Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 18/03/2022 - 08:19 Atualizado em 18/03/2022 - 08:39

O ex-prefeito Márcio Búrigo acaba de anunciar que vai continuar no PL para disputar eleição para deputado estadual.

Anúncio foi feito em primeira mão na rádio Som Maior.

Ele tinha convite do prefeito de Florianópolis, Gean Loreiro, para migrar para o União Brasil, e do governador Carlos Moisés, para se filiar no Republicanos.

Márcio tinha reclamações sobre circunstâncias internas, principalmente candidatos novos que surgiram na sua área, contrariando entendimentos anteriores com o senador Jorginho Mello, presidente estadual do PL.

Mas, na Som Maior ele discorreu sobre muitas conversas com aliados e políticos que estão filiados no PL.

Muitos, inclusive, que ele levou ao partido.

Na segunda-feira, 21, Márcio terá reunião com o senador Jorginho Mello para ajustar alguns detalhes.

    

Por Maira Rabassa 18/03/2022 - 07:59 Atualizado em 18/03/2022 - 08:02

Um movimento importante acontece no sul catarinense. Entidades que representam o setor produtivo consolidam a indignação que é de todos sobre o Fundão Eleitoral. Decidiram ir para a rua e assinaram uma campanha intensiva apontando os parlamentares que apoiaram o projeto. O editorial do Programa Adelor Lessa da Som Maior desta sexta-feira, 17, traz a análise do apresentador sobre esse tema. 

Confira a análise completa a seguir:

 

Por Adelor Lessa 17/03/2022 - 18:40 Atualizado em 17/03/2022 - 19:20

O empresário Luciano Hang cancelou de novo, foi a segunda coletiva cancelada para anunciar sobre o cargo que concorrerá e por qual partido. As informações que temos são de que Hang está em sintonia direta com o presidente Jair Bolsonaro. Ele disse, em vídeo publicado nesta quinta, que está envolvido na construção de um palanque amplo para Bolsonaro, que vá além do PL, além da candidatura de Jorginho Mello. Isso implica em dizer que ele está abrindo os braços. 

Há indicativos de que Hang não vai para o PL, pois não quer se vincular diretamente com um candidato a governador. Bolsonaro quer fazer campanha com Hang, e só, desvinculando com governador também. Hang tem conversado muito com o prefeito João Rodrigues, de Chapecó, que está com o pé que é um leque para ser o candidato do PSD. Se for à convenção, ele ganha de qualquer um, inclusive de Raimundo Colombo.

João Rodrigues tem articulação com o PP. Se Hang não for para o PL, deve ir para o PP. Esperidião Amin já emitiu vários sinais de apoio a João Rodrigues. Essa seria uma composição. A costura que está sendo buscada é Gean Loureiro admitir ser candidato a vice nessa chapa. Essa é a construção que está sendo feita, que fará o palanque maior para o presidente Bolsonaro, iria além do PL. E criaria um fato novo, uma articulação forte. Uma composição com João Rodrigues, Gean Loureiro e Luciano Hang, é uma chapa respeitável. E pode não ser só isso que motivou a decisão de Luciano Hang em adiar mais um pouco o seu anúncio, já que João Rodrigues está avaliando a renúncia à prefeitura de Chapecó.

Nas próximas horas, próximos dias, talvez o fim de semana para definir essa situação. João Rodrigues fala ao vivo na Som Maior.

E ainda

Márcio Búrigo deve ficar onde está, no PL. Ele conversou com o prefeito Gean Loureiro sobre o União Brasil, deixou para mais adiante. Conversou com o governador Moisés sobre o Republicanos, idem.

Ouça no comentário do Ponto Final desta quinta-feira na Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 17/03/2022 - 12:08 Atualizado em 17/03/2022 - 12:14

Em nota distribuída no fim da manhã desta quinta-feira (17), o empresário Luciano Hang anunciou que está adiando mais uma vez o anúncio da decisão sobre o seu futuro político. Ele alegou uma viagem internacional que precisará fazer no sábado (19) e também pedidos de lideranças e partidos para que deixe a definição para o fim do mês, mantendo firme o trabalho em torno da reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Confira a nota e, abaixo, o vídeo com o comunicado de Luciano Hang:

Informamos que a coletiva de imprensa marcada para acontecer amanhã, dia 18, em Brusque (SC), precisará ser reagendada. O empresário e ativista político, Luciano Hang, informa que a decisão ocorreu após conversar com várias pessoas e partidos durante a semana. 

 

“Eu havia definido a data do anúncio dos meus próximos passos nas eleições 2022 devido a uma viagem internacional agendada para sábado. Mas, depois de diversas conversas, me pediram que eu adiasse o meu posicionamento para o fim do mês”, esclarece.

 

Com isso, Luciano viu a oportunidade de construir um projeto político ainda melhor para Santa Catarina, pelo Brasil e a favor do presidente Jair Bolsonaro. Por isso, tomará sua decisão com tranquilidade e serenidade até o fim do mês de março.

 

Por Adelor Lessa 17/03/2022 - 07:47 Atualizado em 17/03/2022 - 07:52

A gente anda de carro na cidade e cuidando do veículo na frente, pensando na vida. Não costumamos dirigir olhando para os lados, para os canteiros das rodovias. Ontem (quarta-feira, 16) eu estava na Avenida Centenário e passei pelo Terminal Central. Então olhei para o canteiro da grama do canteiro ali próximo e fiquei impressionado com a sujeira. Muito lixo, sacos plásticos, embalagens de papéis, carteiras de cigarros. Era lixo pequeno. Mas, muito lixo.

Impactado com a sujeira, sai da rota e fui até a Via Rápida. Sujeira. Lixo na rua. Lixo na via, nos canteiros, na grama… Depois pensei: que imagem ruim estamos apresentando a quem entra na cidade de Criciúma? Sei que a primeira coisa é cobrar do Poder Público a limpeza. Sabemos que é obrigação deles. Mas o lixo não tem perna. O lixo não escolheu estar ali. Se lá está é porque alguém jogou lá. Lixo é para jogar no lixo, não na rua. Isso é reflexo da falta de educação. 

Confira a seguir o editorial completo do Programa Adelor Lessa desta quinta-feira, 17: 

 

Por Adelor Lessa 16/03/2022 - 22:03 Atualizado em 17/03/2022 - 10:07

Surgem os primeiros nomes que devem compor o novo secretariado do Governo Moisés.

Até o dia 2 de abril, vários secretários e ocupantes de cargos de segundo escalão deixarão o governo para disputar a eleição, seguindo a regra legal da desincompatibilização.

Um nome do sul está mapeado para a chefia da Casa Civil. Rodrigo Comin, MDB, atual assessor do secretário Luiz Fernando Vampiro, MDB.

Para assumir a secretaria de saúde, o nome mapeado é o coronel Aldo Batista Neto.

Na secretaria de educação, o nomeado deve ser o atual adjunto, Vitor Balthazar.

Para o comando da secretaria de agricultura, Ricardo Miotto Ternus, atual adjunto.

As primeiras informações indicavam que Miotto estaria sendo apoiado para assumir a secretaria pelo deputado Volnei Weber, MDB. Mas, o chefe de gabinete do deputado, Rodrigo Pavei, garante que Weber não tem envolvimento com o assunto. 

Os primeiros nomes encaminhados deixam evidente a influência (e sintonia com o Governador Moisés) da bancada estadual do MDB.

 

As trocas

Na Casa Civil, Rodrigo Comin deve substituir Eron Giordani, PSD. 

Na Saúde, André Motta Ribeiro, que será candidato a deputado, passa o cargo para o coronel Aldo. 

Na educação, sai o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, MDB, que será candidato a deputado federal, e entra Vitor Balthazar. 

Na agricultura, troca o deputado estadual Altair Silva por Ricardo Miotto

O anúncio oficial dos novos secretários deve ser feito na primeira semana de abril.

 

Por Adelor Lessa 16/03/2022 - 07:49 Atualizado em 16/03/2022 - 07:51

A cidade de Criciúma perdeu essa semana dois personagens da sua história. Cada um na sua área. Na segunda-feira, morreu Nilzo Cardoso, o homem das Farmácias Modernas, pai do deputado Luiz Fernando Vampiro. 

E nesta terça-feira, o homem da publicidade, Walter Dieter. Gaúcho de nascimento e que virou criciumense. Ocupou várias funções em veículos de mídia da cidade. Era daqueles amigos de tirar a camisa para dar alguém que estivesse passando frio. “Faz parte da minha história”, contou o apresentador Adelor Lessa, na abertura de seu programa desta quarta-feira. 

Confira a seguir o editorial na íntegra: 

 

Por Adelor Lessa 16/03/2022 - 06:47 Atualizado em 16/03/2022 - 07:36

O vereador Arleu da Silveira, PSDB, ex-presidente da Câmara de Vereadores, acompanhou o secretário de saúde Acélio Casagrande numa reunião com médicos da cidade, ontem à noite.

Reunião foi organizada pelo médico Carlos Toneli e teve como pauta o apoio à candidatura de Acélio a deputado estadual.

Arleu na reunião representa o seu engajamento na campanha de Acélio.

Da mesma forma, sinaliza para confirmação de Arleu na sucessão no comando da saúde.

Possiblidade foi antecipada aqui no final de 2021.

Acélio deve deixar a secretaria no final de março, cumprindo prazo de desincompatibilização para disputar a eleição.

Hoje, o PSDB tem cinco pré-candidatos a deputado estadual na região. O prefeito Salvaro não tem se manifestado.

Mas, o envolvimento de Arleu, muito ligado pessoal e politicamente ao prefeito, também pode ser tratado como indicativo da posição de Salvaro.

 

Boeira no PDT

A principal informação de ontem na política da região foi o anuncio da filiação do ex-deputado Jorge Boeira no PDT, o que havia sido antecipado aqui na semana passada.

A decisão de filiação ao PDT foi anunciada pelo próprio Boeira e pela direçãop estadual do PDT.

Boeira passa a ser candidato do PDT à eleição majoritária.

Pode ser candidato a governador, vice na Frente de Esquerda, ou ao Senado.

  

 

      

Por Adelor Lessa 15/03/2022 - 17:34 Atualizado em 15/03/2022 - 17:38

O ex-deputado federal Jorge Boeira confirmou hoje sua filiação ao PDT.

Definição pelo partido havia sido antecipada na semana passada.

Boeira teve reunião hoje, em Florianópolis, com o presidente estadual do partido, Manoel Dias, e o deputado estadual Rodrigo Minotto, vice-presidente da sigla em Santa Catarina. O ex-deputado Fernando Coruja também participou. 

Boeira passa a ser o nome do PDT para disputar a eleição majoritária, preferencialmente pela frente ampla. 

Ele afirmou depois da reunião:

“Todos nós estamos bastante maduros para construir esse projeto de unidade desta frente democrática em Santa Catarina, cujo objetivo central é garantir a estabilidade da democracia do país. Me sinto à vontade em estar num partido que tem história e grandes líderes como Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Além disso, estou feliz em retomar o diálogo com lideranças que estive distante em outros momentos, mas que sempre tiveram o meu carinho. O foco sempre foi e será a sociedade, o trabalhador”.

Boeira foi quatro vezes deputado federal e tem sua trajetória marcada na defesa da educação de qualidade e gratuita para a população.

O ato de filiação de Boeira será discutido nos próximos dias.

“Chego ao PDT sem imposições e restrições. Todos nós temos experiência e vivência para discutir mais adiante nomes e espaço para a disputa eleitoral deste ano. Meu nome está à disposição tanto para a chapa majoritária, como apenas para contribuir no processo de fortalecimento desta frente democrática. Já me sinto contemplado”.

As tratativas para a filiação de Boeira ao PDT foram iniciadas pelo deputado Minotto há algumas semanas.

Por Adelor Lessa 15/03/2022 - 11:46 Atualizado em 15/03/2022 - 17:09

Walter Dieter, publicitário, craque na área comercial, faleceu hoje, final da manhã, em Criciúma.

Foi vítima de um AVC e não resistiu. Estava internado desde sexta-feira (11), no Hospital São José.

Ontem, os médicos já haviam informado à familia que o quadro era irreversível, mas ele ainda respirava por aparelhos até 11h30.

Walter foi um dos grandes profissionais da mídia que Criciúma já teve. Se não foi o maior!

Ele mudou o jeito de fazer publicidade na cidade.

Veio pelo Grupo Freitas, trazido do Rio Grande do Sul, onde fazia carreira na RBS.

Foi diretor da Tv Eldorado, RCE, Rádio Eldorado e Jornal da Manhã.

Depois, teve duas agências de propaganda, WLGB e WT.

Homem competente, sério, trabalhador, criativo, ousado e apaixonado por Criciúma.

Velório a partir de 9h no Crematório Milenium, até 17h.  

Em resumo: perdi um amigo/irmão!

Por Maira Rabassa 15/03/2022 - 08:29 Atualizado em 15/03/2022 - 08:33

Na abertura do Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 15, o apresentador traz no editorial o questionamento sobre quem vai ser candidato este ano na majoritária pela região de Criciúma. Ainda tem muita água para passar por baixo desta ponte, muitos nomes definidos para deputados e de novo, a cidade vai ficar de fora da majoritária do Estado. 

O nome do prefeito Clésio Salvaro chegou a ser cogitado para a eleição. Um campeão de votos que preferiu continuar com seu projeto na Prefeitura Municipal. Outro nome é de Jorge Boeira, porém pedras foram colocadas no meio do caminho e nada vingou. Ainda falam de Giovana de Sá para ser vice - possibilidade remota -  por enquanto ela está na estrada para a reeleição a deputada. 

Criciúma nunca elegeu um governador, nunca trabalhou um projeto para eleger um governador. Isso mostra a incapacidade dos nossos políticos para levar a um projeto maior. Criciúma fica fora da mesa que decide. A cidade vai continuar recebendo o tratamento da formalidade, continuará distante. A cidade que já foi a quarta economia do Estado e hoje está ali em 10º lugar. 

Confira a seguir o editorial completo do Programa Adelor Lessa:

 

Por Adelor Lessa 15/03/2022 - 05:40 Atualizado em 15/03/2022 - 06:55

Em política, cadeira não fica vazia. Regra antiga.

E antes disso, na possibilidade de a cadeira ficar vazia, já tem candidato à vaga.

Em Criciúma, como a deputada federal Geovania de Sá, PSDB, está sendo citada como possivel candidata a vcie-governadora, o vereador Nicola Martins, PSDB, já se "inscreveu" para ocupar o espaço na disputa por vaga na Câmara Federal.

Nicola comunicou sua intenção ontem ao prefeito Clesio Salvaro e o ao presidente municipal do PSDB, Vaguinho Espíndola.

Hoje, deve documentar a sua intenção à executiva do partido.

Geovania de Sá é hoje o principal ativo eleitoral do PSDB catarinense, com capilaridade estadual.

Ela está em campanha para mais uma reeleição à deputada federal, mas vem sendo citada como mais força nos últimos como possivel candidata a vice numa chapa que seria liderada pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, PSD.

 

Márcio e Boeira

O ex-prefeito Márcio Burigo reuniu seu grupo de apoio ontem à noite em sua residência, em Criciúma, para avaliar o cenário e encaminhar troca de partido para disputar eleição.

Márcio será candidato a deputado estadual em outubro.

Hoje está filiado no PL, mas está de saída. 

Pode ir para o União Brasil, convidado pelo prefeito Gean Loureiro, ou para o Republicanos, convidado pelo governador Carlos Moisés.

Reunião de ontem não foi conclusiva.

O ex-prefeito deve fazer últimas conversas durante o dia.

De outro lado, o ex-deputado Jorge Boeira viaja hoje cedo para Florianópolis, onde deve fazer últimas reuniões para decidir filiação partidária para disputar a eleição de outubro.

Boeira esteve encaminhado para ser candidato a governador pelo PSB, seria apoiado pela esquerda,mas o projeto "furou" depois que o senador Dário Berger acertou ida para o PSB.

Agora, ele deve se filiar no PDT para ser candidato a governador, vice ou senado.

 

Salários atrasados

O dia começa com climna tenso no hospital infantil Santa Catarina, Criciúma.

Médicos denunciam que não estão recebendo seus salários.

O assunto será tratado hoje com o Governo do estado, que contratou o Instituto Ideas para administrar o hospital.

 

Por Adelor Lessa 14/03/2022 - 10:18 Atualizado em 14/03/2022 - 11:37

O anúncio feito a pouco na rádio Som Maior pelo senador Dário Berger, que fará desfiliação do MDB até amanhã, não surpreende ninguém.

Estava no radar desde o final do ano passado.

O senador já participou do encontro estadual do PSB, no sábado, quando confirmou filiação no partido e colocou o nome para disputar o governo do estado.

Dário trabalha, com envolvimento da direção nacional do PSB, para ser apoiado pelo PT e a partir daí montar uma composição que ele batizou de "frente ampla".

Ele enfatizou hoje na Som Maior que não é de esquerda, que é de centro, mas pretende montar uma frente com forças de esquerda e de centro para disputar o governo e fazer "palanque" para a candidatura de Lula à Presidente.

Trata-se de uma missão que não será simples, visto que o PT tem posição firmada com a candidatura de Décio Lima ao governo, com apoio dos partidos de esquerda e de politicos de centro, como o ex-deputado Gelson Merisio.

De outro lado, o ex-deputado Jorge Boeira está em vias de se filiar no PDT para disputar a eleição majoritária e pode ser vice de Décio.

Pode anunciar decisão até quarta-feira.

Boeira chegou a ter sua candidatura a governador encaminhada pelo PSB, lidernado a frete de esquerda, mas a direção do PSB deu preferência à filiação e candidatura de Berger.

Depois disso, Boeira passou a tratar com outros partidos da Frente, inclusive o PT, mas deve se filiar no PDT. Tem conversas avançadas com Manoel Dias e o deputado Rodrigo Minotto.

 

Márcio

Outra definição prevista para os proximos dias é do ex-prefeito Márcio Búrigo.

Ele está sinalizando saída do PL, descontente com a filiação do deputado Jessé Lopes e outras decisões do partido.

Tem convite do prefeito Gean Loureiro, presidente estadual do União Brasil, e vem sendo "assediado" pelo governador Carlos Moises para se filiar no Republicanos.

Na quinta-feira, Márcio jantou com Moisés na Capital, levado pela deputada Paulinha.

Decisão de Márcio deve ser tomada até qiarta-feira.

 

A vaia

Governador Carlos Moisés e o seu grupo de articulação política foram surpreendidos no sábado por uma vaia, em Bombinhas, quando o seu nome foi anunciado durante festa pública pelo aniversário da cidade.

O ambiente, em principio, era plenamente favorável. Cidade onde a deputada Paulinha foi prefeita e o atual prefeito é o marido da deputada.

Paulinha subiu no palco, antes do show do grupo Raça Negra, destacou que Moisés repassou mais de r$ 40 milhões para a cidade e o chamou ao palco. Mas, ela não terminou de falar e foi interrompida por uma vaia. Algo espontânea.

No meio da vaia, ouviu-se gritos de "cadê os r$ 33 milhões".

Resultado: Moisés não apareceu no palco. Ficou onde estava.

Indicativo de que na vóz das ruas o "clima" não é o mesmo das reuniões com prefeitos que estão recebendo recursos, e que pode estar aí a explicação para o Governador não chegar nos 20% das intenções de votos nas pesquisas que vem sendo feitas.

Abaixo, vídeos de Bombinhas: 

 

Por Adelor Lessa 14/03/2022 - 08:23 Atualizado em 14/03/2022 - 08:25

Na abertura do Programa do Adelor Lessa desta segunda-feira, 14, Lessa fala sobre as ações para o Sul catarinense voltar a crescer. As cidades precisam de obras estruturantes, mas também precisam criar condições para criar novos negócios. Fazer dinheiro novo. Ninguém vem para cá pelos olhos do prefeito, do governador. É preciso responder a pergunta básica: por que uma indústria vem para cá?

“Nessas condições é necessário investir em molhes do Rio Araranguá. Com a implantação dos molhes e fixação da barra pode ajudar a gerar novos negócios. O que não podemos é ficar passivos”. Confira a abertura completa a seguir:
 

 

Por Adelor Lessa 11/03/2022 - 18:18 Atualizado em 11/03/2022 - 20:35

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, acaba de comunicar que anunciará sua decisão sobre filiação partidária no dia 18, proxima sexta-feira, durante entrevista coletiva em Brusque.

Hang deve se filiar no PL, partido do Presidente Bolsonaro, e se apresentar como candidato ao Senado.

Abaixo, a nota que acaba de ser distribuída pela sua assessoria:

"Na próxima sexta-feira, dia 18, às 10h, o empresário e ativista político Luciano Hang fará uma coletiva de imprensa, onde anunciará seus próximos passos nas eleições de 2022. 

O evento será realizado no Hotel Monthez, em Brusque (SC), cidade natal do empresário, onde iniciou também a história da sua empresa Havan, há 35 anos.

O encontro reforçará ainda seu compromisso em defesa do Brasil, da liberdade, da democracia, do desenvolvimento e do emprego, assim como vem fazendo desde 2018".

Ouça mais desse e de outros assuntos no comentário do Ponto Final na Som Maior:

    

Por Adelor Lessa 11/03/2022 - 16:04 Atualizado em 11/03/2022 - 16:10

Confirmando o que haviamos especulado, o secretário chefe da Casa Civil do Governo Moisés, Eron Giordani, está de saída.

Por nota, ele acaba de oficializar que definiu com o Governador que ficará no cargo até o dia 31 de março.  

Eron é reconhecidamente competente da articulação politica e gestão administrativa. Foi responsável direto pela montagem de uma base de apoio na Asselmbléia Legislativa com quase 100% dos deputados estaduais.

Os ultimos encaminhamentos políticos do Governador foram preponderantes para sua decisão de sair.

Na nota, no entanto, ele deixa em aberto a possibilidade de disputar a eleição em outubro.

Eron é filiado ao PSD 

Abaixo, a nota distribuída pela sua assessoria:

"Na manhã desta sexta-feira, dia 10, em reunião com o governador Carlos Moisés, oficializei o desejo de me desligar da Secretaria da Casa Civil de Santa Catarina, com vistas a participar das eleições de outubro próximo.

Minha participação no pleito, que recebeu o apoio do governador, é um processo que ainda está em avaliação. Contudo, a legislação exige a desincompatibilização para que os pré-candidatos estejam aptos a concorrer a cargos no Legislativo e Executivo.

O meu desligamento da Casa Civil se dará em 31 de março, mesma data em que os demais pré-candidatos do Colegiado do Governo deixarão seus cargos.

Eron Giordani"

 

 

Por Adelor Lessa 11/03/2022 - 14:22 Atualizado em 11/03/2022 - 14:33

A direção estadual do MDB acaba de distribuir nota que começa com a seguinte afirmação: “A base do MDB não aceita ser vice do Moisés".

A declaração é do presidente estadual do partido, deputado federal Celso Maldaner.

Sobre as especulações de que o MDB poderia discutir a possibilidade de indicar um candidato a vice de Carlos Moisés, agora oficialmente no Republicanos, o presidente do partido, Celso Maldaner, garante que tudo não passa de balão de ensaio.

Depois que se filiou no Republicanos, o governador Moisés e seus operadores politicos definiram como "prioridade" convencer o MDB a apoiá-lo, e indicar o deputado Chiodini como candidato a vice. 

Maldaner lembra que Antídio Lunelli já marcou data para sua renúncia à Prefeitura de Jaraguá do Sul, 31 de março, e sua pré-candidatura está consolidada. 
“As bases estão com Lunelli e ele já começa a avançar na construção da unidade dentro do partido. Além disso, sabemos do seu enorme potencial de crescimento, com uma proposta de modernização, desburocratização e diminuição da máquina pública. Temos o candidato com a cara de Santa Catarina, não vamos abrir mão disso”, ressaltou.

Sobre as conversas de Moisés ou seus representanets com o deputado Carlos Chiodini, Maldaner diz ser natural.

“Isso não tem nada demais. Chiodini, assim como qualquer emedebista, tem que conversar com outras lideranças e Moisés é governador até 31 de dezembro, ou seja, temos que respeitar isso”.

Maldaner e Lunelli mantêm uma agenda conjunta de reuniões e encontros. 

Até o dia 2 de abril, também será finalizada a nominata dos pré-candidatos a deputado estadual e federal do MDB catarinense. 

Por Adelor Lessa 11/03/2022 - 07:00

Uma indefinição que estava travando a montagem do quadro de candidatos a governador foi resolvida.  Moises agora tem partido. 

O governador Carlos Moisés da Silva fez ontem a sua filiação ao Republicanos, em Brasília. 

A ficha foi assinada em reunião com o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira e o presidente estadual, deputado estadual Sérgio Motta.

Nada de novo, tudo dentro do previsto. Mas, martelo batido. Agora, os desdobramentos.

O PSD deve ser o primeiro partido a desembarcar do governo. Não vai estar com Moisés no Republicanos. 

O MDB começa a discutir internamente o que fazer.

Se não ficar com Moisés, também vai desembarcar.

Para ficar, terá que aceitar a proposta de indicar o candidato a vice-governador.

No entorno do Governador, o nome preferido do MDB para vice é o deputado federal Carlos Chiodine, de Jaraguá do Sul, amigo pessoal de Antidio Luneli e articulador de sua candidatura ao governo.

Chiodine tem reeleição a deputado federal bem encaminhada. É candidato a mais votado do partido.

O debate é intenso no ambiente do MDB.

Há um grupo de defende estar com o Governador, mesmo para ser vice. Mas, o grupo que não quer ser vice do Republicanos, aumentou.

Moisés fez o que sinalizava que queria fazer. Filiou numa sigla "não conspícua". Partido pequeno, sem passado, sem historico.

Assim, não corre risco de ter que assumir "passivos" históricos. 

Mas, de outro lado, partido pequeno não tem "exército". 

Moises foi eleito em 2018 pela onda em torno de Bolsonaro. Não era conhecido.

Agora, não está mais com Bolsonaro e tem a rejeição dos bolsonaristas.

Vai para a campanha apostando que o seu governo vai cumprir o mesmo efeito da "onda bolsonarista" de 2018.

 

Os próximos

Depois de Moisés, a proxima definição importante deve ser do empresário Luciano Hang.

A expectativa, a partir de ontem, é que assine filiação no PL no dia 26 de março.

Foi anunciado ontem à noite que o Presidente Bolsonaro fará no dia 26 um ato para lançamento de candidatura à reeleição e estão sendo mapeadas "filiações importantes" pelo país.

Hang deve ser a de Santa Catarina.

Ele vai atender pedido do Presidente para se filiar no PL e sair candidato ao senado.

O Presidente quer fazer campanha em dobradinha com ele no estado. E só com ele.

Por Adelor Lessa 10/03/2022 - 22:15 Atualizado em 10/03/2022 - 22:21

O governador Carlos Moisés filiou-se ao Republicanos. A rigor, não é uma novidade. Ele viajou a Brasília para isso. O deputado Sérgio Motta, presidente estadual do Republicanos, viajou na véspera. Reunião ampla com o presidente do Republicanos, que filiou também o governador de Tocantins e o vice-presidente Hamilton Mourão.

Fato consumado. Os desdobramentos agora. O PSD vai desembarcar do governo Moisés. Secretário Eron Giordani, chefe da Casa Civil, deve deixar a função até o fim do mês.

O MDB, se não ficar com Moisés, vai desembarcar do governo. Se ficar no governo, vai ficar com Moisés.

Moisés fez a opção por uma sigla "não conspícua", termo que o Esperidião Amin usou nos anos 90 ao comentar uma filiação de Vilson Kleinübing em uma sigla pequena. É uma sigla pequena, sem passado, sem histórico. Moisés não queria assumir o passivo de outros partidos, para não responder por problemas passados de partidos. Ele queria aderir a um partido que não tenha adversários de mortes. Era isso que o Moisés procurava. Mas de alguma forma é um partido com certa capilaridade, ligado à Igreja Universal.

E o governador vai apostar muito no seu governo. Moisés deu o primeiro passo, definir o partido. Ele tinha possibilidade do Podemos, assédio forte do MDB, convite do prefeito Salvaro para o PSDB, convite do senador Amin para o Progressistas. Ficou no Republicanos.

Ele conversa em Brasília com o MDB. O sonho dos emedebistas, dos que giram em torno de Moisés é ter o deputado federal Carlos Chiodini como vice nessa chapa. Não é fácil. Ele tem reeleição encaminhada, ele quer ser candidato a governador em 2026. Mas Moisés continuará conversando com o MDB. Se não conseguir, ele pode tentar o Podemos de vice ou outra alternativa.

O Moisés tratará de definir o time que estará com ele. Quem estará com ele no palanque? Moisés foi eleito em 2018 pela onda Bolsonaro, ele não era conhecido, não tinha nome estadualizado. A onda Bolsonaro catapultou Moisés. Hoje, Moisés não tem Bolsonaro nem os bolsonaristas. Ele vai para a campanha apostando no seu governo. Os bolsonaristas não gostam de Moisés, falam mal de Moisés. Os bolsonaristas estarão, a rigor, com Jorginho Mello, ou com João Rodrigues, se ele vier.

Os esquerdistas também não estarão com Moisés, que buscará esse mundo do meio, não de uma ponta, nem de outra.

Moisés acredita que seu governo fará uma onda semelhante à bolsonarista de 2018.

O MDB confirma Antídio? Tem muita gente que não quer Antídio no MDB. O PP vai fechar com o PSD para apoiar Raimundo Colombo? Mas Colombo vai se consolidar naquele ambiente do PSD e União Brasil?

A esquerda vai com Décio Lima? Ou com Dário Berger? Dário assina ficha provavelmente no próximo dia 15, estará em reunião estadual do PSB no sábado, dia 12. Nesses dias ele vai filiar, vai para o PSB. Ele será o candidato do PSB ou da esquerda? Décio vai abrir mão para Dário? São os outros nós a desatar.

A próxima definição será a de Luciano Hang. O dono da Havan anunciará nos próximos dias a filiação no PL para ser candidato a senador. Vai atender o pedido do presidente Bolsonaro. Bolsonaro quer fazer campanha em Santa Catarina abraçado com Hang, e só com Hang.

Ouça a íntegra do comentário no podcast do Ponto Final na Rádio Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 09/03/2022 - 13:30 Atualizado em 09/03/2022 - 21:57

Os vereadores Manoel Rozeng, eleito pelo DEM em Criciúma, e Julio Kaminski, eleito pelo PSL, foram autorizados pelo TRE a não seguir no União Brasil, partido novo que nasceu da fusão do DEM com o PSL, e migrar para outra sigla.

Maneca e Kaminski deverão se filiar no PP.

Foram as primeiras decisões no estado em que a Justiça permite que o vereador troque de partido sem risco de perda de mandato.

A janela partidária, "aberta" no dia 3 de março, prevista em lei, permite troca de partido sem risco de enquadramento por infidelidade partidária apenas para quem ocupe cargos que sebmtidos à eleição de outubro (deputado estadual e federal, por exemplo). 

No caso de Rozeng, decisão liminar foi proferida pelo juiz Willian Medeiros de Quadros, em ação de justificação de desfiliação protocolada pela advogada Gabriela Schelp.

O outro vereador de Criciúma, Julio Kaminski, deve sder candidato a deputado estadual pelo PP.

Abaixo, a decisão liminar proferida em favor do vereador Maneca.

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito