acreditam que resolvem isso rapido e que vão remarcar a convenção para proxima semana.
É possível até que a direção estadual do PP mude a comissão provisoria.

 

 

 

Por Adelor Lessa 11/03/2020 - 06:04 Atualizado em 11/03/2020 - 06:58

O engenheiro Aroldo Bez Batti enfrentou uma fila enorme, ontem, ao acessar a rodovia Paulino Burigo, a SC 445, entrando para Criciúma. Pegou o celular e filmou.
Chegou até a “origem” de tudo, que era a passagem de pessoas de um lado para o outro da rodovia na frente da Librelato.
É evidente que os motoristas ficam irritados, porque todos tem compromissos, horário para chegar. Mas, o que fazer?
Os trabalhadores da Librelato tem que cruzar a rodovia, e em segurança.
O que fica evidente é a necessidade de uma “cirurgia" naquele local. Para ontem. Passou o tempo de implantar uma passarela, ou fazer um túnel ali.
No governo passado do estado, chegou a ser tratada a possibilidade de a Librelato fazer a obra, usando recursos que seriam pagos em tributos. A empresa topou, e o governo sinalizou positivamente. Mas, não foi além. É uma possibilidade que pode ser resgatada.
Na segunda-feira à noite, teve mais um atropelamento naquela passagem. E isso vai se repetir. Tanta gente cruzando a rodovia, em meio a tantos carros e caminhões, vai acontecer.
O vereador Alex Michels, de Içara, já articulou uma audiência pública para tratar do assunto na Câmara de Vereadores.
Que seja o primeiro movimento de um processo consistente, que consiga envolver deputados, prefeitos, empresários, entidades. Porque é preciso resolver. Não dá mais para ficar assim.
Ainda mais que a Librelato vai crescer, e isso é muito bom para a região, e outras empresas importantes vão se instalar às margens da rodovia, além de todas que já estão em operação.

 

Por Adelor Lessa 10/03/2020 - 18:56 Atualizado em 10/03/2020 - 19:09
Vereador Miri Dagostim, vice-presidente da comissão provisória do PP de Criciúma, não poderia ter feito a convocação para a convenção. A atribuição era do presidente, Itamar da Silva.
Por isso, o juiz Pedro Aujor deferiu liminar cancelando a convenção marcada para esta quarta-feira, 11.
Foi o proprio Itamar quem foi à Justiça para denunciar a ilegalidade na convocação.
Agora, será aberto espaco para negociações.
Miri convocou a convenção porque Itamar não convocou, e não deve convocar enquanto não sejam encaminhadas conversas internas.
Por Adelor Lessa 10/03/2020 - 16:25 Atualizado em 10/03/2020 - 16:37

O vereador Zairo Casagrande entregou pessoalmente, hoje à tarde, ao governador Carlos Moisés, o projeto da implantação de uma rampa de acesso ao terminal central de Criciúma a partir do bairro Comerciário.

O vereador foi levado à audiência pelo deputado estadual Rodrigo Minotto, PDT, no Palácio da Agronômica.

O Governador pediu mais detalhes do projeto, e sinalizou com a possibilidade de investimento do estado na obra.

O deputado Minotto também assumiu compromisso de tentar os recursos para a obra por outras fontes.

O vereador define o projeto como um dos mais importantes do seu mandato. Está empenhado nele desde que assumiu.

O projeto foi apresentdo na câmara de vereadores, levado à prefeitura, mas não foi encmainhado.

Ao mesmo tempo, Zairo está avaliando sua filiação ao PDT (ele foi eleito pelo PSD). Pelo que combinou hoje com o deputado Minotto, a decisão deve ser anunciada na sexta-feira.

 

 

Por Adelor Lessa 10/03/2020 - 16:17 Atualizado em 10/03/2020 - 17:47

O vereador Julio Colombo, de Criciúma, acaba de protocolar na Justiça Eleitoral a sua desfiliação do PSB.

Agora, o vereador marcou para a próxima semana a definição sobre a nova filiação partidária.

Três possibildades: PL, PSD ou PSDB.

A tendência é que o vereador migre para o PL, onde já está a sua nora, Julia Zanatta, que será candidata a prefeita.

 

Por Adelor Lessa 10/03/2020 - 06:03 Atualizado em 10/03/2020 - 06:40

O governador Carlos Moisés não virá à região no fim de semana para “abonar" filiações ao PSL.

Havia a especulação de que ele poderia estar na filiação do ex-prefeito Evandro Scaine, no Arroio do Silva, sábado pela manhã, e depois em Criciúma. Mas, no mesmo horário, ele estará retornando do oeste.

Para Criciúma, uma agenda está sendo montada pelo secretário geral do PSL, Douglas Borba, e o vereador Julio Kaminski.

A propósito, neste fim de semana Kaminski nem estará na cidade.

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito