Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

ACIC 80 anos e a Camerata di Venezia

Por Benito Gorini 18/06/2024 - 06:34

Há poucos dias li um interessante artigo na BBC que descrevia o tempo como mera ilusão, após a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Mas deixando as elucubrações científicas e filosóficas de lado, o tempo é bem real para o comum dos mortais. Carlos Gardel e Alfredo Le Pera compuseram Volver, em 1934. Um trecho da letra do brasileiro Le Pera já demonstrava preocupação com a inexorável passagem do tempo: “Volver, con la frente marchita las nieves del tiempo platearon mi sien; sentir que es um soplo la vida, que veinte años nos es nada”. E talvez tenha sido até uma premonição, pois Gardel e Le Pera faleceram no ano seguinte em um acidente aéreo em Medellin na Colombia.   Lá se vão 90 anos do famoso tango. E embora o tempo passe da mesma forma para todos, a sensação para muitos é que ele passa mais rapidamente, principalmente para os que têm mais passado que futuro.

 Mas toda essa conversa relacionada ao tempo e à música é só uma introdução para um evento muito importante: os 80 anos da ACIC, instituição com grande participação no progresso e pujança de Criciúma.  As ilustres personalidades de nossa região que já comandaram a entidade estão retratadas em quadros expostos no hall principal.  Na Galeria de Arte serão exibidos oito painéis, com textos do professor e historiador Alcides Goulart Filho e da jornalista e assessora de comunicação da ACIC Deize Felisberto.  Cada painel relata uma década de relevantes acontecimentos que guardam relação com a associação empresarial. 

Particularmente tenho uma dívida de gratidão com o ex-presidente César Smielevski e sua grande visão de futuro, que percebeu a importância de envolver a entidade - primordialmente dedicada a atividades econômicas - com educação e cultura, formas de elevar o nível da cidade e situá-la em melhor posição no ranking do IDH, importante indicador da qualidade de vida. Moacir Dagostin e Valcir Zanette, que o sucederam na presidência, continuaram a apoiar a iniciativa, sendo a única entidade empresarial do estado a contar com um projeto e   espaço cultural.
E hoje teremos no Auditório Jayme Zanatta o recital da Camerata di Venezia, sob a competente regência do maestro Luiz Fernando São Thiago. No programa um repertório variado, com músicas clássicas mas também um approach mais moderno, como Hey Jude e The best of Queen, agradando a todos os gostos. E no próximo ano os integrantes do Cultura ACIC - Iara Gaidzinski, Salete Budni Milanesi, Julita Volpato Gomes e Benito Gorini Borges - estarão programando grandes eventos, como comemoração aos dez anos do Projeto.   

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito