Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

De moto nas dolomitas

Por Benito Gorini 05/10/2023 - 05:43

No artigo da semana anterior, “As Maravilhas do Giro Alpino III”, relatamos os três primeiros dias de viagem de moto e carro pelos passos alpinos (clique aqui para conferir). No quarto dia percorremos o Sella Ronda, como é conhecido o roteiro pelos Passos Pordoi, Campolongo, Gardena e Sella, com o magnífico panorama das Dolomitas como pano de fundo. O percurso circular começa por Canazei. Subimos em direção ao Pordoi e enfrentamos um grande congestionamento, causado por um ônibus de turismo que subia lentamente pelas fechadas curvas do passo. Parecia a Serra do Rio do Rastro nos finais de semana. As motos foram ultrapassando mas eu e o Celso, que estávamos de carro, sofremos para chegar ao ponto mais alto, onde se localiza o teleférico que leva ao Saas Pordoi, um pico com 2.950 m e com grande afluxo turístico. Descemos em direção a Arabba e viramos à esquerda para Corvara, passando pelo Passo Campolongo (seguindo reto chega-se ao Passo Falzarego e em seguida Cortina d´Ampezzo). Corvara in Badia é uma das mais belas cidades das Dolomitas, porta de entrada para o Passo Gardena, por onde passamos em direção ao Passo Sella e o retorno a Canazei.

Keka, Márcio e Celso, os Irmãos Menezes nos passos alpinos I Foto: Giro Alpino III

Corvara, bela cidade das dolomitas I Crédito: Mazinho Rocha

O espetacular Passo Gardena I Crédito: Beto Rizzotto

O nosso destino final foi Limone sul Garda, após passar pelo estreito e isolado Passo Manghen, Borgo Valsugana, Lago di Caldonazzo, Trento e Riva del Garda.

O grupo em Limone sul Garda I Foto: Giro Alpino III

No quinto dia os destaques foram as magníficas paisagens da Strada della Forra, Terrassa del Brivido e Tignale, no alto da montanha. Descendo chegamos à Gardesana Ocidentale, estrada que margeia o Lago di Garda e passamos por Toscolano Maderno, com um serviço de ferry-boat que a conecta com Torre di Benaco, no outro lado do lago. Mas seguimos direto para Sirmione, a “Pérola do Lago”, o maior destino turístico da região. E no caminho para Riva di Solto paramos para compras no Franciacorta Outlet, para agradar as esposas e obter alvará para o próximo giro, em junho de 2024 nos alpes franceses e suíços. Franciacorta é uma região da Lombardia próxima a Brescia com o melhor espumante da Itália, produzido pelo método “champenoise”, o mesmo utilizado na região de Champagne, na França. E pouco conhecido no Brasil em virtude de não ter uma grande produção, sendo o mercado europeu o destino principal.

O Lago di Garda, visto da Terrassa del Brivido I Crédito: Celso Menezes

Márcio, Gelson e Tiago no Hotel Miranda, em Riva di Solto, com o Lago d´Iseo ao fundo I Foto: Giro Alpino III

E no último dia o retorno a Milão, com devolução das motos e retorno ao Brasil. Os irmãos Menezes e o Tiago ficaram mais dois dias e visitaram o Museo da Ferrari.

Tiago e Márcio, pilotando uma Ferrari I Foto: Giro Alpino III

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito