As entidades empresariais de Criciúma e região querem que os recursos previstos para o Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário sejam repassados para as ações de combate ao coronavírus.
Para isso, a ACIC, Associação Empresarial de Criciúma, passa a liderar um movimento com o FORCRI, Fórum de Entidades de Criciúma, FIESC regional Sul e CDL.
Primeiro passo, é atuar junto aos deputados da Bancada do Sul, pedindo que liderem encaminhamentos necessários para a alteração da Lei das Eleições e da Lei dos Partidos Políticos, ou que façam o devido encaminhameto por meio de Medida Provisória.
As entidades sugerem ainda que as verbas de representação e das emendas parlamentares sejam neste momento direcionadas totalmente às ações de combate à pandemia, pois entendem que, a exemplo do que já fizeram outros países, o Brasil precisa concentrar recursos, humanos e financeiros, em resposta à crise.
Filiações em Morro da Fumaça
A deputada federal Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, fez filiações ontem à noite em Morro da Fumaça.
Além dos vereadores José Carlos Bortolin, o Calita, e Tiago Minato, ambos ex-MDB, também se filiaram Pedrinho Alcebíades, empresário, que disputou eleição para presidente da Cooperativa, Sérgio da Soller, empresário, Jaiminho Patrício, ex-vereador, Mi maccari, empresário, Pedro fogaça, candidato a vereador duas vezes, Toninho Patrício, empresário, e Neném De Biase, empresário.
Em Cocal do Sul, o ex-vereador Nei da Auto Escola, ex-PSDB, se filiou no PL, e passa a integrar a lista de alternativas para disputar a prefeitura.
Em Forquilhinha, ontem à noite, o vereador Maciel Da Soler, ex-MDB, assinou filiação no PDT e passa a ser o candidato do partido a prefeito.
Maciel é uma das principais lideranças novas do processo político local. Ele levou para o PDT suplentes de vereadores e candidatos a vereador.
Em Criciúma, Neto Ugioni, que saiu do PSB no começo da semana, fez a sua filiação no PSDB para ser candidato a vereador. Ato de filiação foi feito durante reunião com o empresário Henrique Salvaro.
À tarde, o PSL fez as filiações de Gelinho Cardoso, liderança do futebol amador e da região agrícola, e Márcio Luis da Silva, lider comunitário do residencial do Conjunto Eldorado.
O PL fez a filiação do lider comunitário Gentil Francisco, que deve ser candidato em outubro.
Em Lauro Müller, o PL fez a filiação de Alciomar De Brida, presidente da Cooperativa de Energia. De Brida pode ser candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Valdir Fontanella, PP, que vai disputar reeleição.