Faltam 341 dias para o início da Copa do Mundo no Catar
À exemplo da Copa anterior, as 16 seleções classificadas foram divididas em oito grupos e os vencedores se enfrentaram até a final.
Os perdedores das semifinais decidiram o terceiro lugar.
GRUPO 1: Suíça 1x1 Alemanha
Suíça 4x2 Alemanha (jogo desempate)
GRUPO 2: Hungria 6x0 Índias Holandesas
GRUPO 3: França 3x1 Bélgica
GRUPO 4: Itália 2x1 Noruega
GRUPO 5: Cuba 3x3 Romênia
Cuba 2x1 Romênia (jogo desempate)
GRUPO 6: Suécia e Áustria (a Áustria desistiu)
GRUPO 7: Tchecoslováquia 3x0 Holanda
GRUPO 8: Brasil 6x5 Polônia
Depois de um primeiro tempo tranquilo quando vencia por 3x1, a seleção brasileira viu os poloneses reagirem e chegarem ao empate em 4x4 no tempo regulamentar. Na prorrogação finalmente o Brasil eliminou a Polônia. A chuva era tanta que o brasileiro Leônidas da Silva quis jogar sem chuteiras devido ao lamaçal, mas o árbitro não permitiu.QUARTAS DEFINAL
QUARTAS DE FINAL
Suíça 0x2 Hungria
França 1x3 Itália
Cuba 0x8 Suécia
Tchecoslováquia 1x1 Brasil
Brasil 2x1 Tchecoslováquia (jogo desempate)
O primeiro jogo entre Brasil e Tchecoslováquia foi de extrema violência e aconteceram três expulsões. Dois brasileiros Zezé Procópio e Machado e um tcheco Riha foram mais cedo para os vestiários.
SEMIFINAIS
Itália 2x1 Brasil
Hungria 5x1 Suécia
O jogo do Brasil ficou marcado pelo pênalti cometido por Domingos da Guia no atacante italiano Piola que resultou no segundo gol da Itália. Foi dentro da área num lance fora da bola e foi o bandeirinha que avisou o árbitro suíço Hans Wüthrich.
DECISÃO DO 3º LUGAR
Brasil 4x2 Suécia
FINAL
Itália 4x2 Hungria
O Brasil pela primeira vez foi terceiro colocado numa Copa do Mundo e com a vitória a Itália conquistou o primeiro bicampeonato da história dos Mundiais