Faltam 228 dias para o início da Copa do Mundo no Catar
A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira que teve organização compartilhada com dois países promovendo o evento.
Pela primeira vez três países estavam classificados automaticamente, Japão e Coréia do Sul, anfitriões e a França, última campeã. E foi também a primeira vez que o Mundial não aconteceu na Europa ou nas Américas, mostrando o avanço asiático.
A Copa de 2002 foi a Copa das surpresas e das decepções. Uma surpresa foi patrocinada pela seleção de Senegal que venceu a França e empatou com a Dinamarca e Uruguai na primeira fase, sendo eliminada somente nas quartas de final pela Turquia, outra surpresa que foi a terceira colocada. Foi também surpreendente a participação da Coréia do Sul que foi favorecida pelas arbitragens e terminou na quarta colocação.
Do lado das decepções estão a França, a Argentina e Portugal, todas eliminadas na primeira fase. A França derrotada pelo Senegal e Dinamarca, saiu da Copa sem marcar um gol sequer. A Argentina venceu a Nigéria no primeiro jogo, mas foi derrotada pela Inglaterra e empatou com a Suécia ficando em terceiro lugar no grupo, chamado de “grupo da morte”. Portugal foi derrotado pelos Estados Unidos e Coréia do Sul e também ficou na terceira posição em seu grupo.
Entre surpresas e decepções, no final acabou prevalecendo a lógica e a tradição com Brasil e Alemanha fazendo a partida final. Oliver Kahn, goleiro alemão, foi escolhido como o melhor jogador do Mundial, antes do jogo no qual teve uma falha gritante no segundo gol da seleção brasileira.
Mas, o grande jogador da Copa foi a atacante brasileiro Ronaldo quando poucos acreditavam em sua capacidade física de disputar o Mundial devido aos dois anos de inatividade por causa de cirurgias em seu joelho. Os 3 R’s brilharam: Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.