Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

144 anos de imigração, 80 anos de ACIC e apenas 9 do Projeto Cultural

Por Benito Gorini 25/06/2024 - 06:15

     Os nossos antepassados emigraram para o Brasil em situação de grave penúria, motivados pela grande instabilidade política, religiosa e econômica.  As lutas pela unificação da Itália, a perda do poder temporal da igreja, a industrialização e o desemprego, com o consequente empobrecimento da população, foram importantes fatores da imigração, principalmente no norte da Itália, situado no meio do teatro de operações do conflito contra o império austro-húngaro. Aqui, I nostri antenati enfrentaram toda a sorte de problemas, transformando-se em autênticos desbravadores. Com a força de seus braços, a criatividade e a ousadia empresarial, forneceram o arcabouço para o enorme crescimento econômico e material de nossa região. A gastronomia, as danças folclóricas e o canto coral contribuíram sobremaneira na preservação das tradições.

Este importante legado, no entanto, não se fez acompanhar do desejado desenvolvimento de atividades artísticas mais elaboradas, em virtude das limitadas condições socioculturais da maioria de nossos colonizadores.  Esta   falta   de harmonia no crescimento de nossa cidade persiste até hoje, caracterizada pela supremacia de valores transitórios e superficiais em detrimento de formas mais elevadas do pensamento humano que caracterizam a evolução de uma sociedade.

 Este fato ficou bem evidenciado no grande evento realizado na Acic na semana passada por ocasião da comemoração dos  80 anos da entidade. O Auditório Jayme Antônio Zanatta estava lotado durante o desenrolar das atividades previstas no protocolo, como depoimentos, discursos, vídeos institucionais, etc. No início da brilhante apresentação da Camerata di Venezia a plateia começou a encolher. No final do concerto, pelo menos metade do público havia deixado o local. Infelizmente tenho observado que a frequência a atividades culturais tem diminuído acentuadamente.  Talvez muitos prefiram conferir o que ocorreu acessando o YouTube ou acompanhando os comentários nas redes sociais. 

 Como contamos com apenas 9 anos de existência do Cultura Acic tenho esperança em uma maior participação da comunidade, principalmente   em 2025, com uma ótima programação para comemorar os 10 anos do projeto.

Aliás, na próxima quinta-feira às 20h teremos o concerto do Duo Cerqueira-Alexandre e na sequência o lançamento do livro “QUEM tem MEDO da CULTURA” de Edson Busch Machado, com distribuição gratuita e sessão de autógrafos. Eventos imperdíveis.

Música: Encanto e Graciosidade, Concerto do Duo Cerqueira-Alexandre às 20h da próxima quinta-feira na ACIC    I     Fonte: Instagram:@duocerqueira.alexandre

Lançamento do livro QUEM tem MEDO da CULTURA, de Edson Machado     I   Foto encaminhada pelo auto

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito