Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Desperta Criciúma 2

Por Benito Gorini 16/06/2023 - 08:36 Atualizado em 16/06/2023 - 08:50

Na semana passada, fizemos a introdução de um artigo publicado na Coletânea Percepções. Podem conferir clicando aqui. Vamos dar continuidade apresentando as sugestões:

“No coração de Criciúma, na Praça Nereu Ramos, dispomos de um excelente local para o desenvolvimento de atividades culturais, atualmente na ociosidade. Trata-se da Casa de Cultura Neusa Nunes Vieira, local ideal para abrigar exposições temporárias, biblioteca e um centro de informações turísticas e culturais. Além disso, poderia ser criada uma agenda com programação anual sobre as diversas vertentes da arte, como escultura, arquitetura, pintura, música, teatro, literatura, cinema, tradição e folclore, acrescidas de história e turismo. Os eventos, na forma de apresentações audiovisuais, poderiam ser mensais e em dia específico, facilitando a divulgação e consolidação, a exemplo do que já vem ocorrendo com algumas atividades culturais da Unesc. A implantação de um centro de informações turísticas do sul catarinense poderia trazer dividendos para Criciúma. A sua posição de polo regional, com boas opções gastronômicas, pujante comércio e rede hoteleira adequada, poderia transformá-la em ponto de partida para excursões por cidades circunvizinhas.

Casa de Cultura Neusa Nunes Vieira, tombada pelo Patrimônio Histórico I Fonte: visitecriciuma.com.br

A revitalização da Mina Modelo, uma das poucas atrações turísticas da cidade, com a criação do museu do carvão e o aperfeiçoamento do “passeio de trenzinho”, a exemplo do que ocorre nas labirínticas caves que serpenteiam por todo o subsolo de Reims e Epernay, na região de Champagne, na França. A Pieper Heidsick, importante produtora de champanhe, introduziu um passeio em um veículo de forma circular para seis pessoas, sobre trilhos, que percorre boa parte das caves, fornecendo informações sobre o processo de produção do champanhe. Poderíamos copiar a ideia, principalmente se houver a participação das carboníferas, que têm a obrigação de realizar medidas compensatórias pelo grave passivo ambiental provocado na região.

Mina de Visitação Octávio Fontana I Crédito: Portal 4oito

O Criciúma Esporte Clube é motivo de orgulho de todo o sul catarinense, tendo divulgado o nome da cidade no Brasil e até no exterior. A paixão pelo tigre, no entanto, acabou monopolizando as atenções para o futebol profissional, relegando o esporte amador a uma posição subalterna, evidenciada pela vexatória participação nos jogos abertos. Uma cidade com o potencial de Criciúma não pode classificar-se, sistematicamente, de forma tão vergonhosa. Algo está errado e uma solução precisa ser encontrada. Como sugestão, por que não integrar os profissionais de educação física de todo o município, criando um planejamento anual baseado em modalidade esportivas passíveis de serem desenvolvidas nas instituições públicas e privadas? Cada professor teria a sua planilha, com o desempenho dos alunos/atletas. Em pouco tempo teríamos uma relação dos mais aptos em cada modalidade, possibilitando o treinamento em centros específicos para desenvolver as potencialidades e habilidades individuais. Os esportes coletivos poderiam ser patrocinados por diversas empresas e instituições, a exemplo do que já ocorre com algumas modalidades.

Criciúma campeão da Copa do Brasil 1991 I Foto : Arquivo Portal 4oito

Na próxima semana, daremos continuidade à série de artigos, com o Desperta Criciúma 3.

Tags: blog Criciúma

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito