Faltam 361 dias para o início da Copa do Mundo no Catar
Depois de definidas as seleções participantes do 1º Mundial da história, havia outro problema, mas este quem teria que resolver era os anfitriões: construir um estádio. O ano de 1929 foi marcado por uma grave crise mundial que atingiu também o Uruguai que com quase dois milhões de habitantes estava às voltas com o problema do desemprego. Um campeonato tão importante não poderia ser realizado nos pequenos estádios do Nacional e do Peñarol, em Pocitos.
O governo doou uma área para construção de um estádio com capacidade para 80.000 pessoas. Foram removidas toneladas de terra para rebaixar o terreno e construir o estádio de modo a proteger o gramado dos ventos que são fortes na região. A construção do “Centenário”, nome dado para festejar os 100 anos da Constituição da República do Uruguai, começou em 1928. A previsão para entrega da obra era 10 de julho de 1930, três dias antes da abertura do Mundial. O custo da construção do Centenário foi de mais de um milhão de pesos, uma fortuna naquela época.
O jogo inaugural das Copas do Mundo entre França e México teve que ser disputado no Estádio de Pocitos porque o cimento ainda não se consolidara e por questões de segurança o Centenário não foi usado no dia 13.
O primeiro jogo no novo estádio aconteceu no dia 18 de julho de 1930, data nacional do país com o Uruguai derrotando o Peru por 1x0.
A qualidade do futebol apresentado na Copa foi muito alta e mesmo que o público esperasse ver um domínio dos sul-americanos, os europeus não foram meros participantes, como atestou a França que venceu o México por 4x1 e foi derrotada pela Argentina depois de ter travada uma batalha épica.
O árbitro, o brasileiro Gilberto de Almeida Rego, encerrou o jogo seis minutos antes dos 45, mas finalmente depois de muitos protestos fez voltar os jogadores que já estavam nos vestiários, mesmo que alguns estivessem inclusive debaixo dos chuveiros.
No dia da grande final no espetacular estádio Centenário com capacidade para 100.000 espectadores) os torcedores locais faziam uma grande festa e esperavam ansiosos o jogo entre Uruguai e Argentina que decidiria a primeira Copa do Mundo.
No intervalo os uruguaios perdiam por 2x1, mas na volta lutaram como nunca e marcaram três gols que lhes garantiram o título. O presidente da FIFA, Jules Rimet, entregou o troféu “Victoire aux Alles d’Or”, uma estátua de 30 cm de altura, fabricada em ouro com um peso de 4 kg ao capitão uruguaio José Nazassi.
Estava em marcha o torneio de maior prestígio do futebol mundial e foi proclamado oficialmente o caráter universal deste esporte!
O Uruguai, bicampeão olímpico de futebol em 1924 e 1928 conseguiu realizar com sucesso a primeira Copa do Mundo e fazer o futebol dar a largada para se tornar o esporte mais popular do planeta.