Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 07/07/2022 - 13:47 Atualizado em 07/07/2022 - 14:41

O vereador Juninho Venturini (MDB), de Balnerário Rincão, acaba de confirmar ao blog que atendeu pedido do prefeito Jairo Custódio (MDB) e retirou sua candidatura a deputado estadual.

Juninho respondeu pela secretaria de turismo do Rincão até o final de março e tem convite do prefeito para voltar ao cargo. Mas, pediu tempo para avaliar.

Ele foi o terceiro candidato do MDB da Amrec a deputado estadual a retirar candidatura. Antes dele, o advogado Rodrigo Ganso e o vereador Paulo Ferrarezi, ambos de Criciúma.

Karen Moura, de Urussanga, lançada pelo Juventude do MDB, informou que está avaliando o quadro e vai decidir se mantêm candidatura na convenção estadual do MDB, marcada para o dia 23.

Se Karen também retirar-se do processo, o MDB da Amrec, pela primeira vez, não terá candidato a deputado estadual. O espaço será "ocupado" pelo candidato do MDB da Amurel, deputado Volnei Weber, candidato a reeleição, e da Amesc, ex-prefeito Tiago Zilli.

Os outros

Como anunciei hoje pela manhã na rádio Som Maior, além dos três do MDB, mais quatro candidatos a deputado estadual por Criciúma e região se retiraram da disputa.

Ricardo Fabris, vice-prefeito de Criciúma (PSD), médico Alisson Pires (PL), ex-deputado Dóia Guglielmi (PSDB) e Sargento Valcir (PP).

Dóia ocupa cargo na Assembléia e para disputar a eleição deveria se exonerar, dentro do prazo de desincompatibilização, até o dia 1 de julho. Hoje, ele continua nomeado. Está fora.

Fabris anunciou ao PSD durante o mês de junho que não vai disputar. Pretende cumprir o mandato de vice-prefeito e se habilitar para a e;eição municipal de 2024.

Hoje a lista de candidatos a deputado estadual por Criciúma e Amrec tem 21 nomes. A saber:

Julio Kaminski e Croceta - PP;

Acelio Casagrande, Giovana Galato e Aroldinho Frigo - PSDB;

Karen Moura - MDB;

Julio Garcia - PSD;

Fabio Brizola - PSB;

Rodrigo Minotto - PDT;

Marcio Burigo - União Brasil;

Jessé Lopes - PL;

Camila do Nascimento - Podemos;

Julio Bittencourt e Celio Elias - PT;

André Casagrande, Stevan Arcari e Debora Pierini - Novo;

Professor Erick - PSOL;

Marcos Viscardi - PTB;

Vanio de Oliveira - Democracia Cristã

Jeferson Monteiro - Republicanos

 

Por Adelor Lessa 07/07/2022 - 13:28 Atualizado em 07/07/2022 - 13:40

O "alto escalão" do PSDB catarinense se reuniu com o senador Esperidião Amin (PP), em Brasília, falaram de novo em montar uma chapa para disputar a eleição, mas não fecharam nada porque estão esperando pelo governador Carlos Moisés (Republicanos) para dar o próximo passo.

Se Moisés não fechar com o MDB, Amin leva o PP para a aliança com Moisés, e o PSDB vai junto.

Se Moisés fechar com o MDB, não terá o PP.

Aí, pode sair a chapa de Amin governador e PSDB de vice, ou o PP indicará o vice de Jorginho Mello (PL).

Para o PSDB, a outra possibilidade, se  Moisés fechar com o MDB, é confirmar "casamento" com o Governador, indicando o suplente do senado. 

Vai tentar a vaga de senador na chapa, mas o MDB não abre mão.

 

Por Stefanie Machado 07/07/2022 - 08:44 Atualizado em 07/07/2022 - 09:13

No editorial desta quinta-feira (7), Adelor Lessa fala sobre a pulverização de votos em tempos de eleição e o risco da falta de representação política da região no legislativo estadual. 

"Vão se eleger os mais votados do partido. Então, se aqui tiver candidatos demais, vai dividir voto. E, dividindo voto, não chegam aos mais votados do partido no Estado. Isso é pulverizar voto. E a gente fica pela estrada"

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 07/07/2022 - 06:48 Atualizado em 07/07/2022 - 13:27

O orgão especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina aprovou hoje a instalação da nova Vara no Fórum de Içara.

De acordo com o presidente do Tribunal, desembargador João Henrique Blasi, a instalação deve ocorrer em setembro.

Em maio, uma comitiva liderada pelo presidente regional da OAB, advogado Alisson Murillo Matos, e a prefeita Dalvânia Cardoso, se reuniu em Florianópolis com o presidente do Tribunal para formalizar o pedido.

Na oportunidade, Blasi sinalizou para atendimento do pleito, mas informou que precisava ser aprovado pelo orgão especial, uma espécioe de instância superior para deliberações no Tribunal.

Nesta semana, Blasi recebeu comitiva de Araranguá com pedido semelhante e sinalizou que uma Vara de atuação regional deve ser instalada na comarca, mas que dependerá da analise e aprovação do orgão especial, o que está previsto para agosto.


 

Por Adelor Lessa 06/07/2022 - 18:34 Atualizado em 06/07/2022 - 20:58

No Ponto Final desta quarta-feira (6), Adelor Lessa comenta sobre o encontro, hoje, em Brasília, dos representantes do PSDB com o progressista Esperidião Amin, além dos desdobramentos da situação entre Carlos Moisés e o MDB e o adiamento das decisões da Frente de Esquerda em Santa Catarina. 

Confira o comentário completo:

 
Por Adelor Lessa 06/07/2022 - 17:49 Atualizado em 06/07/2022 - 18:00

Os presidentes dos partidos da Frente Democrática (PT, PDT, PSB, PSOL, PCdoB, PV, Solidariedade e Rede) definiram por consenso agora à tarde adiar o anúncio oficial dos nomes da chapa majoritária para a próxima quarta-feira.

Decisão tomada em reunião que terminou faz poucos minutos, em Florianópolis. 

A justificatica dos partidos é a necessidade de ampliar ainda mais o debate com os pré-candidatos e lideranças de cada partido.

Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB) continuam com seus nomes apresentados como candidatos a governador. 

Mas, Décio continua bem encaminhado para ser o candidato a governador da Frente.

Participaram da reunião, Décio Lima do PT, Manoel Dias do PDT (on-line), Cláudio Vignatti do PSB, João Ghizoni do PCdoB, Mário Dutra do PSOL, Osvaldo Mafra do Solidariedade, Guaraci Fagundes do PV e João de Deus Medeiros da Rede.

Por Adelor Lessa 06/07/2022 - 16:31 Atualizado em 06/07/2022 - 16:50

O senador Esperidião Amin (PP), almoçou hoje, em Brasília, com os comandantes do PSDB e Cidadania em Santa Catarina.

No "cardápio", eleição.

Amin repetiu disposição de ser candidato a governador e desejo de ter o PSDB na chapa.

Além disso, avaliaram outras possibilidades no cenário estadual.

Acertaram que continuar conversando. 

Estiveram presentes pelo PSDB e Cidadania, o ex-senador Dalírio Beber, as deputadas federais Carmen Zanotto e Geovania de Sá, o ex-senador Leonel Pavan, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o ex-senador Paulo Bauer, o ex-deputado Gilmar Knaesel, e o presidente estadual do PSDB, Rogério Pacheco.

PSDB e Cidadania tem federação aprovada. 

Antes do encontro com Amin, a comitiva do PSDB catarinense esteve com o presidente nacional do partido, deputado Bruno Araujo, que autorizou fechar no estado a composição que for mais interessante para o partido.

 

Por Adelor Lessa 06/07/2022 - 09:22 Atualizado em 06/07/2022 - 10:34

O governador Carlos Moisés (Republicanos) recebeu ontem à noite, na Casa da Agronômica, um grupo de empresários de Criciúma (foto).

Na pauta, projetos e possibilidades para o desenvolvimento da cidade e região.

Durante o encontro, o governador ganhou uma camisa do Criciúma, entregue pelo presidente Vilmar Guedes, vice-presidente Clesio Pavei, ex-presidente Anselmo Freitas e deputado Luiz Fernando Vampiro (foto).

Guedes aproveitou para convidar o governador para acompanhar o jogo contra o Vasco, sábado, no estádio Heriberto Hülse.

 

   

Por Adelor Lessa 06/07/2022 - 07:55 Atualizado em 06/07/2022 - 07:56

No editorial desta quarta-feira (6), Adelor Lessa fala sobre a importância de se informar sobre política e os políticos, especialmente, em um ano de eleições. 

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 05/07/2022 - 18:48 Atualizado em 06/07/2022 - 20:59

No Ponto Final desta terça-feira (5), Adelor Lessa comenta a mobilização de representantes de Araranguá em Florianópolis para a criação de uma Vara Judiciária no município. Além disso, o jornalista também fala sobre a reunião de Dário Berger com o PDT, representado por Rodrigo Minotto e Jorge Boeira; e, também, do encontro entre Carlos Moisés da Silva, governador de SC, com lideranças do PSDB. 

Confira o comentário completo:

 

Por Adelor Lessa 05/07/2022 - 13:54 Atualizado em 05/07/2022 - 14:43

O deputado estadual Rodrigo Minotto e o ex-deputado Jorge Boeira, os dois do PDT, se encontraram agora há pouco em Florianópolis com o senador Dário Berger (PSB). Na pauta, possibilidade de entendimento para a eleição de outubro.

PDT e PSB estão "matriculados" na Frente de Esquerda, mas tem divergências em relação a alguns encaminhamentos.

No PSB, Dário Berger tenta ser candidato a governador, mas a maioria dos partidos da Frente defende Décio Lima (PT).

No PDT, é posição inegociável a candidatura ao senado para Boeira. O PDT quer ter espaço no rádio e televisão para fazer campanha para Ciro Gomes.

Mas, o PSOL não concorda com a vaga aos brizolistas, exatamente para não dar "palanque" a Ciro Gomes pelos ataques que ele tem feito a Lula.

O PSOL defende Afrânio Bopré ao Senado.

Berger e PSB já haviam convidado o PDT para formar chapa fora da Frente com Dário para o governo.

O senador disse na Som Maior que se o PDT aceitar a composição, poderá até indicar os candidatos a senador e vice-governador.

O encontro de agora há pouco é reflexo da posição do PSOL em relação à candidatura ao Senado.

Enquanto os três conversavam na Capital, Claudio Vignati, presidente estadual do PSB, estava reunido em Brasília com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira.

Ontem, Vignati se reuniu em São Paulo com Geraldo Alckmin e Márcio França, ex-governador, vice-presidente nacional do PSB.

Ouviu dos três manifestações de apoio e estímulo para decidir pelo que for o melhor para o partido. Na Frente, ou fora dela.

Nenhuma restrição, por exemplo, à possível aliança com o PDT.   

  

 

 

Por Adelor Lessa 04/07/2022 - 13:25 Atualizado em 04/07/2022 - 17:53

O PSB catarinense vai definir amanhã a sua posição sobre chapa majoritária para a eleição. Antes, faz reuniões com o comando nacional do partido. Claudio Vignati, presidente estadual do partido, desceu em São Paulo hoje cedo para isso. 

A primeira foi no final da manhã, com o ex-governador Geraldo Alckimin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa de Lula (foto).

A segunda será no final da tarde, 17h30, com o ex-governador Márcio França, que será candidato a senador ou governador por São Paulo, e que integra a executiva nacional do partido.

A última será amanhã, 11h30, com o presidente nacional do PSB, ex-deputado Carlos Siqueira.

Antes da viagem, Vignati conversou com o senador Dário Berger, que reafirmou sua condição de pré-candidato ao governo.

Foi a posição que o PSB catarinense levou ao ex-governador Alckmin.

Em paralelo estão sendo feitas conversas com a coordenação nacional da campanha Lula/Alckmin.

A tendência é que amanhã, depois da reunião de Vignati com Siqueira seja liberada "fumaça branca" no PSB, com a formação de uma chapa por acordo na Frente, ou composição alternativa fora da Frente (possibilidade que voltou a ser falada nos bastidores).

Hoje, na rádio Som Maior, o ex-deputado Afrânio Bopré, do PSOL, reafirmou sua condição de pré-candidato ao senado e questionou uma candidatura ao senado do PDT pela Frente para dar "palanque" a Ciro Gomes, que vem "batendo forte" em Lula.

A coordenação da Frente de Esquerda em Santa Catarina marcou para quarta-feira o anúncio da chapa na eleição majoritária.

Por Adelor Lessa 04/07/2022 - 07:49 Atualizado em 04/07/2022 - 07:49

No editorial desta segunda-feira (4), Adelor Lessa falou sobre as pautas das eleições e as agendas políticas. As eleições de 2022 ocorrem em menos de 90 dias. 

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 02/07/2022 - 19:36 Atualizado em 04/07/2022 - 08:35

Deputados, prefeitos, vereadores, empresários, pré-candidatos e lideranças de vários partidos participaram na Arena Hard Rock Live, em São José, na tarde deste sábado, do ato de apoio a candidatura à reeleição governador Carlos Moisés (Republicanos). O evento reuniu em torno de 2 mil pessoas, incluindo mais de 100 prefeitos.

"Aqui cada um é diferente do outro. Mas hoje a gente não está aqui por causa das nossas diferenças, até porque elas são muito menores do que o que temos em comum. Porque, se tivermos que escolher, a gente vai sempre escolher a mesma coisa. A gente sempre vai escolher Santa Catarina. A gente sempre vai colocar Santa Catarina em primeiro lugar", afirmou o governador.

Organizado pelo Republicanos, o evento teve a presença de filiados do MDB, PP, PSDB, PSD, União Brasil, PL, Podemos, Democracia Cristã, Avante e Patriota.

O ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) fez discurso forte na defesa da pré-candidatura de Moisés. "Quatro anos atrás eu já havia votado no Moisés no segundo turno, e realmente ele fez um governo exitoso. Tem que continuar esse trabalho. Vejo todos aqui felizes, mas agora a bola está com todos vocês. Precisamos ir às ruas defender as ideias e as ações do governador Moisés", afirmou.

O presidente estadual do MDB, Edinho Bez, também esteve no evento.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), destacou a importância da continuidade da valorização dos municípios promovida desde 2019 por Moisés. "O que nos traz aqui é um modelo de governo com que sonhanos e defendemos há muitas décadas. Tenho sete mandatos, todos na defesa do municipalismo. Agora o governador Moisés implantou a gestão mais municipalista da história. Precisamos que esta forma de governar seja consolidada, porque depois, venha quem vier, ninguém mais poderá desmontar esse modelo", declarou o progressista.

Representando os prefeitos do PSD presentes no evento, o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, lembrou que, sob a liderança de Moisés, houve mudanças positivas na relação entre o Governo do Estado e municípios. "Há muito tempo que não se vê esse modelo de gestão em que o prefeito não precisa correr atrás do governador, mas é o próprio governador que se faz presente nos municípios", resumiu.

Por Adelor Lessa 02/07/2022 - 19:29 Atualizado em 02/07/2022 - 19:46

O empresário criciumense Ricardo Althoff, diretor da rede Althoff de supermercados, será o candidato a vice-governador pelo Partido Novo.

Hoje, durante evento em Criciúma, o diretório estadual do Partido NOVO indicou o seu nome para o processo seletivo do cargo de vice-governador nas próximas eleições. O empresário de 40 anos é filiado desde 2018 e forma uma chapa sem coligações ao lado do pré-candidato a governador Odair Tramontin, promotor de justiça.

Foi anunciado no ato que o Novo será a única sigla que não vai usar recursos do Fundo Eleitoral na campanha.
 
Althoff é vice-presidente da região Sul da Associação Catarinense de Supermercados, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na École Superiure des Affaires, na França. Tem mestrado em Administração de Empresas pela University of Manchester, na Inglaterra, e atualmente cursa mestrado em Economia pela Omma Madrid, na Espanha.
 
"Acreditamos que o Althoff tem plena capacidade para passar pelo nosso processo seletivo e nos representar no pleito eleitoral deste ano. Ele, com sua visão empresarial, complementa o nosso já aprovado Tramontin. Assim, unimos a visão pública e privada para trazer as melhores e mais efetivas soluções para melhorar a qualidade de vida do maior número de pessoas, de forma duradoura, o mais rápido possível", pontuou o presidente estadual do NOVO, Vinícius Loss.
 
Tramontin, já aprovado pré-candidato a governador de Santa Catarina pelo NOVO, disse que Althoff é um empresário brilhante, de uma região importantíssima do estado, que contribuirá muito para o Plano de Governo e para a gestão pública. Agora, o nome de Althoff segue para o Diretório Nacional do partido, para a fase de pesquisa e entrevistas do processo seletivo.

Por Adelor Lessa 01/07/2022 - 13:50 Atualizado em 01/07/2022 - 15:11

Os presidentes dos partidos que compõem a Frente Democrática (PT, PDT, PSOL, PCdoB, Solidariedade e Rede) definiram a data para o anúncio oficial dos nomes para a chapa majoritária para a eleição de outubro.

A decisão foi tomada em reunião feita hoje na sede estadual do PT,. em Florianópolis.

O presidente do PSB, Cláudio Vignatti, participou por telefone e o presidente do PV, Guaraci Fagundes, justificou a ausência, mas se fez representar pelos partidos da Federação.  

Está acordado entre os partidos da Frente que Décio Lima será anunciado candidato a governador.

Os candidatos ao senado e a vice serão definidos até o inicio da semana.

O PDT reivindica a vaga do senado, e o candidato deve ser o ex-deputado Jorge Boeira.

O PSB deve indicar o vice. Nome possível é do advogado Rodrigo Bornholdt, ex-vice-prefeito de Joinville. Também é cotado o empresário Djalma Berger, irmão do senador Dário, que a princípio está "mapeado" para ser candidato a deputado federal.

O senador Dário Berger, indicado pelo PSB para disputar o governo, pode ficar fora da eleição.

Na quarta-feira, será anunciada também a data da Convenção conjunta dos partidos de Frente.

Participaram da reunião Décio Lima,  Manoel Dias, Douglas Mattos, Mário Dutra, Osvaldo Mafra e João de Deus Medeiros, presidentes de PT, PDT, PC do B, PSOL, Solidariedade e Rede.

Por Adelor Lessa 01/07/2022 - 09:27 Atualizado em 01/07/2022 - 10:36

A Polícia Civil concluiu inquérito que apurou invasão de WhatsApp da ex-secretária municipal de Urussanga, Andresa Baldassar, e decidiu pelo indiciamento do vereador Thiago Mutini (PP) e mais três (um servidor público e dois assessores parlamentares).

Os quatro são ligados ao prefeito Gustavo Cancelier (PP).

Andresa foi secretária da prefeitura no periodo em que o vice-prefeito, Jair Nandi, foi prefeito interino, por mais de 1 ano.

Na conclusão do inquérito, a polícia sustenta que o crime ficou devidamente provado.

Os quatro foram indiciados pelo crime de invasão de dispositivo informático, com base na "lei Carolina Dieckman".

A polícia apurou que eles invadiram o wathsap da ex-secretária, acessaram conversas e fizeram backup de várias delas.

Boa parte do material teria sido usado para pressionar vereadores a não votar a favor da proposta de formação de uma comissão especial na Câmara de Vereadores para tratar da cassação de mandato do prefeito Cancelier por desvio de recursos públicos.

A comissão acabou aprovada e instalada.

Agora o Ministério Público vai analisar os fatos relatados no inquérito policial e decidir se oferece denúncia ao Judiciário contra os indiciados.

Por Adelor Lessa 01/07/2022 - 07:53 Atualizado em 01/07/2022 - 07:57

No editorial desta sexta-feira (1º), Adelor Lessa falou sobre o ranking nacional que coloca Criciúma entre as melhores cidades do Brasil para se viver.

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 30/06/2022 - 18:49 Atualizado em 30/06/2022 - 19:05

O Instituto IMAS, do Sul Catarinense, teve importante vitória na Justiça e voltou à disputa pela gestão do SAMU em Santa Catarina.

A decisão da Justiça foi prolatada pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Sergio Luz.

Ele concedeu mandado de segurança que assegura ao Instituto Maria Schmitt (IMAS) a reinclusão no processo de licitação realizado pela Secretaria de Saúde do estado para a contratação de nova gestão para o SAMU.

Em síntese, o envelope com a proposta do Instituto terá que ser aberto mesmo após a conclusão do processo e, se a proposta for melhor, será o vencedor da licitação.

No início do ano, o IMAS se colocou para participar da licitação, mas foi impedido pela Secretaria da Saúde.

O Governo do Estado, via secretaria da saúde, anunciou que a vencedora da licitação foi a Fundação de Apoio ao Hemosc Cepon (Fahece), que não havia apresentado melhor proposta, mas já estava administrando o SAMU de forma provisória, após o encerramento do contrato com o gestor anterior.

Na decisão, o desembargador deferiu a liminar para suspender os efeitos da decisão administrativa que inabilitou o IMAS e os atos subsequentes, permitindo-se a abertura da sua proposta.

O IMAS é de Araranguá e administra a UPA da Próspera, em Criciúma, e os hospitais de Timbém do Sul e Sombrio, entre outras instituições de saúde.

Abaixo, a decisão na íntegra:

 

Por Adelor Lessa 30/06/2022 - 16:18 Atualizado em 30/06/2022 - 16:30

Antídio Luneli deu mais uma demonstração que não tem disposição de sair da disputa pelo governo do estado.

Ele recebeu hoje o presidente da executiva estadual do MDB, Edinho Bez, e descartou a possibilidade de desistência.

Edinho foi a Jaraguá do Sul apenas para se reunir Antídio.

Também participaram da reunião, o deputado federal Carlos Chiodini, amigo pessoal do ex-prefeito, e a coordenadora da campanha de Antidio, Emanuela Wolff. 
Lunelli foi objetivo na conversa: 

“Todas as possibilidades foram avaliadas. A decisão está tomada e estamos trabalhando para apresentar à população um projeto para acelerar o desenvolvimento de Santa Catarina". 
De acordo com a assessoria do MDB, Edinho Bez avaliou o encontro como positivo e reconheceu que Lunelli, que já tem o nome homologado pelo partido, fez os gestos necessários em busca da unidade da sigla e que o trabalho agora será para concretizar a candidatura. 
A convenção do MDB está agendada para o dia 23 de julho.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito