Pelos mesmos motivos que levaram a FIFA a indicar a Suíça como sede do Mundial de 1954, a Suécia, pela sua neutralidade na guerra foi escolhida para sediar a IV Copa do Mundo da história.
A disputa foi realizada em 12 cidades com estádios novos ou remodelados num novo formato que por determinação da FIFA duraria até 1974.
A Suécia anfitriã e a Alemanha Ocidental, última campeã estavam com vaga garantida e esperando as outras 14 seleções. Para as eliminatórias foram inscritos 55 países, mas houve desistência da Turquia, Chipre e Venezuela que fazia parte do grupo do Brasil.
Uma ausência, certamente a mais sentida foi a de Jules Rimet, “Pai da Copa do Mundo”, falecido em Paris no dia 16 de outubro de 1956 aos 83 anos de idade.
Pela primeira vez a Copa do Mundo teve transmissão por televisão e boa parte do planeta pôde acompanhar pelos gramados suecos as grandes estrelas do futebol mundial, tais como os franceses Kopa e Fontaine, o inglês Bobby Charlton, o goleiro russo Yashin e os brasileiros Pelé e Garrincha.
Mesmo que o título ficasse com o Brasil, a seleção que mais se destacou foi a França que teve o melhor ataque com 23 gols, o melhor jogador do torneio eleito por um júri internacional, Raymond Kopa e o artilheiro da Copa, Just Fontaine que marcou 13 gols.
Esta marca do francês tornou-se recorde absoluto e permanece até hoje. No dia 08 de junho foi dado o pontapé inicial da Copa com todas as seleções jogando em seus respectivos grupos.