O Mundial de 1970, disputado no México fez cair no esquecimento o futebol feio, a violência e as arbitragens ruins de 1966. O congresso da FIFA realizado em Tóquio no dia 08 de outubro de 1964 decidiu que o México seria o país organizador do IX Campeonato Mundial de Futebol.
A Argentina também havia se candidatado, mas a entidade sob a presidência do inglês Stanley Rous levou em conta a moeda mais forte do México e o fato do país ser sede dos Jogos Olímpicos de 1968. Assim a infraestrutura estaria toda preparada para receber a Copa do Mundo.
Tanto o presidente Stanley Rous como todo o grupo britânico, apoiado por europeus não estavam dispostos a acatar a decisão da FIFA, alegando que a altitude das cidades mexicanas prejudicaria a técnica da competição. Foram vencidos e o México foi confirmado organizador do certame.
A Copa do México foi a primeira a ser televisionada em cores, com vários jogos sendo disputados ao meio-dia a pedido das emissoras para adaptar seus horários de transmissão. A medida foi muito mal vista por jogadores e treinadores devido ao forte calor no México neste horário do dia.
Os mexicanos trabalharam com eficiência a partir de Tóquio em 1964 com vistas aos Jogos Olímpicos e naturalmente ao Mundial. Realizaram os dois eventos com absoluta perfeição.
Construíram o magnífico estádio Azteca com capacidade para 107.247 espectadores, bem testado durante os Jogos Olímpicos. O estádio Jalisco em Guadalajara com capacidade para 70.878 foi totalmente reformado. O estádio de Toluca foi melhorado e foram construídos os estádios em Leon e Puebla.