Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Praças e Fontes de Roma IV

Por Benito Gorini 19/02/2025 - 15:56 Atualizado em 19/02/2025 - 16:06

Da Praça São Pedro ao Castel Sant'Angelo

Os três roteiros dos blogs anteriores se localizavam no centro histórico de Roma, dentro das antigas muralhas construídas pelo imperador Aureliano em 270 d.C. e de fácil acesso. Já o Vaticano é mais distante e um pouco complicado para se fazer a pé. Para quem não quiser correr o risco de ser furtado pelos borseggiatori (batedores de carteira), o melhor é participar de um tour guiado. Mas se preferir ir de Metrô tome a linha vermelha e desça na Estação Otaviano, bem perto da entrada dos Museus do Vaticano, nossa primeira escala do roteiro. O museu é gigantesco e seriam necessários vários dias para uma visita abrangente. Um roteiro bem básico levará no mínimo toda a manhã. Locais mais visitados : escadaria helicoidal, Pátio da Pinha ( Cortile della Pigna), Pátio do Belvedere - onde estão as esculturas de Laocoonte e seus filhos e o Apolo de Belvedere - as Salas dos Mapas, das Tapeçarias e de Rafael, com o famoso afresco “A Escola de Atenas”. O ponto alto é, sem dúvida, a Capela Sistina.

O Pátio da Pinha
A Capela Sistina, com o teto e o Juízo Final de Michelangelo e os afrescos dos pintores citados no texto I Fonte: romaemportugues.com.br

Impressionados pelo maravilhoso teto de Michelangelo os turistas não prestam atenção às paredes laterais, com obras de grandes pintores como Botticeli, Perugino, Ghirlandaio, Rosseli e Luca Signorelli. Só para se ter uma ideia Ghirlandaio foi mestre de Michelangelo e Perugino de Rafael. Deixe a Capela pela porta da direita que dá acesso direto à Basílica de São Pedro, sem necessitar de um novo e demorado procedimento de fiscalização. Entre pela Porta Santa, a primeira à direita, que se abre a cada 25 anos, por ocasião do Jubileu. Estive presente no ano 2000 e obtive a Indulgência Plenária, com todos os pecados perdoados. Terei que retornar este ano para conseguir a absolvição dos pecados dos últimos 25 anos (sto scherzando, como se diz em italiano). Ao adentrar a Basílica, logo à direita, a Pietà de Michelangelo, uma das quatro do genial escultor e a única assinada, pois ninguém acreditava que um jovem de 23 anos pudesse esculpir tal obra-prima. Duas outras obras estão em Florença e a quarta, a Pietà Rondanini, concluída no final de sua longa existência, está no Castelo Sforzesco de Milão.

A Pietà de Michelangelo I Fonte: Wikipedia

Em direção ao altar se encontram várias capelas e a estátua de bronze de São Pedro. Uma interessante linha no piso central mostra o tamanho de outras igrejas em relação à Basílica do Vaticano. No altar-mor o fabuloso baldaquino de Bernini, com a tumba de São Pedro ao lado. Bem próximas duas escadarias descem em direção ao “Grotto”, a necrópole do Vaticano, com os túmulos de muitos papas. Saindo da basílica a Praça São Pedro com as fontes gêmeas, o Obelisco de Heliópolis e as colunas de Bernini, que parecem abraçar os visitantes.

A Praça São Pedro

Em curta caminhada, acompanhando o Corredor do Borgo, chega-se ao Castel Sant’Angelo, construído como mausoléu do imperador Adriano mas que serviu como fortificação e abrigo dos papas. Em 1527 as tropas do imperador Carlos V invadiram Roma, saquearam e massacraram os defensores da cidade, inclusive 147 Guardas Suíços que protegiam o papa Clemente VII ( Giulio de Medici ), que havia utilizado o corredor e se refugiado no Castel Sant’Angelo. A mãe do papa era Fioretta Gorini e o pai Giuliano de Medici, morto na Conjuração dos Pazzi em pleno Duomo de Florença. Será que vem daí o meu interesse pelos papas?

O Corredor do Borgo, também conhecido como Il Passeto, liga os aposentos papais ao Castel Sant’Angelo
O Castel e Ponte Sant’Angelo sobre o rio Tibre, com dez anjos nos pedestais

Se tiver tempo e disposição para uma boa caminhada suba a colina do Gianicolo, visite os monumentos em homenagem a Garibaldi e Anita e desfrute da fantástica vista de Roma. Desça a colina em direção da Porta San Pancrazio e visite o Museu Garibaldi. E como já estará no bairro boêmio de Trastevere, aproveite para um happy-hour nos vários bares ou um jantar nas tratorias.

Leia Mais

  • Grandes Pecadores, Grandes Catedrais, de Cesare Marchi

  • Os Bórgias (The Family), último livro de Mario Puzo, também autor de O Poderoso Chefão

  • O terceiro capítulo do livro A Marcha da Insensatez, de Barbara Tuchmann, sobre os papas do renascimento

Assista

  • Agonia e Êxtase, filme de 1965 sobre a construção do teto da Capela Sistina. Charlton Heston como Michelangelo e Rex Harrison no papel do Papa Júlio II

  • Sandálias de Pescador, de 1968 com Anthony Quinn no papel do papa

  • Conclave, filme sobre a eleição do papa Pio II em 1458 mas enfatizando a participação de Rodrigo Borgia, o futuro Papa Alexandre VI, o mais corrupto da história

  • O Conclave, ficção de 2024 com Ralph Fiennes no papel principal e concorrente ao Oscar


 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito