A resposta de um milhão de dólares estava ao nosso alcance muito mais fácil do que imaginávamos. Recentemente, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, relevou através do seu perfil no Instagram e post no blog oficial como funciona o algoritmo da plataforma e deu dicas de como os diversos formatos podem obter uma boa performance e ganhar uma sobrevida além das interações de familiares (risos).
Aliás, vale muito a pena segui-lo no Instagram pois ele dá várias dicas úteis de como melhor usar o Instagram a seu favor. - @mosseri
Abaixo, uma tradução livre e resumida do vídeo e do post dele falando sobre o algortimo. Vamos lá!
Reels
Esse é o formato queridinho do momento e o mais poderoso pra descobrir coisas novas. É nele que a audiência nova chegará até você. Mosseri expilcou que o objetivo principal de um Reels é entreter o usuário, então o algoritmo dará preferência para os vídeos de contas que você não segue. Afinal, quem resiste a ficar horas e horas rolando o feed vendo vídeos de desconhecidos, não é mesmo?
Assim como nos outros formatos, o Instagram prioriza a entrega de conteúdos que sejam:
1) assistidos por inteiro,
2) compartilhados
3) tenham seus áudios abertos — nessa ordem!
Logo… Quanto mais tempo as pessoas ficarem no app, seja criando conteúdo ou consumindo conteúdo, mais anúncios a rede social poderá mostrar para elas e, consequentemente, mais espaços de anúncios eles terão para vender.
Feed
Aqui, o formato que era o único e principal agora tornou-se totalmente coadjuvante. O objetivo principal de um conteúdo postado no feed é que ele seja usado para atualizar o usuároio sobre o que ele ainda não viu desde a última vez em que abriu o Instagram.
Aí vem a pegadinha....
Para cada post, é feito um cálculo (não revelado) para entender qual a probabilidade do usuário comentar, compartilhar, curtir ou visitar o perfil de quem postou. E para "ajudar", o post aparece somente para um determinado grupo de pessoas assim que postado. Caso ele consiga um bom engajaemento e faça com que a audiência engaje com a publicação, aí o post aparecerá no feed de mais pessoas.
Stories
Aqui, o algoritmo parece funcionar de forma mais simpes e lógica. Basicamente, quanto maiores forem as chances de alguém abrir, responder ou reagir a um stories, mais à frente ali na "fila de bolinhas" ele fica. É por isso que tem perfis que, logo após postar um stories, já aparece a carinha da pessoa lá em cima para você clicar.
Então aqui vai uma dica: quando estiver criando os conteúdos, pense em como fazer com que as pessoas interajam mais com seus conteúdos. (ok, eu sei que todo mundo fala isso...) Por isso que as caixinhas de pergunta, botões de reação e outros recursos são tão utilizados por coaches, influenciadores e gurus da internet, pois são ótimas opções para incentivar mais interações nos seus stories.
E o toque final: para o formato de stories, a manter uma boa frequência de postagem é fundamental, afinal, ele ainda é o único formato que é entregue em ordem cronológica. Isso é uma grande vantagem, principalmente para que as pessoas estejam constantemente interagindo com seus conteúdos e sendo expostas a eles.
Explorar
Ahhh, o "Explorar".... Ele foi pensado para ajudar os usuários a descobrir coisas novas. Basicamente, o que vemos ali ao acessar a aba é uma grade composta por recomendações - fotos e vídeos que o Instagram buscou e entendeu que poderá gostar vindo de contas que você ainda não segue.
E como o Instagram faz isso? Para encontrar fotos e vídeos que possam te interessar a você, eles "observam" as atividades anteriores, como postagens curtidas, salvamentos, compartilhamentos ou as comentadas. Depois de identificar esse conjunto, o Instagram ordena esse conteúdo com base em quanto acredita que você esteja interessado em cada um deles
E segundo eles, a melhor maneira de supor o seu interesse em algo é prever a probabilidade de você interagir com a postagem. E eles fazem isso não com bola de cristal mas sim espiando observando as curtidas, salvamentos e compartilhamentos.
Resumindo: a maioria do conteúdo que as pessoas vêem no "Explorar" é de pessoas que ela não segue mas poderia vir a se interessar.
Então, basicamente e muito resumidamente é isso: muito trabalho para pouco retorno na loteria algoritmica do Instagram.
Que literalmente comecem os jogos!
BÔNUS DO POST - Meta verified: o selinho de verificado do Instagram agora no alcance de suas carteiras mãos!
Sabe o tão sonhado selinho verificado do Instagram? Agora ele pode ser seu sem mais burocracias. Basta cadastrar o seu cartão de crédito que ele será todo seu!
1) Só está liberado para pessoas físicas
2) A pessoa precisa ter 18 anos e histórico de postagens
3) É necessário enviar um documento oficial emitido pelo governo
4) O preço é de R$ 55 por mês por aplicativo (quem quiser tê-lo no Facebook e no Instagram terá de desembolsar R$ 110 mensais)
5) A assinatura pode ser feita no app para Android e iPhone (iOS)
Caminho no Instagram para solicitar o Meta Verified
Configurações → Central de Contas → localize Configurações da conta → escolha Meta Verified
A Meta informou que “uma lista de espera estará disponível em breve para comprar o Meta Verified via web"